Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber se nas tomadas WiFi é possível criar uma sena para desligar tudo o que esteja desligado a ela ao fim de duas horas que alguém meta uma ficha na tomada.
    Nota: eu não sei quando alguém resolve meter uma ficha na dita tomada nem queria criar uma sena para cada vez que alguém ligasse algo a tomada, simplesmente queria que quando alguém da casa ligasse algo a tomada ela automaticamente recobecese edesligasse ao fim de duas horas.
  2.  # 2

Em teoria com o home assistance Daria para fazer isso mas depende muito do dispositivo que estamos a falar
  3.  # 3

Colocado por: Miquelina Alvesquando alguém da casa ligasse algo a tomada ela automaticamente recobecese edesligasse ao fim de duas horas.

Ok, desliga duas horas depois de alguém ligar alguma coisa.
    Isto é relativamente fácil de fazer com um shelly 1PM..

E depois de desligada, qual a condição para voltar a ligar? A dificuldade pode estar aqui consoante o que quiser.
  4.  # 4

Pode dar o exemplo em concreto?
  5.  # 5

Está relacionado com o consumo elétrico.

O 1pm dá-lhe o consumo real, logo consegue detectar se a mesma começou a ser utilizada.

O problema passa por voltar a ligar o dispositivo após essas duas horas.

Qual é que seria a variável para voltar ligar a tomada?
  6.  # 6

Eu tenho ferramentas a bateria, telemóveis, etc.
    Os telemóveis dizem que faz mal estarem toda a noite a carregar que vicia a bateria.
    As ferramentas a bateria também faz mal ficarem mais de um mês sem carga.
    Então pensei: como carrego o telefone a noite e fica até de manhã a carregar se eu carregar numa tomada WiFi posso programar o tempo que o telefone está a carregar para não estar tempo excessivo. Mas o problema é que eu não tenho uma rotina certa, hoje posso chegar a casa às 18 horas e no dia seguinte a meia noite e não posso estar sempre a criar denários na APP.
    Queria que a tomada quando eu chegasse a casa e metesse o telefone a carregar ela estar programada para ao fim de duas horas desligar independentemente da hora ou do dia da semana.
    • hangas
    • 15 julho 2023 editado

# 7

Colocado por: Miquelina AlvesOs telemóveis dizem que faz mal estarem toda a noite a carregar que vicia a bateria.

"dizem"... diz-se muita coisa. Não se preocupe com isso.

Colocado por: Miquelina AlvesAs ferramentas a bateria também faz mal ficarem mais de um mês sem carga.

Aqui há algum fundamento:
    As baterias de litio não devem estar muito tempo acima dos 80% ou abaixo dos 20%.
    O ideal é guarda-las sempre com 50-60% da carga, quer as utilize regularmente ou nao.
    Se as guardar com muito pouca carga durante muito tempo, as perdas internas podem levar a que fique mesmo sem carga alguma, e poderá não ser possível carrega-las da proxima vez, mesmo que sejam novas.
  7.  # 8

Bom dia.

O que vai matando as baterias é se completar ciclos, ou seja, se carregar e descarregar completamente.

O truque é carregar e não deixar descarregar totalmente.

Isto serve igualmente para as ferramentas. Carregue ao maximo, passado um mês vai estar em boas níveis pelo que desgaste é mínimo.

Se não o conseguir fazer o meu conselho é não se preocupar com o assunto, quando a bateria tiver morta já está na altura de trocar de telemóvel ou manda trocar por uns 20 euros que é uma fracção do preço que vai gastar em domotica para mitigar uma solução que é mínima.
    • hangas
    • 15 julho 2023 editado

# 9

Colocado por: zedamotocicletaCarregue ao maximo, passado um mês vai estar em boas níveis pelo que desgaste é mínimo.

Nâo faça isto.. nunca guarde baterias totalmente carregadas durante muito tempo. Acima dos 75-80% há um desgaste prematuro, por isso só se devem carregar totalmente imediatamente antes do uso.

Colocado por: zedamotocicletaO que vai matando as baterias é se completar ciclos, ou seja, se carregar e descarregar completamente.

Os ciclos parciais também contam.
  8.  # 10

Repara isso é num mundo ideal. Na prática ninguém vai andar a olhar até chegar aos 80%. É teoria que tem pouca adesão à realidade.

Num mundo real é melhor deixar carregar e não deixar descarregar. Existe um bom estudo do mit sobre o assunto

Até lhe digo mais, um factor que deteriora a bateria muito mais acentuada é a temperatura. Claro que ninguém anda com o telemóvel numa geleira. São factores difíceis de controlar
  9.  # 11

Colocado por: zedamotocicletaRepara isso é num mundo ideal. Na prática ninguém vai andar a olhar até chegar aos 80%. É teoria que tem pouca adesão à realidade.

Não é preciso ser 80% "à regua". Para armazenar, é so carregar um bocado até sensivelmente metade e guardar. Alguns carregadores têm mesmo um setting de carga para esse efeito.

Colocado por: zedamotocicletaNum mundo real é melhor deixar carregar e não deixar descarregar. Existe um bom estudo do mit sobre o assunto

Depende muito da quimica da bateria. No geral estamos a falar de baterias de Li-Ion. essas deve-se evitar os exteremos por longos periodos. Já uma bateria LFP, ai sim.. o ideal é carregar até aos 100% sempre.

Nas antigas NiMH, até convinha fazer ciclos completos de 0-100% para evitar o efeito de memoria de que sofriam.

Tem um site muito bom com tudo sobre baterias:
    https://batteryuniversity.com/article/bu-808-how-to-prolong-lithium-based-batteries
  10.  # 12

Para armazenamento concordo completamente consigo tem toda a razão. Se o autor do tópico tiver essa disponibilidade que o faça.

Para telemóveis continuo a afirmar o que lhe digo (isto no mundo real) e o site confirma.

É preferível deixar ir a 100% para o final do dia não estar perto de níveis baixos do que ao contrário (isto em telemóveis).

Se tiver níveis baixos o fast charging vai ser activado, debitando uma grande quantidade de energia causando aquecimento das baterias. Isto acontece principalmente em algumas marcas (xiaomis, alguns Samsung etc).

É nestes casos é preferível carregar a 100% do que deixar afectar pelo fast charging devido às temperaturas que causa este tipo de carregamentos.

Ou seja o que lhe estou a querer dizer é que a temperatura é um factor mais importante para a degradação da bateria que os ciclos.
    Concordam com este comentário: hangas
  11.  # 13

Colocado por: hangas
    Nâo faça isto.. nunca guarde baterias totalmente carregadas durante muito tempo. Acima dos 75-80% há um desgaste prematuro, por isso só se devem carregar totalmente imediatamente antes do uso.

Não sei se será assim. Comprei 1 bateria dewalt nova selada dentro da caixa e quando a pus a carregar nem 30 segundos estava completa.
  12.  # 14

Isso é porque de fábrica vem parcialmente ou totalmente carregadas

0.0194 seg. NEW