Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Tenho uma certidão permanente gostava que alguem me explicasse a leitura da mesma.
    Tenho dificuldade em perceber as várias sucessões a quem pertence.

    AP. 1 de 1961/02/22 - Aquisição
    CAUSA : Partilha
    QUOTA ADQUIRIDA: 1/3
    SUJEITO(S) ATIVO(S):
    SUJEITO(S) PASSIVO(S):
    ** TERESA DA CONCEIÇÃO BATISTA LIMA
    Casado/a com ANTÓNIO AFONSO PEDROSO DE LIMA
    Morada: Cabeço da Chapinheira
    Localidade: Arganil
    ** ANTÓNIO AFONSO PEDROSO DE LIMA
    ** MANUEL SOARES BATISTA
    Viúvo(a)
    Morada: Cabeço da Chapinheira
    Localidade: Arganil
    ** ANTÓNIO SOARES BATISTA E MULHER MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES BATISTA
    Morada: Lisboa
    ** VENÂNCIO SOARES BATISTA
    Casado/a com GUILHERMINA MARQUES PEDRAIRES BATISTA

    O que é isto de sujeito passivo e activo??

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: AninhasMatheusOlá,
    Tenho uma certidão permanente gostava que alguem me explicasse a leitura da mesma.
    Tenho dificuldade em perceber as várias sucessões a quem pertence.

    AP. 1 de 1961/02/22 - Aquisição
    CAUSA : Partilha
    QUOTA ADQUIRIDA: 1/3
    SUJEITO(S) ATIVO(S):
    SUJEITO(S) PASSIVO(S):
    ** TERESA DA CONCEIÇÃO BATISTA LIMA
    Casado/a com ANTÓNIO AFONSO PEDROSO DE LIMA
    Morada: Cabeço da Chapinheira
    Localidade: Arganil
    ** ANTÓNIO AFONSO PEDROSO DE LIMA
    ** MANUEL SOARES BATISTA
    Viúvo(a)
    Morada: Cabeço da Chapinheira
    Localidade: Arganil
    ** ANTÓNIO SOARES BATISTA E MULHER MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES BATISTA
    Morada: Lisboa
    ** VENÂNCIO SOARES BATISTA
    Casado/a com GUILHERMINA MARQUES PEDRAIRES BATISTA

    O que é isto de sujeito passivo e activo??

    Obrigado


    Essa inscrição está incompleta.
    A posição do sujeito depende do direito a inscrever. Tipicamente o activo recebe e o passivo concede.
    Quer partilhar o código da certidão e as suas dúvidas em concreto?
    • imo
    • 19 julho 2023

     # 3

    Colocado por: AninhasMatheusSUJEITO(S) ATIVO(S):
    SUJEITO(S) PASSIVO(S):

    Nao faz sentido aparecerem nesta posição
  3.  # 4

    Provavelmente fez mal o copy paste.
  4.  # 5

  5.  # 6

    Ponto 1: não é uma certidão permanente predial mas sim uma certidão do registo predial (já pode estar desactualizada)
    Ponto 2: quais são as suas dúvidas em concreto?
  6.  # 7

    Eu pedi a certidão permanente exatamente por essa ser antiga e mantem-se td igual.
    teresa e António são sujeitos ativos significa que ficaram por partilha as partes das outras três pessoas que aparecem como passivas ?
  7.  # 8

    Colocado por: AninhasMatheusEu pedi a certidão permanente exatamente por essa ser antiga e mantem-se td igual.
    teresa e António são sujeitos ativos significa que ficaram por partilha as partes das outras três pessoas que aparecem como passivas ?

    O que aquele registo, melhor inscrição quer dizer, é que Teresa e António (a inscrição está incompleta mas, pela data da Apresentação, presumo que fossem casados em comunhão geral de bens) ficaram titulares da quota de um terço daquele prédio, terço esse que foi adquirido aos anteriores titulares (Manuel, António e Venâncio), por partilha.

    Essa partilha pode ser a partilha de um quota de compropriedade.

    Meses depois, a Margarida (e mais alguém??) adquiriu uma quota de um terço (que pode ser outra quota ou até pode ser a quota anteriormente adquirida pelo António e pela Teresa, não sabemos só pela 1 página).
    Mas se diz que tem uma certidão predial permanente em que a inscrição da Ap1 aparece igual, então a Margarida terá adquirido outra quota de 1/3 que não a adquirida pelo António e Teresa (caso diverso, essa inscrição já não devia aparecer).

    Muito obrigado😉
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  8.  # 9

    o que essa certidão no meu entender quer dizer é:

    a Teresa Conceição e o António Afonso ( sujeitos ativos) adquiriram num processo de partilha, 1/3 do bem ao Manuel Soares ao António Soares e ao Venâncio Soares ( sujeitos passivos)

    e depois (ai não compreendo ou não sei porquê)
    vem a Margarida Ferreira de Albuquerque ( sujeito ativo) adquirir 1/3 do mesmo bem.
  9.  # 10

    Colocado por: marco1o que essa certidão no meu entender quer dizer é:

    a Teresa Conceição e o António Afonso ( sujeitos ativos) adquiriram num processo de partilha, 1/3 do bem ao Manuel Soares ao António Soares e ao Venâncio Soares ( sujeitos passivos)

    e depois (ai não compreendo ou não sei porquê)
    vem a Margarida Ferreira de Albuquerque ( sujeito ativo) adquirir 1/3 do mesmo bem.


    Isso não tem dificuldade nenhuma em perceber (1/3 x 3 = um todo)
    Aliás, mesmo assim ainda falta 1/3 de deverá vir nas páginas seguintes
  10.  # 11

    Colocado por: marco1processo de partilha


    Não tem de ser um processo de partilha. Pode ser troca de posições ou até a divisão de um bem (em quotas) que estava anteriormente em quota sem determinação de parte ou de direito
  11.  # 12

    Vou colocar toda a certidão será mais fácil,a teresa e António Afonso são meus bisavós, isto para mim é uma confusão de entrar e saída de pessoas, por morte do meu pai que aparece mais á frente António Mateus foram feitas as partilhas as finanças agora vieram me pedir uma certidão permanente pois os nomes na caderneta predial não são os mesmos que aqui estão exceptos os meus pais que tb compraram partes que é o ultimo ponto que aparece por aquisição em 1999.
    Nunca me apercebi que n era os mm e a notária que fez a escritura de partilhas n verifica?
    Obrigada pela ajuda
 
0.0132 seg. NEW