Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Caso haja alguém que crê me pode ajudar a resolver um tema que me está a pôr doente:
    Contratei através da Fixando 1 empreiteiro para remodelar o meu apartamento. Iniciou a obra a 28 de Março (segundo ele: só tenho disponibilidade nesta data, Junho e Julho não consigo e em Agosto vou de férias). Começou logo mal: não cobriu nada do que eu tinha em casa; pôs lá 1 miúdo sózinho que a meu ver não sabia fazer nada. Várias peripécias, Inclusivé a empresa que tinha para fazer as janelas desistiu da obra porque ele não pagou a adjudicação. Eu paguei 50% de adjudicação e ao 20º dia da obra (sensivelmente a meio) 40%. I.E. tem do lado dele 90% do valor do orçamento e o que fez são os items do orçamento que orçam em mais ou menos 5000 e pouco. Estou há 3 meses fora de casa. Há cerca de 3 semanas deixou de atender o telefone nem retomar, ou responder às mensagens. Entretanto tem a minha chave. Escrevi 1 carta que enviei registada e por email dando um novo prazo para terminar a obra, retificar os erros grosseiros (que são imensos) e pedi a devolução do valor pago pelas janelas que até hoje não sei nada. O que me aconselham a fazer caso no dia marcado ele não apareça para me dar a chave, o dinheiro e a obra concluida?
  2.  # 2

    Infelizmente vai ter que contratar um advogado, para resolver, em princípio, o seu problema
    Numa forma mais radical o que ele merece é que lhe acertem o passo
  3.  # 3

    Há uns tempos andava na moda "O cobrador de fraque". O problema é que isso ainda custa dinheiro, mas pelos valores envolvidos é capaz de compensar.
  4.  # 4

    Como é possível pagar 90% da obra a um desconhecido, ainda por cima foi encontrado na net.
    Nunca adianto mais de 10% normalmente
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    Colocado por: AnnuskaContratei através da Fixando 1 empreiteiro

    Tem a certeza que é um empreiteiro ou alguém que se dedica a fazer um trabalhos na área da construção mas que não possui nem habilitação técnica nem legal para o fazer?
  6.  # 6

    Conheço um caso semelhante que era para remodelar uma cozinha. Recebeu, começou o trabalho e desapareceu. A pessoa teve de arranjar outro para acabar.
  7.  # 7

    Verificou no portal do Impic se a empresa dele possui algum tipo de Alvará?
  8.  # 8

    Habilitação técnica? Alvará? Como é que estes pontos iriam mitigar esta situação?
    O problema é de seriedade, profissionalismo e confiança, que infelizmente são tão comuns neste sector.

    Lamento o sucedido mas aprendeu uma lição importante: limitar ao máximo os pagamentos adiantados. A história do empreiteiro estar muito ocupado e não conseguir arranjar mais ninguém, para além de falsa, já enjoa.

    10% na adjudicação tem-se revelado mais do que suficiente (alguns nem pedem nada). Mas, por outro lado, assim que recebo a fatura pago no mesmo dia.

    Boa sorte!
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeHabilitação técnica? Alvará? Como é que estes pontos iriam mitigar esta situação?

    Não evitava mas era certamente uma forma de ter mais hipóteses de reaver alguma coisa.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 10

    Desculpem o que vou dizer, mas é contratar um "amigo" para lhe acertar o passo.
    Concordam com este comentário: Apfm
  11.  # 11

    Colocado por: silenceDesculpem o que vou dizer, mas é contratar um "amigo" para lhe acertar o passo.


    Sem dúvida que em muitos casos merecem mas muito cuidado com isso pois também pode correr muito mal.
  12.  # 12

    Colocado por: pkasaInfelizmente vai ter que contratar um advogado, para resolver, em princípio, o seu problema
    Numa forma mais radical o que ele merece é que lhe acertem o passo


    Agora? Agora vai-lhe sair 30x mais caro...
    E com resultados duvidosos.

    Pergunta: o empreiteiro era brasileiro?
  13.  # 13

    Colocado por: marteloescoproVerificou no portal do Impic se a empresa dele possui algum tipo de Alvará?


    Serve de muito...
    Quer quantas empresas com alvarás para a semana? Faço-lhes as que quiser...

    Depois estão anos com alvará e sem controlo nenhum.
  14.  # 14

    Colocado por: JMHouseServe de muito...
    Quer quantas empresas com alvarás para a semana? Faço-lhes as que quiser...

    Pois serve, se pedir o alvará elimina mais de metade dos patos bravos.
    E empresas para a semana são todos patos bravos, não quero nenhuma.
  15.  # 15

    Colocado por: silenceDesculpem o que vou dizer, mas é contratar um "amigo" para lhe acertar o passo.


    LOL, contrate uns franceses... 🤣🤣
  16.  # 16

    Colocado por: Pickaxe
    Pois serve, se pedir o alvará elimina mais de metade dos patos bravos.
    E empresas para a semana são todos patos bravos, não quero nenhuma.


    Como é que sabe que são patos bravos... Têm alvará.
    O IMPIC serve para cobrar taxas, nada mais.
    Aliás, eu tenho uma empresa com alvará (não constrói absolutamente nada, nem nunca irá construir, penso eu)
  17.  # 17

    uma empreas com alvará ativo não tem que fazer Irs, ter seguros em dia etc...? isso é grátis? pergunto.
  18.  # 18

    Colocado por: marco1uma empreas com alvará ativo não tem que fazer Irs, ter seguros em dia etc...? isso é grátis? pergunto.


    E quem lhe disse que não faz...
    Tem é outras actividades e essas sim exerce.
    Se há interesse em manter o alvará? Pelos vistos sim, embora nunca se vá construir nada. Mas também não sou o único sócio...

    E é IRC... Não IRS
  19.  # 19

    Colocado por: JMHouseComo é que sabe que são patos bravos... Têm alvará.

    Eu disse que se exigir alvará elimina a maior parte dos patos bravos, não significa que não apanhe um, mas a probabilidade é menor.
    Além do alvará há muitos requisitos a exigir a uma empresa de construção.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marteloescopro
  20.  # 20

    sim sim, como se grande parte dos pretensos "remodeleiros" que ai andam tenham tudo isso em dia.
    portanto ver o alvara da empresa pode sim ajudar a selecionar
 
0.0177 seg. NEW