Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Sandra_cc

    Entre legais, dupla nacionalidade, em regularização (ainda não estão registados mas também não estão legais) e ilegais, estima-se que existam em Portugal mais de 600mil(o estudo mencionava como mínimo e máximo 800mil) cidadãos de origem brasileira.

    Com tendência a aumentar a cada ano.

    Se forem 600mil brasileiros isso significa 6% dos habitantes em Portugal. Se forem 800mil isso traduz-se em8% dos habitantes.

    É um óbvio exagero muito para lá das nossas necessidades e capacidades.


    Uma reflexão lateral:

    Eu vivo no Chile e aqui na America hispânica a emigração venezuelana é um tema parecido. Existem no mundo 7 milhões de venezuelanos "emigrados", no Chile já existem 500 mil legalizados (eram menos de 10 mil em 2015, o crescimento foi explosivo!).

    Agora, a questão engraçada é que isto também tem impacto no PIB. À medida que cresce a população, cresce o PIB. E há muitos estudos da influencia dos venezuelanos na subida do PIB. Infelizmente não encontro os mesmos estudos para Portugal, mas, enquanto tivermos o racio de dívida/PIB a descer porque o PIB vai crescendo, e enquanto os zucas fizerem crescer o PIB, hm.. não admira que o PIB suba e suba, e mais não digo.

    pib
  2.  # 2

    Colocado por: OliveiroS/N

    Obrigado, isso compreendo. De certeza que a minha crença, ou melhor a sua inexistência, é diferente da sua, mas jamais teria, a meu ver, o desrespeito de chamar o seu Deus de "pseudo deuus" (sic). Ainda para mais, numa discussão tão acessa como a imigração, juntar e relacionar a religião. Neste andar estamos amanhã a discutir o mais sagrado que temos, qual a melhor receita de bacalhau ;)



    Não tenho esses problemas nem acho desrespeito
  3.  # 3

    Colocado por: Reduto25Que insultos?


    "Preto" e "Monhé" era o título da noticia (link do #386), mas pode ter-lhe passado ao lado...

    Mas bom, também já sabemos que para sí "monhé" não é depreciativo nem racista, nem vê mal algum no "pseudo-Deus".
  4.  # 4

    Colocado por: Reduto25Não tenho esses problemas nem acho desrespeito


    Pois não. Já percebemos isso.

    Qualquer tópico serve para você aliviar essa sua "sede" contra os imigrantes... mesmo quando o tema é o preço do imobiliário.

    Faltava meter a religião ao barulho :)
    Oooops, check!
    Concordam com este comentário: sisu, desofiapedro
  5.  # 5

    Onde e que chamar preto a um preto e racista só se for como aqueles que dizem negro só por ser politicamente correcto mas quer dizer exactamente o mesmo . Ou melhor nas notícias já nem revelam a cor etnia ou nacionalidades diferentes mas se for um português a cometer um crime já referem a nacionalidade e com foto do mesmo . Enganei-me afinal referem etnias ou cores quando estes se destacam dos demais por tirarem licenciaturas oi serem jogadores da bola ou cantores 🤡🤡🤡🤡

    Eles.chamam-lhe de branco não lhe chamam cor de pele mas isso já não deve achar ofensivo concerteza .


    Preto a uns anos era um termo normal agora e ofensivo eu não mudo de discurso só por não ser politicamente correto.



    Mas e bom saber que o Miguel e defensor causas, e pena e só se indignar para um lado

    Olhe que também ja falei de sociedade degenerada não foi só do pseudo deus
  6.  # 6

    Colocado por: Reduto25Mas e bom saber que o Miguel e defensor causas, e pena e só se indignar para um lado


    Sim, no caso do racismo tem razão, eu só defendo um lado, o da vítima, tenha ela a cor ou nacionalidade que tiver.

    Não é ser politicamente correcto ou deixar de ser... quando ofende (ou diz coisas que na sua visão são normais e óbvias) e essa vítima sente que foi ofendida, tendo a ser solidário para com ela e não com o agressor. Naquele caso foi o nosso Primeiro Ministro, um tipo pelo qual não tenho nenhuma simpatia até. Mas não misturo as coisas.

