Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: zedasilva
    Mas cabe ao DO interrogar-se porque é que nas outras obras vê aplicar betão de central e na sua é feito numa betoneira ranhosa.

Aproveitando o comentário, e como futuro DO sem um conhecimento profundo sobre este tema especificamente, pergunto: Porque é simplesmente permitida a utilização de betão feito em obra?
    Dá para entender o uso de massas feitas em obra para elementos não estruturais, como assentamento de tijolo ou reboco, mas para estruturas calculadas simplesmente não vejo lógica. No meu escasso conhecimento sobre o assunto, o betão devia apenas ser feito em fábrica, testado em laboratório e certificado, tal como o varão e outros materiais que exigem certificação. Ou há alguma coisa que me escape aqui?
  2.  # 22

Compreendido. De qq das formas a questão foi colocada pelo empreiteiro e sem questionar ainda o gabinete do projecto.
  3.  # 23

Colocado por: Jtmaska questão foi colocada pelo empreiteiro

Vou perguntar-lhe de outra perspectiva. O que ficou previsto em contrato?
  4.  # 24

Colocado por: RuikodePorque é simplesmente permitida a utilização de betão feito em obra?

Não é nem pode ser.
    Um técnico de fiscalização que permita isso sem antes avisar o DO dos riscos que corre estará a prestar um mão serviço ao seu cliente.
    É verdade que ainda há muito empreiteiro a fazer betão em obra e as razões são várias, a começar pelo facto de não possuir cofragem suficiente para rentabilizar o betão vindo de central.
    São este pequenos "pormaiores" que fazem a diferença nos preços de 850€/m2 e os outros.
    Não há morcelas sem sangue. Um empreiteiro que pratica preços de 850€/m2 não ganha para investir em cofragem
  5.  # 25

Betão de central e exiga ver guias com as especificações, para confrontar com o que está projetado.
  6.  # 26

Jtmask
    Muita atenção a esse empreiteiro, alguém que pergunta isso não lhe vai perguntar se é necessário nas vigas fazer as dobras de ancoragem que marca no projeto.

A obra vai iniciar. O empreiteiro já fez o Desenvolvimento do PSS? O seu coordenador de segurança já o validou e o Jtmask já o aprovou?
    Já fizeram o comunicação prévia de abertura de estaleiro?
  7.  # 27

Ainda não. Ainda estamos a tratar da papelada para pedido de licença de construção
  8.  # 28

Colocado por: JtmaskAinda estamos a tratar da papelada para pedido de licença de construção

Então ainda vai a tempo de acautelar muita coisa.
    Não é necessário ser extremista e entra em rota de colisão com as práticas construtivas do empreiteiro, basta que se lhes explique os porquês e que ajustem as coisas para garantir os mínimos
  9.  # 29

Eu sei q o construtor é à moda antiga, conhecido do meu sogro q é da área. Já tem mais de 40 anos de empresa própria. Quem vai fiscalizar a obra é um amigo, portanto não estou à espera q não salvaguarde a minha parte. De qq das formas, e tendo em conta o orçamento q é limitado, sei q em termos construtivos não vai ser algo de luxo. O q ficou acordado foi q tinha q cumprir c os projectos na íntegra e o meu amigo vai ter q estar em cima. Esta pergunta foi feita em conversa. Como achei estranho questionei aqui para saber opinião de pessoas como vocês.
  10.  # 30

Colocado por: Jtmasktendo em conta o orçamento q é limitado, sei q em termos construtivos não vai ser algo de luxo.

Nem é necessário que seja. Na grande maioria das vezes as melhores soluções até são as mais baratas
  11.  # 31

A parte das fundações/estrutura vão ser bem acauteladas
  12.  # 32

Colocado por: JtmaskA parte das fundações/estrutura vão ser bem acauteladas

Atenção à impermeabilização das zonas enterradas e drenagem perimetral.
    Fazer bem não custa mais dinheiro e muitas vezes usa-se materiais caros mas com execuções que condicionam a sua eficácia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Allegrodx, Rui_Mendes, Jtmask
  13.  # 33

Colocado por: JtmaskO empreiteiro contratado perguntou se o betão podia ser feito em obra ou se tinha que ser pré feito, que ele costuma fazer em obra

Quantas batoneiras é preciso despejar para encher uma laje?

Se tiver 10cm de betão para cobrir uns 160m² úteis, são apenas uns módicos 16 metros cúbicos ...

Isso ainda é capaz de dar uns 300 e tal carrinhos-de-mão cheios de massa.
  14.  # 34

Colocado por: NostradamusIsso ainda é capaz de dar uns 300 e tal carrinhos-de-mão cheios de massa.

Ele usa o balde da grua para isso.
    Cada betoneira dá um balde.
    Enquanto o balde vai descarregar, tem um gajo na areia, um na brita e outro a despejar sacos de cimento no tambor da betoneira.
    Meia dizia de voltas do tambor e está pronto para encher outro balde.
    Os sacos de cimento são sempre o mesmo numero, já as pazadas de areia e brita variam facilmente nas dezenas entre cada betoneira.
    Podemos ter um betoneira com um C12 e a próxima com um C30
  15.  # 35

Boa tarde a todos, tenho uma dúvida já que a discussão se iniciou abordando a licença de construção.
    Tenho um pedido de licenciamento para construção de uma moradia e aguardo aprovação dos técnicos da CMA. A fase seguinte é entregar os projetos das especialidades. O Arquiteto informou-me que é este o procedimento que iria seguir
    Entretanto comecei a pedir orçamentos para a construção, acontece que me avisaram que a CMA costumam demorar bastante analisar os Projetos das especialidades e pode demorar tanto ou mais do que aprovação da parte da arquitetura porque cada especialidade tem um departamento próprio, e assim disseram que não valia a pena pedir já orçamentos porque os mesmo tem um prazo de validade.
    Agora, será que é comum demorarem também muitos meses para a Câmara aprovar as especialidades? Pensei que a entrega das especialidades e a aprovação fosse uma coisa rápida, fiquei com a ideia talvez errada que era apenas obrigatório a entrega.
    Em Fafe pelo que percebi demorou 3 meses, entre a entrega das especialidades e aprovação das mesmas. E noutro locais é mais rápido ou pode demorar mais mesmo nas situações onde os processos estão devidamente instruídos?
  16.  # 36

Pela minha experiência vai depender mto da câmara. Inicialmente disseram me q em Fafe era rápido e desde a submissão da arquitectura até agora já vai quase num ano
  17.  # 37

Colocado por: zedasilvaFazer bem não custa mais dinheiro e muitas vezes usa-se materiais caros mas com execuções que condicionam a sua eficácia.

Caro Zé, espero que nao se reforme até eu começar a minha construçao teria todo o gosto te lo na minha obra. A sua boa vontade para ajudar as pessoas aqui do forum e as suas respostas claras sao sem duvida um otimo cartao de visita. Nao que precise dele.
  18.  # 38

Colocado por: CaarabinaCaro Zé, espero que nao se reforme até eu começar a minha construçao

Se começar até ao Natal ainda é capaz de ter sorte.
    Para 2024 já decidi, vou fazer fiscalizações de 500€ que preciso fazer um pé de meia para a reforma
  19.  # 39

500€ acompanhamento integral da obra? Se for pros lados de Fafe podes conversar eheh
  20.  # 40

Colocado por: Jtmask500€ acompanhamento integral da obra? Se for pros lados de Fafe podes conversar eheh

Tem direito a dois termos de responsabilidade, um no início e outro no fim e 12 assinaturas no livro de obra.

0.0242 seg. NEW