Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Para que se perceba um pouco melhor: quando nas últimas semanas se barafustou tanto contra as agências de rating, pouca gente se deu ao trabalho de perceber o que era dito, e por quem. É mais fácil sentir uma ofensa à pátria e falar dos "interesses comerciais" das agências. E no entanto, as agências limitaram-se a salientar que era mais provável uma degradação do rating do que uma melhoria - o que apesar de tudo ainda significaria manter uma das notações mais altas, algures por volta de "A". Significaria isto que Portugal estava na falência ? Não, apenas que a sua situação é pior quando comparada com o relatório anterior. Simples, mas inconveniente para algumas pessoas e instituições.
    • luisvv
    • 18 fevereiro 2010 editado

     # 62

    Colocado por: lobitoPor acaso acho que o merceeiro tem infinitamente mais probabilidades de saber exactamente a situação financeira dos seus clientes do que os tais investidores institucionais sofisticados, com pleno conhecimento dos mercados. Mas claro, isto sou eu, que não sei nada do assunto.


    Claro. Por isso é que o merceeiro é merceeiro e os investidores institucionais não saem da cepa torta. Mas pode ser que o merceeiro ou até um jornalista possa explicar aos agentes do mercado que a informação disponível é enviezada, e que, sacrilégio! algumas notícias podem ser exageradas e até falsas.
  2.  # 63

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: lobitoPor acaso acho que o merceeiro tem infinitamente mais probabilidades de saber exactamente a situação financeira dos seus clientes do que os tais investidores institucionais sofisticados, com pleno conhecimento dos mercados. Mas claro, isto sou eu, que não sei nada do assunto.


    Por isso é que o merceeiro é merceeiro e os investidores institucionais não saem da cepa torta.


    Exactamente. Os grandes riscos associados aos grandes ganhos (e grandes perdas) não são um erro de progamação, são uma característica essencial. O problema surge principalmente quando os ganhos são privatizados e as perdas socializadas. O que é frequente porque os defensores do mercado livre como o vento têm uma terrível tendência para ir a correr choramingar para o colinho do governo quando as coisas lhes correm mal.
  3.  # 64

    Ola boas a todos
    Nova caida das bolsas europeias devido a divida de Portugal e da Gréçia... a agençia Standar Poor's abaixa as notas de credito de longo e curto prazo de A+a A- e de A1 a A2 as da Greçia de BBB+ a B e de BB+ a A-2..ao seja para Portugal baixou de 2 escaloes e para a Greçia de 3 escaloes ..o que é enorme..Agora é que vao ser elas!!! quem é que vai pagar isto tudo o pobre povozinho, nao vejo autra soluçao
  4.  # 65

    Colocado por: de jesus mendesOla boas a todos
    Nova caida das bolsas europeias devido a divida de Portugal e da Gréçia... a agençia Standar Poor's abaixa as notas de credito de longo e curto prazo de A+a A- e de A1 a A2 as da Greçia de BBB+ a B e de BB+ a A-2..ao seja para Portugal baixou de 2 escaloes e para a Greçia de 3 escaloes ..o que é enorme..Agora é que vao ser elas!!! quem é que vai pagar isto tudo o pobre povozinho, nao vejo autra soluçao

    O engraçado é vermos um certo país que se encontra pior que nós e continua com a "pontuação" máxima: AAA.

    Dou-vos um exemplo:
    Défice orçamental de 145 MIL MILHÕES de Euros (o nosso é de 14).
    Défice das contas públicas: 12,5% do PIB (quase tanto como a Grécia ou a Irlanda, e mais do que a Espanha - e, obviamente, que nós).
    Endividamento privado = 170% do rendimento das famílias (bem superior ao nosso).
    Desemprego de 8% (mas não contabiliza centenas de milhar de estrangeiros imigrantes).
    etc.

    Trata-se de um país em que o respectivo Banco Nacional mantém, com intervenções diárias, as taxas de juro artificialmente baixas, e a cujas debilidades as «agências de rating» fazem vista grossa - preferindo apontar baterias para os países onde é mesmo agradável passar umas semanas "em trabalho".

    Trata-se, pois claro do país das brumas.
    Rule Britania...!! :-)
  5.  # 66

    Há uma pessoa com o nick sanmartinian que comenta muitas vezes artigos do Economist, com alguma graça porque é bastante a contracorrente (tal como o MRui, diz que tem 78 anos, mas nocaso dele deve ser verdade). Um dia destes fez a seguinte lista, em que os números representam o afastamento dos critérios de Maastrich, num gráfico:

    Grécia 88
    Itália 73
    Bélgica 71
    Inglaterra 54
    Irlanda 49
    Espanha 43
    França 39
    Portugal 37
    Alemanha 21
  6.  # 67

    E é pura coincidência, claro, que a divida portuguesa passe a ser mais cara precisamente antes de Portugal ter de fazer um grande pagamento (Maio)...
  7.  # 68

    neste momento, a noticia é que pior que portugal so mesmo a grécia...
    •  
      Mk Pt
    • 28 abril 2010 editado

     # 69

    Mais uma vez isto é o que acontece:

    Colocado por: Mk Pt
    É certo que as finanças do nosso país não estão bem, longe disso, e que a dívida externa já é grande, mas a repentina escalada do suposto 'aumento de risco' de incumprimento têm outros interesses por trás.. Os mesmo interesses, por exemplo, que levaram a que o petróleo passasse os $150/baril à uns tempos atrás..
    [e como sempre, alguns lucram biliões com isto, e o resto da população sofre consequências para encher os bolsos aos especuladores..]