    Tendo sido no decurso duma manifestação dos nossos professores, até podia ser 1 em 100, que não me deixa de fazer confusão como alguém assim dá aulas às gerações que moldarão o futuro.

    Para o racismo não há desculpa, por muito que você se tente justificar. É esse tipo de actitude que leva aos tumultos e aos conflitos.

    Queixe-se da lei com o seu voto, da incapacidade da policia, da justiça, etc... faça queixa, denúncie, processe-os, etc... Os imigrantes só têm que cumprir as regras, tal e qual como os demais residentes, e quando isso não acontece: deportação, com em qualquer país como deve de ser e que não seja uma republica das bananas. Porque esse seu pó aos imigrantes no geral só lhe faz mal a sí, e à brasileira que lhe tocar trocar as fraldas quando viva num lar, ao nepalês que lhe cortar o cabelo, à moçambicana que tiver na caixa do LIDL... e a nós todos enquanto sociedade.

    Não se entale com tanto rancor :)

    Se conseguir, volte ao tema do imobiliário, e guarde o racismo para sí, que nada tem que ver com o assunto que o autor do tópico aqui nos trouxe.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N, sisu, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  7.  # 7

    Colocado por: Reduto25Ou melhor nas notícias já nem revelam a cor etnia ou nacionalidades diferentes


    Ui, quando você descobrir que estamos em 2023 e hoje em dia os Curriculum Vitae vão sem fotografia, idade ou menção de etnia, genero ou religião... vai lhe dar qualquer coisinha má :)
    • AMVP
    • 15 julho 2023

     # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão é ser politicamente correcto ou deixar de ser... quando ofende (ou diz coisas que na sua visão são normais e óbvias) e essa vítima sente que foi ofendida, tendo a ser solidário para com ela e não com o agressor. Naquele caso foi o nosso Primeiro Ministro, um tipo pelo qual não tenho nenhuma simpatia até. Mas não misturo as coisas.

    Ainda aí? Olhe eu tb já fui ofendida por esse senhor porqye segundo ele não vivo no centro da cidade de Lisboa e ele, supostamente, vive. De facto não sou preta nem monhe ou chamucas, mas segundo ele sou pobre, o que é uma caracteristica algo de mt mais descriminação. Se quer que lhe diga, a linha circular do metro de lisboa é mais uma manifestação xenófoba, os pobres têm de sofrer pq não contam exatamente pq são pobres. Mas está tudo bem, generalizam por cores.
    • AMVP
    • 15 julho 2023 editado

     # 9

    Colocado por: N Miguel OliveiraQueixe-se da lei com o seu voto, da incapacidade da policia, da justiça, etc... faça queixa, denúncie, processe-os, et

    Isso aplica-se à vitima de racismo que tanto o preocupa, porque não apresenta ele queixa já que tantas vezes se diz vitima?
    • AMVP
    • 15 julho 2023

     # 10

    Quanto aos trages usados, tenho sim tudo contra algumas mulheres andarem com a cara toda tapada. Existem leis e as mesmas deveriam ser cumpridas por quem cá está. A suposta lei portuguesa proíbe a circulação de cara tapada, logo se istto fosse de dacto um pais não poderiam andar assim. Quanto aos homens andarem de batinha, as mulheres de trages igualmente compridas é-me igual ou litro. Os turbantes incomodam-me pq tenho sérias dias de tudo aquilo estar limpo, sobretudo com temperaturas acima dos 30 graus.
  8.  # 11

    Colocado por: AMVPAinda aí? Olhe eu tb já fui ofendida por esse senhor porqye segundo ele não vivo no centro da cidade de Lisboa e ele, supostamente, vive. De facto não sou preta nem monhe ou chamucas, mas segundo ele sou pobre, o que é uma caracteristica algo de mt mais descriminação. Se quer que lhe diga, a linha circular do metro de lisboa é mais uma manifestação xenófoba, os pobres têm de sofrer pq não contam exatamente pq são pobres. Mas está tudo bem, generalizam por cores.


