Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou a iniciar esta discussão, porque estou com um problema na minha actual casa...
    Basicamente, comprei uma casa antiga (Feita em pedra) que entretanto ja tinha sido remodelada, com um acrescento.
    Entretanto voltei a fazer-lhe obras, em que por cima de uma garagem que tinha sido acrescentada à casa, fiz por cima uma suite e um alpedre para poder colocar telhado por cima desse e assim acabrem-se as infiltracoes na placa do tecto da garagem.
    Essa parte que eu acrescentei, neste momento esta com as paredes no ar, mas ainda está so no bruto e ainda nao tem o dito telhado.
    A parte que os antigos donos da casa acrescentaram, que foi o WC comum, o corredor e o quarto de arrumos que tem uma das paredes obliquas, foi feito so com placa no tecto, 1 placa de 11cm de expessura e nao colocaram telhado por cima.
    A casa é de dois pisos. no inferior tenho a cozinha, a sala de jantar e a dispensa, com a garagem ao lado junto a casa.

    Neste momento, estou com graves problemas de infiltrações e humidades na casa. Ou seja, nas paredes que estão feitas de pedra, entra-me alguma humidade, na parte que tem só placa, com o calor da casa e a diferenca de temperatura com o exterior, cria-me gotas de agua no tecto e as paredes estão cheias de bolor e humidade.
    Também é de referir que a casa fica no meio de terrenos e numa zona bastante húmida, o que acho que ajuda a agravar as coisas.
    Em anexo adicionei uma planta da casa, nao esta 100% à escala, mas está de acordo com a casa...
    O que coloquei com a linha Vermelha, é a parte que eu acrescentei (em blocos) e que ainda está só no bruto.
    Com a linha verde, estão as paredes que eram da casa antiga, ou seja, paredes de pedra com +/- 60cm de largura.
    A amarelo, está a parte que os antigos donos construiram e que tem no tecto só placa.

    A minha ideia é retirar da casa o tecto em madeira que ela tem actualmente e fazer em placa com abobadilhas e vigotas um novo tecto que tambem cubra a parte que só tem placa e a parte que ainda esta no bruto. Mas estou a equacionar a ideia de colocar algumas paredes abaixo, visto que todas elas estao com infiltrações e que as de pedra me roubam algum espaço à casa. Assim sendo, gostava que me ajudassem com algumas ideias daquilo que eu pudesse por abaixo e que pudesse mudar, alguem pode-me ajudar? é porque não queria ir a um arquitecto, que sao raros na zona e que muitas das coisas que fazem, meu deus, nem lembra ao diabo! Em relação ao piso de baixo, não pretendo tocar, apesar que tambem tinha falta, mas prontos.

    Todas as sugestões são bem vindas :)
    Cumprimentos
      planta.JPG
  2.  # 2

    Coitados, nem o diabo aguenta com eles.
    dou-lhe um conselho, se precisa de ajuda, não exclua á partida este ou aquele.
    um bom arquitecto é aquele que dialoga consigo sobre os assuntos em questão( a sua casa).
    Não excluo que boas soluções não possam ser encontradas sem recurso a eles mas tambem não vejo necessidade de os estar a despromover pois há, como em todas as profissões, maus e bons profissionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dlaranjinha, princesa-nilo
  3.  # 3

    Sim.. eu nao estou a excluir, mas não estava a pensar muito gastar muito €€ em arquitectos ou em engenheiros...
    tava a pensar dar so 1 pequena arrumacao as coisas
  4.  # 4

    olhe se o que pretende precisar de licenciamento camarário, realmente equacione bem com quem vai falar, pois na volta os custos podem ser aproximados e os resultados podem ser diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: princesa-nilo
  5.  # 5

    pois, so que eu tenho um papel de isencao de licenca camararia, porque inicialmente era so pra mudar o telhado...
    tambem sei que se meter paredes abaixo de modo k seja dentro da casa, que nao preciso de licenca nenhuma e a minha ideia é nao tirar licenca pras obras
  6.  # 6

