No meu apartamento a máquina de lavar roupa era originalmente de encastre, mas entretanto tiraram a porta e mudaram para máquina de instalação livre debaixo da bancada (no nicho onde era antes de encastre). Isto foi feito por um antigo proprietário e já a comprei assim.
Pretendo agora comprar uma máquina nova, mas tenho uma dúvida. A altura e a largura são as standard, e nessas dimensões não há problemas em arranjar máquinas. O meu problema é na profundidade...
A largura da bancada de mármore é exactamente 60cm, que é também a profundidade da generalidade das máquinas (55 a 60 cm). Eu não me importo que a máquina fique um pouco saída para fora, mas quando espaço é necessário entre a máquina e a parede?
As torneiras e a tomada são ao lado e não atrás da máquina, portanto com isso não há problema. Mas quantos cm são geralmente necessários para circulação de ar, tubagens, etc? Já me fartei de pesquisar, mas não encontro muita informação sobre isso.
Com uma bancada de exactamente 60cm, qual a profundidade máxima que devia estar a ver?
A máquina que lá está agora é uma compacta com 40 e tal cm, pelo que não me ajuda a responder a isto... E não tendo a porta original (devem ter deitado fora), não faz sentido comprar uma de encastre que sei que caberia de certeza.
As máquinas de instalação livre costumam ter o tampo mais comprido que a estrutura da máquina, para poder encostar à parede e ter o espaço necessário entre a máquina e a parede.
Estas pessoas agradeceram este comentário: gatopardo
Obrigado pela resposta! E não é necessário deixar espaço para circulação de ar/arrefecimento, especialmente sendo colocada debaixo de uma bancada onde está "colada" à bancada em cima e aos armários de lado?
Se a cozinha foi bem concebida não, está a usar a máquina no espaço onde já existia uma máquina. Além disso ainda tem mais ventilação que a original porque não tem a porta do armário.
Estas pessoas agradeceram este comentário: gatopardo
Colocado por: gatopardoPretendo agora comprar uma máquina nova, mas tenho uma dúvida. A altura e a largura são as standard, e nessas dimensões não há problemas em arranjar máquinas. O meu problema é na profundidade...
Se descarregar o manual de instalação da maquina antes de comprar, consegue verificar as mdidas e tolerancias de instalação recomendadas. Mas à partida pod ficar tudo justo, desde que fique devidamente bem nivelada. Se necessário, pode tirar a tampa superior da maquina, se esta não u couber no nicho. As MLR, não são todas iguais, em praticular porque actualmnetne tem maquinas de grande capacidade, >8kg, que não cabem nos nichos "standard". Boa sorte
Em altura e largura ela cabe sem problemas - e o nicho tem 60cm, a actual tem 597mm de largura e fica com um pouquinho de folga, e a que estou a pensar comprar tem 598mm.
A minha questão era mesmo só a profundidade, dado que estou a pensar comprar uma máquina de lavar e secar que tem 590mm de profundidade + ~4cm de tambor. O tambor fica um pouco de fora, mas isso não tem problema (e a actual está assim também, porque nos dá mais jeito).
Já andei a ver manuais de várias marcas, e infelizmente em nenhuma vi informação sobre as tolerâncias de profundidade em máquinas de livre instalação... apenas de largura e altura. No máximo dizem "não pressionar os tubos entre a parede e a máquina". Sobre profundidade mínima do nicho apenas encontrei informação nas máquinas de encastre.