Boas, Sei que já é um tema muito falado aqui no forum, e que provavelmente cada pessoa tem a sua opinião, mas depois de muitos orçamentos pedidos, reduzi a minha escolha a 2 soluções. Em termos de PVC foi a Deceuninck que me convenceu mais, pois já tem linhas mais modernas, com perfis mais finos, e boas prestações. No alumínio gostei da Cortizo, apesar de ainda estar à espera de mais 1-2 opções. Sempre tive aluminio e tendencialmente gosto mais que o PVC. Permite ter a soleira embutida nos vãos de correr, e parece-me sempre mais robusto.
Em termos de custo estão equiparadas, e os vidros também são equivalente. A velha questão é se fico mais bem servido com PVC ou Aluminio.
De tudo o que andei a ver, parece que o PVC é melhor acusticamente e termicamente, mas depois é reforçado para melhorar estruturalmente. No caso do alumínio é ao contrário, estruturalmente melhor, e vai buscar à poliamida a componente de isolamento.
Gostava de ouvir opiniões diversas, quem sabe isso ajude a tomar uma decisão :)
Eu tenho Cortizo cor70 industrial e 4600 (comprei sem nunca ter visto antes alguma instalada)... até ao momento não tenho rigorosamente nada a apontar e recomendo. descartei a série folha oculta porque vou embutir 4cm do aro nas ombreiras quando a alinhar com a calha das brisas. DO MEU PONTO DE VISTA, na componente acústica conta muito o isolamento ou selagem do aro contra a parede e a qualidade dos materiais utilizados, por exemplo nas caixas de estores (eu não tenho). penso que também vou ser beneficiado ao embutir parte dos aros. termicamente penso que seja mais importante equilibrar o conjunto com o vidro, pois gastar € em aluminio/PVC e depois "poupar" no vidro, penso que seja como colocar pneus de topo num carrinho de mão. Eu como tive um pequeno desconto, coloquei 6 SNX60 + 18 warm edge + 44.1 tanto no PVC como no alumínio, o que conta é uma boa instalação.
Se acrescenta alguma coisa, já viu a série 4700 ou uma 4500 elevavável?
PS: o meu projeto tem Cortizo 3500 e SNX60, o que para mim não casava muito bem.
No meu caso o vidro é Planitherm 4S 6mm + 18cx + Planiclear 4mm, e no outro PLANITHERM 6MM + CX16 ARGON WARM EDGE + INCOLOR 5MM. É verdade que no caso da Cortizo tem o Argon, não pelo que dizem passado uns tempos deixa de fazer diferença.
1mm no vidro interior faz diferença?
No final sou capaz de colocar laminado ou temperado nos vãos de correr, pois são de 3,5m, e vão ter mais passagem de pessoas. Mas para já estou a querer comparar tudo com a mesma base.
Sim, vi a 4500 e também a Cor Vision. Mas isso já colocava o alumínio noutro patamar de preço. No nosso caso são apenas 2 vãos de correr na sala, virados a sul/oeste, e protegidos. Achei que não era necessário mais.