    Uma coisa é o estado da economia da Grécia, outra é a economia portuguesa.

    É certo que o endividamento de Portugal é muito elevado, e o défice idem, mas há vários países com indicadores semelhantes ou piores que têm ratings mais elevados e não se 'especula' com a quebra desses ratings'.
    Naão se justifica isto:
    O risco atribuído à dívida portuguesa é hoje o que mais sobe no mundo, continuando em níveis recorde

    Quando, como disse, há países em situação idêntica ou pior.........



    De certeza que daqui a uns dias o 'rating' volta a subir, os juros para Portugal descem, e pelo meio mais uns quantos investidores meteram ao bolso uns largos milhões à custa desta 'instabilidade dos mercados', 'ratings' e..do bolso de todos nós, portugueses...
  8.  # 70

    Colocado por: Luis K. W.
    O engraçado é vermos um certo país que se encontra pior que nós e continua com a "pontuação" máxima: AAA.

    Dou-vos um exemplo:
    Défice orçamental de 145 MIL MILHÕES de Euros (o nosso é de 14).
    Défice das contas públicas: 12,5% do PIB (quase tanto como a Grécia ou a Irlanda, e mais do que a Espanha - e, obviamente, que nós).
    Endividamento privado = 170% do rendimento das famílias (bem superior ao nosso).
    Desemprego de 8% (mas não contabiliza centenas de milhar de estrangeiros imigrantes).
    Trata-se de um país em que o respectivo Banco Nacional mantém, com intervenções diárias, as taxas de juro artificialmente baixas, e a cujas debilidades as «agências de rating» fazem vista grossa - preferindo apontar baterias para os países onde é mesmo agradável passar umas semanas "em trabalho".

    Trata-se, pois claro do país das brumas.
    Rule Britania...!! :-)


    Caro Luis, essa análise não parece sua.. O rating não mede só indicadores de dívida, mede capacidade de pagamento de dívidas o que é substancialmente diferente.
  9.  # 71

    Colocado por: lobitoE é pura coincidência, claro, que a divida portuguesa passe a ser mais cara precisamente antes de Portugal ter de fazer um grande pagamento (Maio)...


    Claro que não, são os malvados especuladores. É uma chatice, os gajos emprestam-nos dinheiro, e ainda querem estabelecer o preço a que o fazem, vejam bem.

    Evidentemente, Portugal tem uma solução: em vez de pedir um novo empréstimo para pagar o que se vence agora, pode experimentar algo nunca tentado. Pagar a dívida.


    P.S - Não é preciso muito para fazer coincidir uma subida com a data de uma emissão de dívida: desde o início do ano já foram feitas várias, e ainda serão necessárias mais algumas.
  10.  # 72

    Uma coisa é o estado da economia da Grécia, outra é a economia portuguesa.



    É certo que o endividamento de Portugal é muito elevado, e o défice idem, mas há vários países com indicadores semelhantes ou piores que têm ratings mais elevados e não se 'especula' com a quebra desses ratings'. Quando, como disse, há países em situação idêntica ou pior.........


    Caro MkPt, Imagine a seguinte situação:
    o Luisxx e o MkPt devem, cada um, 50% dos seus rendimentos. No entanto, o MkPt ganha o dobro do Luisxx. Para ajudar à festa, o Luisxx tem uma certa reputação de esbanjador, e os seus custos são bastante rígidos (grande parte deles são compromissos assumidos a que não pode fugir, nem negociar)
    Como ambos sentem que tal endividamento é perigoso, decidem tomar medidas para o reduzir.

    Diga-me: acha que o risco, do ponto de vista do credor, é o mesmo para ambos ? Qual terá maior capacidade de redução do endividamento ?

    De certeza que daqui a uns dias o 'rating' volta a subir, os juros para Portugal descem, e pelo meio mais uns quantos investidores meteram ao bolso uns largos milhões à custa desta 'instabilidade dos mercados', 'ratings' e..do bolso de todos nós, portugueses...


    Claro. Os credores confiam cegamente nas juras do nosso governo e vão perceber que estão enganados, não é ?
    •  
      FD
    • 28 abril 2010

     # 73

    Se eu estou numa multidão à noite e começo a gritar "FOGO! FOGO! FOGO!" mas não há fogo nenhum o que é que acontece?
    E se não for só eu mas levar dois ou três amigos comigo?
  11.  # 74

    E é um instrumento altamente fiável, note-se. E isento e desinteressado.
  12.  # 75

    Mas estamos mal ou não?
    Estamos com as contas miseráveis ou não?
    Gastamos mais do que ganhamos ou não?
    Estamos a resolver os problemas ou não?

