Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Irei remodelar um apartamento de 50m2. Desta forma pensei em pedir a um arquitecto para me dar dicas e guiar o projecto (conselhos em termos de decoração, cor do chão, tipo de Janelas, estrutura e disposição da cozinha, tipo de portas, ideias de iluminação, etc. …).

Quanto me ira custar eu pedir este tipo de serviço? Não necessito de planos 3D, somente de bom gosto, boas ideias e um acompanhamento da obra (Máximo 2 semanas).

O que quero é remodelar com bom gosto e modernidade, desta forma pensei em contratar um arquitecto para me guiar. O que acham? Quanto me custaria pedir este tipo de serviço a um arquitecto?
  2.  # 2

Acho bem, o custo é que deve variar bastante, é um pouco difícil dizer-lhe depende do trabalho, mas conte com pelo menos 500€, até ir a 1.000€.
  3.  # 3

Obrigado pelo comentário. Vou procurar aqui na zona um escritório de arquitectos e perguntar os preços. Recomenda-me algum na zona do Estoril / Cascais?
  4.  # 4

Colocado por: carlosdasilva3Obrigado pelo comentário. Vou procurar aqui na zona um escritório de arquitectos e perguntar os preços. Recomenda-me algum na zona do Estoril / Cascais?

não conheço em Lisboa, sou do Porto eu
    cumprimentos
  5.  # 5

Conheço uns que se chamam Marca (acho eu), fica em Oeiras, mas não tenho aqui os contactos, segunda-feira já os devo ter.
  6.  # 6

eu recomendo nessa zona o AugstHill, porque não??
  7.  # 7

De todos os casos, seria bom que ja tivesse algumas ideias de como quer o espaço ... afinal, no fim quem vai la viver é você
  8.  # 8

Colocado por: carlosdasilva3Irei remodelar um apartamento de 50m2. Desta forma pensei em pedir a um arquitecto para me dar dicas e guiar o projecto (conselhos em termos de decoração, cor do chão, tipo de Janelas, estrutura e disposição da cozinha, tipo de portas, ideias de iluminação, etc. …).
    Quanto me ira custar eu pedir este tipo de serviço? Não necessito de planos 3D, somente de bom gosto, boas ideias e um acompanhamento da obra (Máximo 2 semanas)

Deve haver aí um erro.
    Acompanhamento de uma obra de 2 SEMANAS em que vai mudar pavimentos, serralharias, carpintarias, electricidade, redes técnicas e armários de cozinha? Não quereria dizer 2 meses?

A não ser que queira uma porcaria do tipo do «Querido mudei a casa». Neste caso, não está no Forum certo.

PS:
    Não faço ideia de quanto poderá custar esse trabalho de Arquitectura, mas realço o facto de o Fernando Gabriel ser aqui conhecido por ser um bocado barateiro... ;-)
  9.  # 9

obs: não sou barateiro"" sou realista e sobrevivente.
    Luis acha 1.000€ baratos para acompanhamento de obra de duas semanas e dicas no projecto? para Lisboa é capaz de ser até...
    venham trabalhos desses...
    Luís agradeço que não me adjective com essa palavra, como isto é publico não é muito bom, obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susaguedes
  10.  # 10

Fernando,
    Eu sei lá! :-))

Mas não acredito minimamente é nas 2 semanas! Você acreditou?

Só se forem 2semanas NO TOTAL (8h x 10 dias).

Nesse caso, 1.000,00euros em 80 horas (8horasx10 dias) corresponde a um ORDENADO MENSAL de 1.082,50euros.
    Se nos 1.000.00 euros incluiu os 20% de IVA, nesse caso corresponde a um Ordenado Mensal de 890,00 euros.

Se a si lhe parece suficiente - incluindo deslocações, comunicações, material e equipamento à borla - é lá consigo.