    Se se sentiu ofendida por isso, sou solidário consigo.
  9.  # 12

    Colocado por: AMVPIsso aplica-se à vitima de racismo que tanto o preocupa, porque não apresenta ele queixa já que tantas vezes se diz vitima?


    Era o que ele deveria ter feito sim. Como acontece com os jogadores da bola às vezes.
  10.  # 13

    Colocado por: AMVPQuanto aos trages usados, tenho sim tudo contra algumas mulheres andarem com a cara toda tapada. Existem leis e as mesmas deveriam ser cumpridas por quem cá está. A suposta lei portuguesa proíbe a circulação de cara tapada, logo se istto fosse de dacto um pais não poderiam andar assim. Quanto aos homens andarem de batinha, as mulheres de trages igualmente compridas é-me igual ou litro. Os turbantes incomodam-me pq tenho sérias dias de tudo aquilo estar limpo, sobretudo com temperaturas acima dos 30 graus.


    Até a roupa deles já interfere com o imobiliário, isto realmente...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 14

    Colocado por: palmstrokeColocado por: Sandra_cc

    Uma reflexão lateral:

    Eu vivo no Chile e aqui na America hispânica a emigração venezuelana é um tema parecido. Existem no mundo 7 milhões de venezuelanos "emigrados", no Chile já existem 500 mil legalizados (eram menos de 10 mil em 2015, o crescimento foi explosivo!).

    Agora, a questão engraçada é que isto também tem impacto no PIB. À medida que cresce a população, cresce o PIB. E há muitos estudos da influencia dos venezuelanos na subida do PIB. Infelizmente não encontro os mesmos estudos para Portugal, mas, enquanto tivermos o racio de dívida/PIB a descer porque o PIB vai crescendo, e enquanto os zucas fizerem crescer o PIB, hm.. não admira que o PIB suba e suba, e mais não digo.

    pib


    Se cresce o número de população é normal de cresça o PIB. Quanto mais gente mais se produz. Já o PIB per capita e o rendimento médio por norma não crescem ao mesmo ritmo.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  12.  # 15

    Colocado por: Sandra_ccSe cresce o número de população é normal de cresça o PIB. Quanto mais gente mais se produz. Já o PIB per capita e o rendimento médio por norma não crescem ao mesmo ritmo.


    Esta América do Sul deve ser então um caso muito anormal. Eu não quero ser chato, mas por acaso deixo aqui alguns links com as subidas e descidas do PIB per capita e do salário médio para três países do topo dessa tabela, o Perú, a Colômbia e o Equador:

    https://datosmacro.expansion.com/pib/peru

    https://datosmacro.expansion.com/pib/colombia
    https://datosmacro.expansion.com/mercado-laboral/salario-medio/colombia

    https://datosmacro.expansion.com/pib/ecuador

    Os dados do Chile também são muito interessantes ;)

    Pondo tudo num contexto abrangente, parece-me que estas estatísticas vêm corrobar, ou pelo menos não contradizer, os dados apresentados por palmstroke.
  13.  # 16

    Colocado por: Reduto25Onde e que chamar preto a um preto e racista só se for como aqueles que dizem negro só por ser politicamente correcto mas quer dizer exactamente o mesmo .


    Pronto, aqui chegamos a este ponto da discussão! Ninguém o proíbe de chamar "preto" a quem quer que seja, mas não acredito que não conheça as forças das palavras e o que estas podem desencadear.

    Caso tenha algum interesse por este tema, e não queira fechar-se na sua opinião formada, aconselho a ler este texto da Fernanda Câncio: https://www.dn.pt/opiniao/qual-o-mal-de-chamar-preta-afinal-13731332.html. Pode nem concordar com a opinião da jornalista, mas tente colocar-se na posição de outro alguém, talvez um "preto", e refletir um pouco mais para além do nosso pequeno mundo.
    • AMG1
    • 15 julho 2023

     # 17

    Colocado por: Sandra_cc

    Se cresce o número de população é normal de cresça o PIB. Quanto mais gente mais se produz. Já o PIB per capita e o rendimento médio por norma não crescem ao mesmo ritmo.


