Iniciar sessão ou registar-se
    • Concha
    • 16 julho 2023 editado

     # 1

    Boa noite a todos
    Estou a tentar ajudar uma amiga, que está a explorar um AL em Albufeira e tem um estrangeiro que lá está há uns 6 meses que não quer sair. Quando foi para lá, era uma pessoa, com despesas incluídas na mensalidade. Agora são ele, a namorada e um amigo. Não há forma de se identificar para que haja lugar à respetiva fatura, nem quer sair de lá. A PSP já lá foi e nada conseguiu fazer.
    Há muita informação sobre situações destas em caso de arrendamento habitacional, mas sobre AL não encontro nada.
    Já se pensou em mudar a fechadura - mas não será invasão de propriedade (eu acho que não!) -, em cortar a água e a luz...
    Mas, e consequências?

    Antecipadamente grata pelas vossas opiniões.
  1.  # 2

    Havia de ser a minha casa já lá tinha ido eu resolver.

    Não consegue ir lá como homem e tirar esses invasores de la?
    Concordam com este comentário: Apfm, Concha
  2.  # 3

    Corte água e luz inéditamente, já o devia ter feito há muito tempo.

    Outra possibilidade é quando ele sair, entrar e mudar as fechaduras. AL é um serviço, não paga, não há serviço.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Concha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  3.  # 4

    Cortava água e luz, e trocava as fechaduras
    Concordam com este comentário: Concha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  4.  # 5

    Invasão de propriedade porque?

    A pessoa paga? Tem contrato de arrendamento?

    Se não tem contrato, não paga renda, não é proprietário de nada... É um ocupante ilegal da propriedade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  5.  # 6

    Os AL legalizados devem exigir o cartão de crédito para aceitar os clientes, tal como fazem os hotéis. Se é um AL "informal" sujeita-se aos mesmos problemas do arrendamento sem contrato.
    Concordam com este comentário: JMHouse, Eugenia Matos
  6.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaAL é um serviço, não paga, não há serviço.


    Entao, posso abrir uma espaço de serviços num local com licença habitacional 😜

    É que os defensores do AL, quando queriam abrir em condomínios, a "desculpa" que davam era que se tratava de uma situação habitacional, como se fosse um arrendamento de curta duração.

    Só para saber em que ponto é que estamos agora...?
  7.  # 8

    Colocado por: CarvaiOs AL legalizados devem exigir o cartão de crédito para aceitar os clientes, tal como fazem os hotéis. Se é um AL "informal" sujeita-se aos mesmos problemas do arrendamento sem contrato.
    Concordam com este comentário:JMHouse


    Mas o informal pode pedir cartão de crédito na mesma... Claro que não resolve nada, até pode estar a dar o bigode ao banco como da ao senhorio, perdão, ao prestador de serviços turísticos.
  8.  # 9

    Colocado por: spvaleCortava água e luz, e trocava as fechaduras


    E a seguir levava com uma queixa-crime em cima...
  9.  # 10

    Opa level uns gajos grandes consigo vai ver que fica barato saiem logo
  10.  # 11

    Colocado por: JMHouse

    Entao, posso abrir uma espaço de serviços num local com licença habitacional 😜

    É que os defensores do AL, quando queriam abrir em condomínios, a "desculpa" que davam era que se tratava de uma situação habitacional, como se fosse um arrendamento de curta duração.

    Só para saber em que ponto é que estamos agora...?


    AL sempre foi prestação serviços. É o que está na lei.
  11.  # 12

    Colocado por: JMHouseposso abrir uma espaço de serviços num local com licença habitacional
    alguém lhe coloca algum entrave se quiser fazer a sede de uma empresa de serviços num imóvel habitacional?

    ps: arrendamento convencional é um serviço


    mas cheira que esta historia deve ter contornos sui generis e não descritos.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  12.  # 13

    Colocado por: rjmsilva

    AL sempre foi prestação serviços. É o que está na lei.


    Estou a falar antes de haver legislação... Quando era tudo booking, airbnb e sem autorização municipal
  13.  # 14

    Colocado por: JMHouseE a seguir levava com uma queixa-crime em cima...
    em AL??

    deve ser mesmo isso, sim senhor.

    isso nem no arrendamento convencional é assim tão linear, precisa de contrato de arrendamento com indicação expressa de arrendamento para habitação própria permanente.
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealvesalguém lhe coloca algum entrave se quiser fazer a sede de uma empresa de serviços num imóvel habitacional?

    ps: arrendamento convencionalé um serviço


    mas cheira que esta historia deve ter contornos sui generis e não descritos.
    Concordam com este comentário:Reduto25


    Com esta é que me passei Jorge. Então, se fizer um contrato de arrendamento habitacional da minha fracção, aquela fracção passa a ter uma utilização para comércio e serviços ou continua a ter uma licença/autorização de utilização habitacional?

    E sim, se colocar um serviço ou comércio num espaço que esteja licenciado para habitação, sim, espero que alguém lhe coloque entraves. Especialmente, a entidade fiscalizadora municipal.
    E vice-versa, no caso de querer habitar uma loja...
  15.  # 16

    Colocado por: jorgealvesem AL??

    deve ser mesmo isso, sim senhor.

    isso nem no arrendamento convencional é assim tão linear, precisa de contrato de arrendamento com indicação expressa de arrendamento para habitação própria permanente.

    Pronto...
    Arrisque...
    Claro que tudo depende do que encontrar pela frente. Olhe, em Espanha era certinho. E aqui em Portugal, se for uma pessoa minimamente informada, também.
  16.  # 17

    Colocado por: JMHouse

    Estou a falar antes de haver legislação... Quando era tudo booking, airbnb e sem autorização municipal


    A legislação já tem quase 10 anos, é de 2014.
  17.  # 18

    Colocado por: rjmsilva

    A legislação já tem quase 10 anos, é de 2014.


    E o airbnb em Portugal, pelo menos, desde 2011...
  18.  # 19

    Colocado por: JMHouse

    E o airbnb em Portugal, pelo menos, desde 2011...


    Era meia dúzia de gatos pingados, nada a ver com o boom que se deu depois. Ninguém questionava quem arrendava um quarto para férias ou um apartamento, era simplesmente residual. Esse conflito com a habitação e a questão se é serviço ou não é muito mais recente.
  19.  # 20

    Colocado por: rjmsilva

    Era meia dúzia de gatos pingados, nada a ver com o boom que se deu depois. Ninguém questionava quem arrendava um quarto para férias ou um apartamento, era simplesmente residual. Esse conflito com a habitação e a questão se é serviço ou não é muito mais recente.


    Eu era um desses gatos pingados... 😁😁😁
    Com airbnb em três cidades portuguesas, todas fracções de condomínios, exclusivamente dedicados ao mais tarde chamado AL.
 
0.0222 seg. NEW