    princesa-nilo

    de qualquer das formas acho que podia fazer o seguinte: estabeleça um plafond máximo para o que quiser fazer e depois retire uma pequena percentagem para contratar os serviços de um projectista com provas dadas no ambito daquilo que se propoe fazer e que se disponha a muito diálogo consigo e com os elementos em jogo.
    é seguramente um processo mais gratificante e mais suscetivel de uma boa solução, do que opiniões avulsas fora do contexto geral da situação existente.
    No fundo se pagar-mos por boas ideias tambem podemos dizer em que grau (desenvolvimento) as queremos e podemos pagar, mas que elas ficam na mesa ficam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: princesa-nilo
  7.  # 7

    o problema esta ai... é que cá o profissional com provas dadas, nao conheco nenhum, há possibilidade de ser uma pessoa do continente ou de outra ilha a fazer isso? sem ter k vir ca?!? que faca uns esboços ou assim... só para das uma orientação as coisas?!?

    A minha ideia era deixar a parte que esta o bruto, continuar como está... mas na parte velha da casa, dar um outro jeito se possível as divisoes, tirar alguma parede ou assim... é porque eu ando sem grandes ideias...
    Olhando para aquela planta, sabe-me dizer alguma coisa que mudava?
    Cumprimentos e obrigada pela colaboracao :)
  8.  # 8

    olhe, conhecendo eu aqui o forum, acho que se puser umas imagens e mais informação sobre o existente de certeza que não faltarão boas sugestões, é que só apartir daquela planta muita coisa se pode dizer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: princesa-nilo
  9.  # 9

    hum... okis.. vou entao ver se tiro umas fotos e assim... ja que diz que talvez assim me deem umas ideias... espero que corra bem... e que nao seja preciso aqui o arquitecto... porque já vi tao boas solucoes aqui dadas a outras pessoas, que espero que tambem se lembrem de mim :D
  10.  # 10

    Por sugestão... decidi colocar umas fotos daquilo que eu tenho agora e que pretendo alterar...
    assim espero que tenham uma ideia melhor daquilo que está feito e que possa ser modificado.
    Primeira e segunda fotos- Entrada da casa e porta para a sala;
    Terceira foto- quarto que tem parede obliqua;
    quarta foto- casa de banho
    quinta foto- Sala, e a porta ao fundo que agora dá para o quarto que ainda esta em construcao;
    Sexta foto- Vista geral exterior da casa. (quando foi tirada ainda nao tinha o acrescento)
    vou tentar tirar depois mais fotos
      12112007153.jpg
      12112007152.jpg
      12112007156.jpg
      12112007157.jpg
      25102007133.jpg
      big11611904551.jpg
  11.  # 11

    bem... como este post acabou por desaparecer decidi "puxa-lo" para cima a ver se ha alguem que se interesse a dar umas ideias do que posso fazer com esta planta... estou disposta a por paredes abaixo, etc... so pretendo continuar com as mesmas paredes exteriores, ou nao :)

    Gostava que alguem desse umas ideias.

    Cumprimentos
  12.  # 12

    Bem... passei agora pelo forum e tenho a dizer... meti practicamente a casa toda abaixo e decidi aumentar a mesma... neste momento so está de pé a garagem, cozinha e quarto de jantar (Rés-do-chão)...
    Todo o primeiro andar foi abaixo, ficando apenas a fachada em pedra.
    Pretendemos fazer aproveitamento de sótão e no 1º andar dar uma boa arrumação...
    Ideias?! Plantas!? Se alguem quiser opinar, coloco fotos.
    Cumprimentos
  13.  # 13

    princesa-nilo

    Por acaso há dias passei por lá e vi a casa com o primeiro andar todo em construção, espero que consiga aqui no fórum a ajuda que pretende para que a casa fique como deseja...
 
0.0187 seg. NEW