Iniciar sessão ou registar-se
    • Iko
    • 22 julho 2023 editado

     # 1

    Colocado por: jorgealvesaqui ha uns anos fiz uma instalação complexa que o cliente comprou as maquinas, acho que ainda hoje não conseguirma por aquilo a trabalhar, foi a ultima vez que acedi montar maquinas que não vendi.


    É se forem Mitsubishi não aceita montar na mesma?
  1.  # 2

    Mas atualmente não se compra as máquinas e depois pede a alguém para instalar, no momento da compra já tem de indicar quem é o instalador certificado.

    Eu nunca iria comprar as máquinas e depois pedir a alguém para instalar, quando dá problemas é o jogo do empurra.

    Ainda no mês passado instalei Mitsubishi MSZ-AY (2 multi, 7 interiores) o instalador forneceu e instalou e até já tinha feito a pré-instalação, portanto chave na mão, algum problema só telefono para uma entidade.
  2.  # 3

    Não aplico equipamentos que não venda
    Concordam com este comentário: bettencourt, pkasa
  3.  # 4

    Atenção que o decreto lei que apresentam é para consumidor final.

    Por esse motivo por vezes mais vale ficar com fatura de consumidor final do que empresa.

    São 3 anos de garantia, se bem que o 3 ano não é tão fácil de aplicar como os primeiros 2.

    Cada reparação efetuada em garantia, para reparação de defeitos de fabrico, (não são manutenções), têm um acréscimo de 6 meses de garantia ao equipamento completo, com o limite de 4 reparações.

    Disponibilidade de peças durante 10 anos.

    Daí a importância de ter as faturas de compra e relatórios técnicos das intervenções efetuadas em garantia durante esse tempo.

    Por fim novamente em caso de utilizador doméstico nas reparações de ar condicionado a taxa de iva está neste momento a 6%, peças e mão de obra.
  4.  # 5

    Colocado por: oliveira99reparações de ar condicionado a taxa de iva está neste momento a 6%, peças e mão de obra.
    o AC não é considerado um eletrodoméstico pelo que a taxa de IVA nas assistências é de 23%.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  5.  # 6

    Colocado por: oliveira99Cada reparação efetuada em garantia, para reparação de defeitos de fabrico, (não são manutenções), têm um acréscimo de 6 meses de garantia ao equipamento completo, com o limite de 4 reparações.
    isto somente é válido para eletrodomésticos coisa que uma BC e um AC não são, no entanto já existem fabricantes e instaladores a oferecerem 5 anos de garantia integral incluindo manutenção.
  6.  # 7

    Colocado por: gatopardoViva!

    Tenho um ar condicionado doméstico Haier multi-split com três unidades interiores, todas ligadas à mesma unidade exterior. Não sei quando foi instalado (já cá estava quando comprei o apartamento), mas de acordo com as etiquetas a data de fabrico das unidades é 2018 - portanto não é assim tão antigo. Não tenho facturas, portanto não sei quando foi comprado ou instalado.

    Agora uma das unidades interiores avariou-se, mostrando um erro "E7". Pelo que vi na net é preciso substituir a placa, e chamei cá um técnico de reparação para orçamentar. Recebi agora o orçamento, e... é bem mais do que esperava.

    Paguei €40 pela deslocação para diagnosticar o problema, e agora orçamentou a reparação:

    * placa 230.00 €
    * mão de obra 180.00 €
    * imposto 95.00 €
    * Total 505.00 €

    Isto para substituir a placa numa única unidade interior - as outras duas unidades interiores, bem como a unidade exterior, não serão tocadas.

    Comprando a placa directamente do site oficial indicado pela Haier para peças sobresselentes fica a €75+IVA, dando uma margem de lucro de €155 só na peça (assumindo que ele a compra por esse preço). Mas não sei se é só mesmo essa placa que é precisa, ou mais peças.

