Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Ora bem, estou no processo de compra de casa e pedido de crédito habitação. O BK foi o banco escolhido pelas ofertas de taxa mista, o valor pretendido seriam 130k com taxa fixa a 2 anos, a avaliação do imóvel ronda os 230k e demos de capitais próprios 55k.
    Acontece que como a minha esposa está a contrato, o banco não aprovou sem fiadores. A taxa de esforço se considerar só o meu vencimento ronda os 38%. O consultor financeiro a que recorremos aconselhou experimentar fazer a proposta com taxa fixa a 5 anos ou mesmo taxa fixa. A proposta do banco em resposta foi então fazer o crédito à taxa fixa a 2 anos, mas em vez dos 130k querem que o crédito seja de 145k sendo que os 15k a mais ficaram num depósito a prazo no qual não poderemos mexer durante dois anos. Poderíamos também fazer esse depósito com capitais próprios, mas está excluída esta opção pois ficaríamos descapitalizados. Já alguém passou por algo semelhante? Até o consultor ficou abismado com esta proposta. Não me está a agradar muito a ideia de estar a pagar juros de 15k durante dois anos, abater esse valor à dívida e ainda ter de pagar 0,5% de abate antecipado...
  2.  # 2

    Mande-os dar uma curva.
    • SMBS
    • 15 julho 2023

     # 3

    Que lol esse banco, empresta dinheiro e fica com ele preso de modo a poder emprestar a outro...
    Diga que sim se o banco pagar os mesmos juros pelo dinheiro que fica preso que você pagaria pelo empréstimo
    • SMBS
    • 15 julho 2023

     # 4

    Em último caso peça empréstimo em seu nome com a esposa como fiadora
  3.  # 5

    Há bancos que para ter determinado spread/condições tem um valor mínimo de empréstimo, poderá ser um desses casos.
  4.  # 6

    Eu mandava-os dar uma volta, a questão é que mesmo neste caso as condições continuam a ser atractivas em relação a outros bancos sendo que fixa a taxa a 2 anos nos 3% e spread de 0.8 após... E não quero de forma alguma perder o negócio da casa uma vez que já foi comprada em construção em 2021 a preços que são impraticáveis nos dias de hoje...
  5.  # 7

    estou a perceber mal ou onde estão os 45 mil para alem dos 130 e dos 55 de capitais proprios para dar os 230 mil da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagonvs29
    • argo
    • 15 julho 2023

     # 8

    A avaliação é que 230K.
    O meu conselho para com o bankiter é que não faça os seguros deles.
  6.  # 9

    Colocado por: marco1estou a perceber mal ou onde estão os 45 mil para alem dos 130 e dos 55 de capitais proprios para dar os 230 mil da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagonvs29


    A avaliação do imóvel é de 230 mil, o valor de compra são 185mil
  7.  # 10

    Colocado por: argoA avaliação é que 230K.
    O meu conselho para com o bankiter é que não faça os seguros deles.


    Os a proposta que tenho é com ambos os seguros fora
    • DR1982
    • 15 julho 2023 editado

     # 11

    Tentou no Abanca? Pelo que vou lendo tmabem fazem v
    Boas condições e nao obrigam a ter seguro de vida nem no banco nem fora
  8.  # 12

    Colocado por: DR1982Tentou no Abanca? Pelo que vou lendo tmabem fazem v
    Boas condições e nao obrigam a ter seguro de vida nem no banco nem fora


    Não tentei, o Abanca só fixa a taxa no primeiro ano, além de após o spread ser pior do que o BK. Em relação ao seguro de vida, será sempre do meu interesse...
  9.  # 13

    Esta do financiar mais do que o necessário para mim é nova..
    Já ouvi muita coisa, mas financiar pra fazer um prazo..
  10.  # 14

    No final tens que fazer um financiamento, trabalha com outros bancos tambem, no final se a do BK compensar mesmo sendo dessa forma escolhe isso.

    O mais importante é conseguires financiar agora, mesmo que vás pagar durante 2 anos mais um pouco, findo esse periodo mudas de banco se for caso disso.

    E tenta negociar as condições do deposito de maneira a que te paguem juros.
  11.  # 15

    Colocado por: Jose_BME tenta negociar as condições do deposito de maneira a que te paguem juros.

    No Bankiter pagam 3.2% TANB, ate 15.000€ se permanecer a massa lá durante 2 anos.
  12.  # 16

    Colocado por: Tiagonvs29Bom dia

    Ora bem, estou no processo de compra de casa e pedido de crédito habitação. O BK foi o banco escolhido pelas ofertas de taxa mista, o valor pretendido seriam 130k com taxa fixa a 2 anos, a avaliação do imóvel ronda os 230k e demos de capitais próprios 55k.
    Acontece que como a minha esposa está a contrato, o banco não aprovou sem fiadores. A taxa de esforço se considerar só o meu vencimento ronda os 38%. O consultor financeiro a que recorremos aconselhou experimentar fazer a proposta com taxa fixa a 5 anos ou mesmo taxa fixa. A proposta do banco em resposta foi então fazer o crédito à taxa fixa a 2 anos, mas em vez dos 130k querem que o crédito seja de 145k sendo que os 15k a mais ficaram num depósito a prazo no qual não poderemos mexer durante dois anos. Poderíamos também fazer esse depósito com capitais próprios, mas está excluída esta opção pois ficaríamos descapitalizados. Já alguém passou por algo semelhante? Até o consultor ficou abismado com esta proposta. Não me está a agradar muito a ideia de estar a pagar juros de 15k durante dois anos, abater esse valor à dívida e ainda ter de pagar 0,5% de abate antecipado...


    Se já escolheu o banco é porque lhe agradam as condições.
    O pagamento de 0.5% de taxa por pagamento antecipado está suspenso, nos casos de habitação própria permanente.

    Uma casa avaliada em 230k serve de pagamento de um empréstimo de 185k caso algo corra mal.
    Fiadores porque nesse caso?
    Há sites/empresas que tratam de negociar as condições com os bancos e que podem apresentar-lhe a melhor proposta no final, sem ter de pagar nada, e que poderão conseguir melhores condições.

    Por exemplo: https://www.doutorfinancas.pt/

    https://www.doutorfinancas.pt/credito-habitacao-com-o-spread-mais-baixo/
 
0.0166 seg. NEW