Tenho lá chefes de equipa (de pedreiros) a ganharem mais do que isso - FORA o equipamento, ferramenta, consumos de telemóvel, quilómetros, prémios, etc.
  11.  # 11

um arquitecto não precisa de estar na obra 8 horas por dia.
    se quer fazer contas e já que percebe tanto de arquitectura.(ver explicação, arquitectura não conjugando tarefas de empreitada )
    50 m2
    2 horas por dia, SUFICIENTE! 10 dias = 20 horas
    +10 horas de pesquisa, alguns esquissos e aconselhamento.
    = 1000€: 30 horas= 33 euros à hora

sem deslocações etc, dependendo dos quilómetros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susaguedes
  12.  # 12

Colocado por: Fernando Gabrielque eu saiba um arquitecto não precisa de estar na obra 8 horas por dia.
    se quer fazer contas e já que percebe tanto de arquitectura.
    2 horas por dia, SUFICIENTE! 10 dias = 20 horas
    +10 horas de pesquisa, alguns esquissos e aconselhamento.
    = 1000€: 30 horas= 33 euros à hora.
    Fernando,
    Não me leve a mal, e lembre-se que eu passo a vida a dizer que de Arquitectura não percebo nada.
    Por outro lado, você sabe-o, dou demasiado VALOR ao trabalho de um Arquitecto para pensar que qualquer boneco se faz em 5 minutos (e custa 5 euros).

Relembro que uma das últimas remodelações que me adjudicaram, um trabalho para uns 4/5 meses, o projecto (arquitectura) demorou 6 meses - não sei quanto de trabalho efectivo, mas foram seguramente centenas de horas - e levaram 2 meses a escolher+negociar com o empreiteiro (eu).

10horas de trabalho (pesquisa + esquiços (é com ç , é) + aconselhamento) para uma remodelação que (NÃO) vai levar 2 semanas parece-me pouco. Muito pouco.

Segundo o carlosdasilva3, a "remodelação de 2 semanas" vai envolver:
    substituição de pavimentos (e, portanto, de rodapés e, portanto, reparação e pintura de paredes);
    substituição de portas (e, eventualmente, de aduelas, guarnições e, portanto, a precisar de pinturas/envernizamentos, etc.);
    alteração da instalação eléctrica/iluminação (com abertura e fecho de roços, trabalho de estucador, etc.);
    alteração da disposição da cozinha (alteração das redes de água, esgotos, gás, electricidade; substituição de armários, tampo de bancada, etc.etc.);
    substituição de caixilhos/janelas.

O facto de serem "apenas" 50m2 não quer dizer nada. No último Verão remodelámos um apartamento em Oeiras com "apenas" 60m2, mas em que só as paredes exteriores ficaram no mesmo sítio!! E foram QUATRO meses de preparação (um dossier dos grossos cheio de desenhos, listas de materiais, etc.) - que corresponderam a mais de 300 horas de trabalho de arquitectura efectivo(*) - para menos de 3 meses de obra!
    Só a escolha do termoacumulador (escolhas de marca, modelo, dimensão, horizontal/vertical, localização) levou, seguramente, mais de 15 horas.
    E para a escolha dos acabamentos (recolher catálogos, encomendar amostras, pedir cotações, comparar escolhas, compatibilizar escolhas, de mosaicos, azulejos, louças, torneiras, puxadores, etc.) provavelmente levou mais outras 300 horas.

(*)e estou a falar da Arquitecta que conheço que trabalha mais rapidamente em AutoCad!
  13.  # 13

para fazer um apartamento de 50m2 não são precisos desenhos de autocad, quem saiba desenhar à mão faz isso perfeitamente, nem requer muito tempo a pensar, não costuma haver muito que pensar em espaços, apenas na conjunção de soluções.
    quem saiba ler espaços não precisa de muito tempo a desenhar um T1, agora confirmar medidas e confirmar infra-estruturas sim.
    o que o user colocou aqui é só acompanhamento de obra e ajuda na escolha de materiais e solução para espaços, foi o que percebi; o arquitecto não tem de ver preços, encomendar materiais etc por isso digo que o Luís está a misturar empreitada que é no que trabalha mais, com assistência técnica, por isso disse isso de perceber ou não de arquitectura, é que está mesmo a misturar essas duas vertentes.
    se dura duas semanas, não sei, também me parece que seja apertado, mas lá está depende da remodelação, e os valores que coloquei aqui são meramente puramente indicativos, mas do que o user colocou, se depois é mais tempo mais trabalho, serão outros preços quer de obra quer de projectos.

tudo depende do lifting""
  14.  # 14

Por isso é que uns vão tendo trabalho e outros que estão cheios de trabalho!
  15.  # 15

Obrigado pelos conselhos. De facto um empreiteiro com experiência de mais de 10 anos no ramo disse-me que levaria cerca de 2 semanas de trabalho para 2 empregados. Nao irei mexer assim tanto com o sitio sendo o partir de uma parede o complexo visto ser no terceiro andar e terem de descer tudo pelas escadas (Nao há elevador).

