Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Tenho um ar condicionado doméstico Haier multi-split com três unidades interiores, todas ligadas à mesma unidade exterior. Não sei quando foi instalado (já cá estava quando comprei o apartamento), mas de acordo com as etiquetas a data de fabrico das unidades é 2018 - portanto não é assim tão antigo. Não tenho facturas, portanto não sei quando foi comprado ou instalado.

Agora uma das unidades interiores avariou-se, mostrando um erro "E7". Pelo que vi na net é preciso substituir a placa, e chamei cá um técnico de reparação para orçamentar. Recebi agora o orçamento, e... é bem mais do que esperava.

Paguei €40 pela deslocação para diagnosticar o problema, e agora orçamentou a reparação:

* placa 230.00 €
    * mão de obra 180.00 €
    * imposto 95.00 €
    * Total 505.00 €

Isto para substituir a placa numa única unidade interior - as outras duas unidades interiores, bem como a unidade exterior, não serão tocadas.

Comprando a placa directamente do site oficial indicado pela Haier para peças sobresselentes fica a €75+IVA, dando uma margem de lucro de €155 só na peça (assumindo que ele a compra por esse preço). Mas não sei se é só mesmo essa placa que é precisa, ou mais peças.

Quando ele cá esteve não me inspirou grande confiança, portanto estou na dúvida quanto a estes valores... Quer o preço da placa quer o custo da mão de obra me parecem excessivos, principalmente sendo valores sem IVA. A isto acrescem os €40 de diagnóstico, portanto €545 no total. E o valor total é cerca do dobro da estimativa por alto que ele fez quando cá esteve - tinha-me dito que provavelmente ficaria à volta de 200 e tal, mas que teria de confirmar o preço da placa.

Mas também é a primeira vez que estou a passar por isto e não tenho outros pontos de referência, portanto se calhar é mesmo isto que custa e pronto. Contactei outras empresas mas (compreensivelmente) até agora todas disseram que teriam de fazer o seu próprio diagnóstico, com o custo respectivo.

Portanto antes de arriscar gastar ainda mais dinheiro com outra empresa, pensei em perguntar aqui. Para quem já teve problemas parecidos e teve de substituir a placa, o custo total ficou por volta de que valores?

Obrigado!
  2.  # 2

Resumindo, essa reparação é tanto ou mais cara que uma unidade interior nova :S
  3.  # 3

Colocado por: R3volutionResumindo, essa reparação é tanto ou mais cara que uma unidade interior nova :S

Partindo do princípio que a unidade interior nova é compatível com a exterior antiga.
    • zed
    • 20 julho 2023

# 4

Paguei recentemente 140 por diagnóstico (2h de trabalho) e 340 pela substituição de uns sensores na unidade exterior. Aparelho LG com mais de 10 anos.
  4.  # 5

Colocado por: Varejote

Partindo do princípio que a unidade interior nova é compatível com a exterior antiga.

Entende por "antiga", uma máquina com 5 anos?!
  5.  # 6

Colocado por: R3volution

Entende por "antiga", uma máquina com 5 anos?!

Tenho um cliente com uns LG instalados em 2017, um avariou, vai levar novo porque já não há peças de substituição, confirmado pela LG.

Kaysun e essas chinocas que andam por aí agora, com mais de 6 anos também já não deve ser fácil arranjar material de reposição, Midea julgo que com 6, 7 anos ainda se arranja.
  6.  # 7

não é usual existirem peças para essas maquinas, tenho conhecimento de casos em que trocaram a maquina em garantia por inexistência de peças.
  7.  # 8

Estranho essas situações de inexistência de peças em máquinas com relativo pouco tempo de utilização.
    Sempre pensei que fosse obrigatório, mesmo fora de garantia, de peças desde a data da última fabricação pelo prazo mínimo de 10 anos.
    Hoje em dia quais são as condições ou como funciona?
  8.  # 9

Por isso também existe diferença de preço das Mitsubishi Electric, Daikin etc., para as chinocas clones baratas com fichas técnicas ao nível das boas.

O pior é quando avariam.
  9.  # 10

Também há equipamentos de marcas diferentes que por vezes partilham componentes. Mas se tem outro e o técnico disse que era da placa faça a troca entre eles e logo vê.
    • Iko
    • 21 julho 2023

# 11

Colocado por: Varejote

Tenho um cliente com uns LG instalados em 2017, um avariou, vai levar novo porque já não há peças de substituição, confirmado pela LG.

Kaysun e essas chinocas que andam por aí agora, com mais de 6 anos também já não deve ser fácil arranjar material de reposição, Midea julgo que com 6, 7 anos ainda se arranja.

A Lei obriga que existam peças para pelo me 15 anos após o fabrico. Por isso acho que seja treta da LG.
    • Iko
    • 21 julho 2023

# 12

Ainda o fim de semana reparei eu mesmo os meus AC Samsung, até existe um post meu sobre isso a pedir ajuda, então meti maos a obra. O que não falta e ajuda ano YOUTUBE... Pior não ficA, não se perde nada a tentar!
  10.  # 13

Colocado por: IkoA Lei obriga que existam peças para pelo me 15 anos após o fabrico
    pode informar qual é este decreto lei que menciona isso???
  11.  # 14

Colocado por: jorgealvespode informar qual é este decreto lei que menciona isso???

Está no mesmo que alterou a garantia de 2 pata 3 anos.
    Não são 15 anos, são 10.

Decreto-Lei n.º 84/2021
    • Iko
    • 22 julho 2023

# 15

Por acaso estava mesmo convencido que eram 15 anos... mas lá está já só fazem as coisas para durarem 5 a 10 anos máximo.
    O que em equipamentos muito caros acho uma estupidez. Um gajo gasta 5000€ num AC, ou numa bomba de calor e é só para durar 5 a 10 anos?
  12.  # 16

Comprar AC's baratos no Leroy ou Brico Depot e esperar que durem 10 anos ou ao final de 10 anos ter uma avaria e irem lá pedir peças de substituição, acho que é um ato de fé.

Já agora, tenho clientes em lojas e escritórios com AC's Mitsubishi Electric e Daikin com 20 anos a funcionar sem problemas é só fazer manutenção, ainda funcionam a R22.
  13.  # 17

Os meus são Aire+ e nunca me deram problemas
  14.  # 18

Colocado por: Reduto25Os meus são Aire+ e nunca me deram problemas

Quantos anos têm? Quando avariar provavelmente compra outro/s.

Os AC's que falo, trabalham praticamente todos os dias o ano inteiro de manhã à noite.

Num outro imóvel tenho um AC monosplit Sanyline(Sanyo) instalado em 1999 e ainda funciona, naturalmente tem um uso residencial.
  15.  # 19

tenho maquinas que afim de 20 anos ainda se encontram peças para as mesmas, mas não são maquinas "do chinês".
    Concordam com este comentário: Varejote
  16.  # 20

aqui ha uns anos fiz uma instalação complexa que o cliente comprou as maquinas, acho que ainda hoje não conseguirma por aquilo a trabalhar, foi a ultima vez que acedi montar maquinas que não vendi.

0.0183 seg. NEW