Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar adquirir um terreno para poder construir uma habitação.
    O terreno que tenho em vista indica no seu registo predial o seguinte:

    Natureza: Urbano
    Terreno para construção


    No PDM o terreno aparece como rústico com a subcategoria de "Espaços Mistos de Uso Silvícola com Agrícola"

    Quem "ganha" a discussão?



    Cumpts
  2.  # 2

    Pdm...é o que vale para a possibilidade de edificabilidade.
    Veja ainda assim a possibilidade de edificar no terreno, com essa classificação de solo.
    Fale com um arquitecto ou marque reunião na CM... OU melhor ainda, o vendedor que peça um direito à informação, na câmara.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, André Cordeiro
  3.  # 3

    Já fiz o pedido de direito à informação à CM (Ourique) mas infelizmente o que recebi foi apenas screenshots das várias seccoes do PDM sem qualquer informação "útil" por assim dizer, pois eu já sabia onde era exactamente o terreno e tinha feito esta análise.

    Tentando fazer fazer a analise da classificacao do solo e das varias condicionantes do PDM fico de pé atrás.
    Por exemplo é mencionado no PDM que o terreno rustico tem de ter pelo menos 4 hectares para ser permitida construção, ora o terreno em questao tem menos que isto (um pouco menos de 1 hectare), poderei assumir que não poderei construir?
  4.  # 4

    Colocado por: papichuloQuem "ganha" a discussão?
    isso nem é discussão.. a classificação urbana apenas serve para efeitos de calculo de IMI.

    para saberes o que podes construir manda o PDM e o seu regulamento
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 5

    Colocado por: papichuloPor exemplo é mencionado no PDM que o terreno rustico tem de ter pelo menos 4 hectares para ser permitida construção
    o PDM certamente nao fala em terrenos rústicos

    Colocado por: papichulopoderei assumir que não poderei construir?
    nesse caso pode assumir isso.
    Concordam com este comentário: JMHouse, N Miguel Oliveira
  6.  # 6

    Colocado por: papichuloBoa tarde,

    Estou a pensar adquirir um terreno para poder construir uma habitação.
    O terreno que tenho em vista indica no seu registo predial o seguinte:

    Natureza: Urbano
    Terreno para construção


    No PDM o terreno aparece como rústico com a subcategoria de "Espaços Mistos de Uso Silvícola com Agrícola"

    Quem "ganha" a discussão?



    Cumpts


    O PDM claro. Embora ainda haja quem possa ganhar ao PDM.
    Qual é o município e qual a área do prédio?
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosisso nem é discussão.. a classificação urbana apenas serve para efeitos de calculo de IMI.

    para saberes o que podes construir manda o PDM e o seu regulamento


    IMI? No registo predial?
    Se ainda fosse a classificação matricial... E mesmo assim, não seria só para o IMI. Para o IMT também 😁
  8.  # 8

    Colocado por: papichuloEspaços Mistos de Uso Silvícola com Agrícola"


    Normalmente está classificação permite a construção mas muito limitada.
    Mas se estiver em REN ou RAN, talvez nem valha a pena tentar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  9.  # 9

    Colocado por: papichuloJá fiz o pedido de direito à informação à CM (Ourique)

    E
    Mande me a informação recebida para o meu email.
    Clicar no meu nome para aceder aos meus dados de contacto.
    Faço lhe cotação para uma análise do enquadramento urbanístico e de viabilidade de construção.
    Ourique, é-me muito familiar... 25 anos de actividade profissional
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

    Colocado por: JMHouseNo registo predial?
    o registo predial usa a linguagem das finanças.. uma linguagem que engana muita gente que compra as coisas com base nisso
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemoso registo predial usa a linguagem das finanças.. uma linguagem que engana muita gente que compra as coisas com base nisso


    Errado.
    Nas finanças não existem prédios mistos. No registo predial sim.
    Mas o que interessa mesmo é o enquadramento jurídico-urbanístico da pretensão. E esse, só analisando.
  12.  # 12

    Colocado por: JMHouseNas finanças não existem prédios mistos.

    você está enganado..

    CIMI
    Artigo 5.º

    Prédios mistos
    1 - Sempre que um prédio tenha partes rústica e urbana é classificado, na íntegra, de acordo com a parte principal.
    2 - Se nenhuma das partes puder ser classificada como principal, o prédio é havido como misto
      Captura de ecrã 2023-07-17 080319.jpg
  13.  # 13

    Recebi uma segunda resposta da CM de Ourique relativamente ao direito à informação, não é possivel construir.


    A execução de operação urbanística de edificação no prédio urbano denominado ... não é viável, por impossibilidade de cumprimento das normas constantes do n.º 1 do art.º 61.º do Decreto Lei n.º 82/2021, de 13/10
  14.  # 14

    art.º 61.º do Decreto Lei n.º 82/2021, de 13/10

    1 - Sem prejuízo do disposto no artigo anterior e nos números seguintes, as obras de construção ou ampliação de edifícios em solo rústico fora de aglomerados rurais, quando se situem em território florestal ou a menos de 50 m de territórios florestais, devem cumprir as seguintes condições cumulativas:
    a) Adoção pelo interessado de uma faixa de gestão de combustível com a largura de 50 m em redor do edifício ou conjunto de edifícios;
    b) Afastamento à estrema do prédio, ou à estrema de prédio confinante pertencente ao mesmo proprietário, nunca inferior a 50 m, no caso de obras de construção.
    c) Adoção de medidas de proteção relativas à resistência do edifício à passagem do fogo, de acordo com os requisitos estabelecidos por despacho do presidente da ANEPC e a constar em ficha de segurança ou projeto de especialidade no âmbito do regime jurídico de segurança contra incêndio em edifícios, de acordo com a categoria de risco, sujeito a parecer obrigatório da entidade competente e à realização de vistoria;
    d) Adoção de medidas relativas à contenção de possíveis fontes de ignição de incêndios no edifício e respetivo logradouro.


    o terreno não era grande o suficiente para garantir a sua segurança
 
0.0123 seg. NEW