A casa de banho passa por colar azulejos por cima dos que já estão presentes, tirar uma banheiro e por um Duche ao comprimento todo (mesma canalização). Na cozinha nada de mudar canalizações. O sistema eléctrico não precisa de muito, meramente instalar caixas mais modernas. O chão da sala passa por afagar e por uma cor mais moderna + verniz.

A pintura ira ser feita mais tarde e não esta incluída neste orçamento de 2 semanas.

A minha questão prendia-se com um arquitecto para me aconselhar em ideias e materiais (recomendações de posição da cozinha, luminosidade, etc...) . Ir la no final do dia ver como esta tudo a correr de vez em quanto para certificar que as ideias que teve estão a ser implementadas.

Dito isto, quanto deverei por num meu orçamento para arquitecto? Poderá entre 500 e 1000 Euros ser um valor aproximado correcto?
  16.  # 16

Colocado por: carlosdasilva3Dito isto, quanto deverei por num meu orçamento para arquitecto? Poderá entre 500 e 1000 Euros ser um valor aproximado correcto?
    Nesse caso dou razão ao Fernando Gabriel, e diria que sim.
    Mas recomendo que perca um bocadinho de tempo (as tais 10horas) ANTES de começar os trabalhos.
  17.  # 17

Colocado por: Luis K. W.Mas recomendo que perca um bocadinho de tempo (as tais 10horas) ANTES de começar os trabalhos.

o Luis pode continuar a não acreditar que em "dez horas" se define planta"" de T1 e outros, mas define, além que um arquitecto pensa também nos tempos livres ou seja estará a trabalhar em pequenas pausas, eu trabalho assim, além que muito da obra se define em obra realmente, sempre antevendo claro.
  18.  # 18

Colocado por: UgabistaPor isso é que uns vão tendo trabalho e outros que estão cheios de trabalho!

a que se refere? não percebi o contexto da sua intervenção
  19.  # 19

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Mas recomendo que perca um bocadinho de tempo (as tais 10horas) ANTES de começar os trabalhos.

o Luis pode continuar a não acreditar que em "dez horas" se define planta"" de T1 e outros, mas define, além que um arquitecto pensa também nos tempos livres ou seja estará a trabalhar em pequenas pausas, eu trabalho assim, além que muito da obra se define em obra realmente, sempre antevendo claro.
    Eu não disse que não acreditava.
    O que eu quis dizer, foi exactamente o que eu disse (pensar e definir bem a obra ANTES de ela começar).

Em contrapartida, eu acho que um trabalho de arquitecto bem feito é aquele em que não preciso de o ver em obra. :-)

Já agora. Uma boa parte do tempo "perdido" nas obras de que lhe falei em cima, foi a fazer um levantamento CORRECTO e milimétrico de TUDO que existia. Garanto-lhe que não foi em poucos minutos, nem com esquiços à mão. :-)
  20.  # 20

Colocado por: Luis K. W.Em contrapartida, eu acho que um trabalho de arquitecto bem feito é aquele em que não preciso de o ver em obra. :-)

mas isso é sempre impossível, há sempre situações que escapam ao arquitecto mesmo com mil desenhos,e muitas das vezes é muito mais producente o trabalho de obra que estar a fazer desenhar parafusos"", que depois nem existem na realidade porque já não estão em produção ou acabou o stock.
    estar na obra é fundamental, agora não é preciso estar lá 8 horas, até como diz o empreiteiro agradece, até porque estar lá só para dizer que esteve não é producente nem correcto.

Colocado por: Luis K. W.Já agora. Uma boa parte do tempo "perdido" nas obras de que lhe falei em cima, foi a fazer um levantamento CORRECTO e milimétrico de TUDO que existia. Garanto-lhe que não foi em poucos minutos, nem com esquiços à mão. :-)

acredito há obras e obras, pois, como eu disse lá em cima em remodelações e recuperações é essencial perder"" tempo a confirmar medidas e infra-estruturas, isso é muito importante mesmo.

0.0226 seg. NEW