Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    A minha cobertura não funciona com a dita platibanda "normal". As palas funcionam numa viga invertida, e não ao nível da laje, pelo que a cobertura em si está como que afundada, e a platibanda estende-se para as palas das varandas.

A questão é como impermeabilizar isto da melhor forma? E não dando para colocar os rufos normais, o que devo colocar?

Já estou a questionar os projetistas, mas é algo que o empreiteiro e o próprio fiscalista dizem que não é costume encontrar, pelo que gostaria de ouvir outras opiniões. Eles próprios estão com dúvidas.

Espero que esta foto ajude a perceber. As palas estão em 3 frentes, direita, cima e baixo (metade).
      cobertura.jpg
  2.  # 2

Pois, os projetistas deviam ter pensado nisso, pendente pera dentro e tela liquida?
  3.  # 3

Colocado por: LightboltzA questão é como impermeabilizar isto da melhor forma
    isso nao está no projecto?? acho estranho não estar.

Colocado por: LightboltzEles próprios estão com dúvidas.
    não acredito, não querem é a responsabilidade de correr mal talvez
  4.  # 4

Têm razão, já recebi resposta. Estava no final das peças desenhadas da arquitetura.

Está previsto colocar tela na pala toda.

Mas uma dúvida, estando o pendente para fora, e sendo o Rufo em "L", a água que escorre para fora não vai ter tendência para entrar entro o rufo e a tela? Neste caso não fazia mais sentido o pendente para dentro, e tirar a agua pelos tubos de queda?
      pala.jpg
  5.  # 5

a solução é mais do que vista e não tem nada de especial, atenção a dois pontos, na ponta da laje deverá ter uma chapa quinada com pingadeira onde a tela vai rematar, senão vai ficar com a testa da consola toda suja de escorridos. A tela deverá ser uma polyxis ou equivalente com acabamento em xisto, que depois de aplicada poderá pintar diretamente de branco.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lightboltz
  6.  # 6

Colocado por: riscosa solução é mais do que vista e não tem nada de especial, atenção a dois pontos, na ponta da laje deverá ter uma chapa quinada com pingadeira onde a tela vai rematar, senão vai ficar com a testa da consola toda suja de escorridos. A tela deverá ser uma polyxis ou equivalente com acabamento em xisto, que depois de aplicada poderá pintar diretamente de branco.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Riscos, que tinta recomenda para pintar a tela?
  7.  # 7

Colocado por: chris50dd

Riscos, que tinta recomenda para pintar a tela?

Ja fiz essa solução com CIN NOVAQUA HD e passado 5 anos continua nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chris50dd
    • paulos
    • 20 julho 2023 editado

# 8

Isso não vai ter isolamento térmico? Não o vejo aí no boneco. Ou é o que está por baixo?
  8.  # 9

Vai ter isolamento térmico na cobertura em si. Olhando para este desenho, o isolamento vai funcionar na parte "afundada". Depois a tela vai estar em cima do isolamento e também das palas. As palas em si não têm isolamento térmico.

Acho que não se justifica estar a colocar isolamento térmico em cima das palas, ou estou a pensar errado?

Do lado esquerdo, em que não tem pala, o capoto vai dobrar por cima da platibanda, que deste lado é como uma platibanda dita normal.
      cobertura2.jpg
  9.  # 10

Aproveito este tópico para fazer uma questão.

Alguns arquitetos estão a seguir a abordagem de impermeabilizar o topo da platibanda sem colocar rufos, isto é, colocam o muro com pendente, dobram a tela e fazem uma pequena pingadeira (não sei se é este o termo certo).

Segundo o arquiteto resolve o problema dos escorridos nas junções dos rufos. Qual a desvantagem desta solução?

Conhecem casas com esta abordagem? Qual o estado da platibanda e muro ao fim de alguns anos?

Ainda não abordei este tema com o arquiteto, mas gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado

0.0125 seg. NEW