Iniciar sessão ou registar-se
    • jp89
    • 18 julho 2023

     # 1

    Boa Tarde, sou novo cá no forum e pedia a vossa colaboração na seguinte situação:

    Tenho uma apólice de seguro Multirriscos para a minha moradia desde a data da sua compra (2020). É uma moradia de 1985 totalmente restaurada no Verão de 2020.
    Desde o Inverno de 2022, devido a chuvas intensas, a água da chuva entrou por uns buracos da chaminé (estética da casa) e acumulou-se diretamente em cima do recuperador de calor, que se encontra no 2º andar da casa. Como consequencia dessa acumulação de água tenho no 1º andar da casa uma mancha enorme de humidade direcionada no teto que fica nessa zona do recuperador. No 2º andar da casa, tenho o recuperador acumulado de ferrugem, mais ainda em funcionamento. Na zona do pladur em que o recuperador está inserido tenho uma mancha de humidade.

    Ativei o seguro e foi feita uma peritagem cá em casa. O seguro negou responsabilidades, pois alegou que se tratava de infiltrações provocadas pela estanquidade do edificio. Pedi re-avaliação e foi-me negado, pois alegaram que a primeira visita do perito foi suficiente para avaliação da situação. Há dias pedi a um senhor da construção civil para me solucionar este problema (de modo a evitar o agravamento do estado desta area da casa para o próximo Inverno). Ora, este senhor da construção civil discorda de todo com a peritagem que foi feita, pois trata-se claramente de uma infiltração provocada pelas chuvas que se fizeram no último Inverno na minha zona. E ainda me disse que nada tem a ver com estanquidade do edificio, pois tenho mais uma chaminé noutra area da casa, em que nada disto aconteceu. E não tenho humidade em mais nenhuma zona da minha casa.

    Trabalho numa area completamente diferente da construção civil, sou radiologista. Nada entendo disto. O que acham que devo fazer, re-abrir o sinistro e contra-argumentar novamente com o relatorio de avaliação feito por este senhor ?

    Desde já, obrigada pela atenção
  1.  # 2

    Parece ter razão, mas para conseguir algo, acho que vai ter de contratar um advogado.... ou a CMTV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jp89
  2.  # 3

    não sei quais as condições da sua apolice mas parece-me que não houve uma chamine que se estragou e causou o sinistro mas sim uma consequencia do desenho em si da chamminé ( portanto do projeto) que proporcionou que apos uma chuvada houvesse essa infiltração.
    portanto não sei até que ponto a seguradora tem razão.
    • size
    • 18 julho 2023 editado

     # 4

    Já leu, atentamente, as condições expressas na sua apólice ?
    Houve alguma tempestade na zona ?

    É que, a situação que relata. normalmente, não tem cobertura nos seguros Multirriscos, por se tratar de uma anomalia de construção, ou falta de manutenção do edifício. Não se trata de um sinistro.
    • jp89
    • 18 julho 2023

     # 5

    Colocado por: nunogouveiaParece ter razão, mas para conseguir algo, acho que vai ter de contratar um advogado.... ou a CMTV
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jp89


    Obrigada pela resposta e conselho!
    • jp89
    • 18 julho 2023

     # 6

    Colocado por: sizeJá leu, atentamente, as condições expressas na sua apólice ?

    É que, a situação que relata. normalmente, não tem cobertura nos seguros Multirriscos, por se tratar de uma anomalia de construção, ou falta de manutenção do edifício. Não se trata de um sinistro.


    Boa Tarde,

    Sim, já li, mas não encontrei informação suficiente. Pedi ontem à seguradora os detalhes das condições da apólice para mais informação. O mais questionável é que sendo anomalia da construção, tenho outra chaminé em que condições perfeitamente normais (sem infiltração).

    Obrigada pela resposta
  3.  # 7

    Boa noite.

    Dependendo do valor da reparação, deverá ponderar arranjar um (bom) advogado.

    A probabilidade de a seguradora não reverter a decisão do perito, mesmo desconhecendo em absoluto o caso, é elevada.

    Em qualquer dos casos, avançando para tribunal espera-lhe muito dispêndio de tempo (a justiça é lenta e ardilosa) e dinheiro (entre taxas de justiça, honorário e demais).

    E se pondera avançar com uma apresentação de uma queixa à provedora da ASF, não lhe recomendo. Na prática, tem um carácter de recomendação sem qualquer força executiva junto das seguradoras.

    Infelizmente, resta-me desejar-lhe boa sorte e muita paciência se quiser seguir o caminho da litigancia.
  4.  # 8

    Colocado por: jp89
    Desde o Inverno de 2022, devido a chuvas intensas, a água da chuva entrou por uns buracos da chaminé (estética da casa)


    Como você relatou a situação acho que a interpretação mais correta foi como o marco disse.
    Não havendo sinais de danos físicos o seguro vai sempre dar a mesma resposta o que não é totalmente descabida. A chaminé foi alterada nessa renovação??
 
0.0132 seg. NEW