    Bolas, com os problemas gregos posso eu bem. O que me chateia, são os nossos e estarmos a comparar-nos e a arranjar desculpas, é apenas conversa da treta.

    Se não nos tivéssemos posto a jeito, ninguém andava a especular connosco
    Se já tivéssemos feito os trabalhos de casa, ninguém se lembrava de nós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
  13.  # 76

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: lobitoE é pura coincidência, claro, que a divida portuguesa passe a ser mais cara precisamente antes de Portugal ter de fazer um grande pagamento (Maio)...


    Claro que não, são os malvados especuladores. É uma chatice, os gajos emprestam-nos dinheiro, e ainda querem estabelecer o preço a que o fazem, vejam bem.

    Evidentemente, Portugal tem uma solução: em vez de pedir um novo empréstimo para pagar o que se vence agora, pode experimentar algo nunca tentado.Pagar a dívida.


    P.S - Não é preciso muito para fazer coincidir uma subida com a data de uma emissão de dívida: desde o início do ano já foram feitas várias, e ainda serão necessárias mais algumas.


    Eu falo por mim só, mas se me aparecesse uma empresa que vendesse simultaneamente seguros contra incêndio e kits de cocktail molotov, ficava um bocado mal impressionada.

    Quanto à dívida portuguesa, vou buscar mais pipocas para assistir a esta cena também. Mas não via Bloombergs e afins.
  14.  # 77

    Colocado por: PauloCorreiaMas estamos mal ou não?
    Estamos com as contas miseráveis ou não?
    Gastamos mais do que ganhamos ou não?
    Estamos a resolver os problemas ou não?

    Bolas, com os problemas gregos posso eu bem. O que me chateia, são os nossos e estarmos a comparar-nos e a arranjar desculpas, é apenas conversa da treta.

    Se não nos tivéssemos posto a jeito, ninguém andava a especular connosco
    Se já tivéssemos feito os trabalhos de casa, ninguém se lembrava de nós.


    São tudo boas perguntas. Mas palpita-me que as respostas não são tão evidentes como parece.
  15.  # 78

    Colocado por: lobitoEu falo por mim só, mas se me aparecesse uma empresa que vendesse simultaneamente seguros contra incêndio e kits de cocktail molotov, ficava um bocado mal impressionada.


    Coitados dos Estados, que não sabem que as empresas vendem vários produtos, e são apanhados na curva.

    Quanto à dívida portuguesa, vou buscar mais pipocas para assistir a esta cena também. Mas não via Bloombergs e afins.


    Claro. É preferível ler a imprensa portuguesa, que sempre é mais patriótica e nos explica que a culpa não é nossa, é dos especuladores e da falta de solidariedade dos outros países.
  16.  # 79

    Colocado por: FDSe eu estou numa multidão à noite e começo a gritar "FOGO! FOGO! FOGO!" mas não há fogo nenhum o que é que acontece? E se não for só eu mas levar dois ou três amigos comigo?


    Os compradores de dívida pública funcionam a um nível um nadinha mais sofisticado que isso. E os ratings são também mais que um simples comunicado "Descemos de A para A-".
  17.  # 80

    Como titula hoje um post no Blasfémias, "Notícias de um mundo que não sabe que já não existe".



    "Hoje, nos jornais:
    # Ministério da Cultura dá emprego a 50 jovens.
    # Gabriela Canavilhas diz é preciso criar um modelo que permita um aumento efectivo de receitas para apoio ao cinema.
    # Inês de Medeiros defendeu a necessidade de taxar “as novas plataformas onde a publicidade se foi instalar” e a obrigação das televisões privadas financiarem o audiovisual.
    # UGT defende que estado continue a pagar subsídio de desemprego nos primeiros meses após um desempregado começar a trabalhar.
    # Tribunal de Contas recomenda a governo aumento de capital do Metropolitano de Lisboa para evitar falência técnica.
    # Assembleia Municipal de Beja chumbou privatização do Diário do Alentejo.
    # Teresa Lago diz que apenas 1% do Produto Interno Bruto para orçamento da ciência não se adequa à média ou à ambição europeia – tem que haver mais dinheiro.
    # O Estado vai apoiar com 82 milhões de euros um investimento de 125 milhões na construção de creches, mas a cobertura de estabelecimentos no País continua muito aquém do desejado, diz a Confap.
    # Camiões e CTT prometem greves até final de Maio.
    # Frentes sindicais unidas em nova luta contra o governo
    # Empresa pública endivida-se para comprar imóveis ao Estado
    # A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, anunciou ontem que o Estado vai dar 6,6 milhões de euros até Junho para o Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual."
 
0.0293 seg. NEW