    A população residente em Portugal decresceu cerca de 2% entre o censos de 2011 e o de 2021.
    Já 8 PIB cresceu de 2012 para 2022, cerca de 40%. O que se traduz num crescimento "per capita" ainda maior.
    Claro que isto não significa que tenham sido os imigrantes os principais responsaveis por este crescimento, mas algum contributo deram seguramente.
    Se tiver algum interesse em obter informação sobre o papel dos várias comunidades estrangeiras em Portugal e o contributo que dão para o desenvolvimento do país, sugiro a consulta de estudo patrocinado pela Caritas, creio que de 2020, que mostra bem que há imigrantes em todas as profissões e estratos sociais do país. Claro que os asiáticos que andam a entregar comida, os negros a trabalhar nas obras, ou os brasileiros nas lojas, estarão mais a vista, mas não são os únicos.
    Os portugueses também tem as mais variadas profissões e nessas posições também contribuem de forma muito variada para o crescimento económico e desenvolvimento do país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OliveiroS/N
  14.  # 18

    Colocado por: OliveiroS/N

    Esta América do Sul deve ser então um caso muito anormal. Eu não quero ser chato, mas por acaso deixo aqui alguns links com as subidas e descidas do PIBper capitae do salário médio para três países do topo dessa tabela, o Perú, a Colômbia e o Equador:

    https://datosmacro.expansion.com/pib/peru

    https://datosmacro.expansion.com/pib/colombia
    https://datosmacro.expansion.com/mercado-laboral/salario-medio/colombia

    https://datosmacro.expansion.com/pib/ecuador

    Os dados do Chile também são muito interessantes ;)

    Pondo tudo num contexto abrangente, parece-me que estas estatísticas vêm corrobar, ou pelo menos não contradizer, os dados apresentados por palmstroke.


    Um caso estranho em quê?!

    Acabou de apresentar dados de alguns países que até têm quebra no pib per capita, apesar de crescimento do PIB nominal.
  15.  # 19

    Colocado por: AMG1

    A população residente em Portugal decresceu cerca de 2% entre o censos de 2011 e o de 2021.
    Já 8 PIB cresceu de 2012 para 2022, cerca de 40%. O que se traduz num crescimento "per capita" ainda maior.
    Claro que isto não significa que tenham sido os imigrantes os principais responsaveis por este crescimento, mas algum contributo deram seguramente.
    Se tiver algum interesse em obter informação sobre o papel dos várias comunidades estrangeiras em Portugal e o contributo que dão para o desenvolvimento do país, sugiro a consulta de estudo patrocinado pela Caritas, creio que de 2020, que mostra bem que há imigrantes em todas as profissões e estratos sociais do país. Claro que os asiáticos que andam a entregar comida, os negros a trabalhar nas obras, ou os brasileiros nas lojas, estarão mais a vista, mas não são os únicos.
    Os portugueses também tem as mais variadas profissões e nessas posições também contribuem de forma muito variada para o crescimento económico e desenvolvimento do país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:OliveiroS/N


    O nosso PIB tem um crescimento simbólico relativamente ao que devia e ao que países do nosso nível costumam ter.

    Isso é consequência de Portugal estar cheio de protugueses mas também de andar a importar classes pouco produtivos de países pouco desenvolvidos.
  16.  # 20

    Colocado por: OliveiroS/N

    Pronto, aqui chegamos a este ponto da discussão! Ninguém o proíbe de chamar "preto" a quem quer que seja, mas não acredito que não conheça as forças das palavras e o que estas podem desencadear.

    Caso tenha algum interesse por este tema, e não queira fechar-se na sua opinião formada, aconselho a ler este texto da Fernanda Câncio:https://www.dn.pt/opiniao/qual-o-mal-de-chamar-preta-afinal-13731332.html.Pode nem concordar com a opinião da jornalista, mas tente colocar-se na posição de outro alguém, talvez um "preto", e refletir um pouco mais para além do nosso pequeno mundo.


    No lugar da Fernanda Câncio não recomendo que ninguém se ponha, porque teria que ir para a cama com o Sócrates, uma vez que foi namorada dele muitos anos.
 
0.0952 seg. NEW