    Quando ele cá esteve não me inspirou grande confiança, portanto estou na dúvida quanto a estes valores... Quer o preço da placa quer o custo da mão de obra me parecem excessivos, principalmente sendo valores sem IVA. A isto acrescem os €40 de diagnóstico, portanto €545 no total. E o valor total é cerca do dobro da estimativa por alto que ele fez quando cá esteve - tinha-me dito que provavelmente ficaria à volta de 200 e tal, mas que teria de confirmar o preço da placa.

    Mas também é a primeira vez que estou a passar por isto e não tenho outros pontos de referência, portanto se calhar é mesmo isto que custa e pronto. Contactei outras empresas mas (compreensivelmente) até agora todas disseram que teriam de fazer o seu próprio diagnóstico, com o custo respectivo.

    Portanto antes de arriscar gastar ainda mais dinheiro com outra empresa, pensei em perguntar aqui. Para quem já teve problemas parecidos e teve de substituir a placa, o custo total ficou por volta de que valores?

    Obrigado!

    O preço das placas por norma são caras, dependendo do estado do equipamento, consumos e fiabilidade registada nos últimos anos irão indicar se vale a pena ou de investir um pouco mais e ficar com sistema atual com garantia.
  7.  # 8

    A intenção do legislador, infelizmente paramos instaladores, ao implicar no aumento do prazo de garantia é de exigir às marcas equipamentos no mercado com maior fiabilidade.
    Hoje em dia, na grande maioria das vezes, as vezes por uma simples avaria, compensa substituir o equipamento.
    Exemplo de frigoríficos ou mesmo MLR, para deslocação do diagnóstico sao 60€ + peças e acessórios 100€ + nova deslocai?! com o preço de mercado em estado novo e com garantia de 3 anos por 250€ mais vale. Novo investimento .

    Embora exista a suposta reciclável dos equipamentos, uma grande parte ainda advém de matéria prima inicial proveniente da natureza contribuindo para exploração massificada e também na parte comercial de cada empresa.
  8.  # 9

    Colocado por: jorgealveso AC não é considerado um eletrodoméstico pelo que a taxa de IVA nas assistências é de 23%.


    Não querendo duvidar do que apresenta uma vez que a minha área profissional nem é de Ar condicionado nem contabilidade. Penso que a lei inicial era tão vaga que durante este tempo têm existido diversos esclarecimentos por parte da AT. Um deles fala em específico dos A/C sempre em ambiente doméstico, 20-4603 lista I verba 2.36, não sei se existiu outro esclarecimento que anulou o que estou a agora a falar.
  9.  # 10

    tenho 2 ACs enormes da Samsung também avariados possivelmente devido à placa e parece que vou ter que mandar tudo para o lixo.
    Depois vem os cromos da proteção ambiental... Deviam era multas estas companhias em milhões por tal pratica!
  10.  # 11

    Colocado por: sergiosmvcmultas estas companhias em milhões por tal pratica!
    mais simples, prático e funcional seria os clientes finais não comprarem produtos de marca de baixa qualidade mas o que se verifica é exactamente o oposto, o reles tem sempre venda garantida....
  11.  # 12

    Eu na outra casa que vendi coloquei AC da LG mas se soubesse essa questão não colocaria...

    Mas é mesmo como falam: Mitsubishi, daikin e outras marcas japonesas esta questão da falta de peças em tão pouco tempo já não acontece?
  12.  # 13

    Existe legislação comunitária que obriga a existência de peças até 10 anos após o terminais de produção existem marcas que cumprem sendo inclusive fácil encontrará peças para máquinas com 20 anos a preços simpáticos e depois existem marcas que pura e simplesmente não tem e outras ainda que praticam valores mais altos que máquinas novas.

    Nas marcas chinesas de linha branca é muito frequente nem existirem peças em garantia.
  13.  # 14

    Colocado por: sergiosmvctenho 2 ACs enormes da Samsung também avariados possivelmente devido à placa e parece que vou ter que mandar tudo para o lixo.
    Depois vem os cromos da proteção ambiental... Deviam era multas estas companhias em milhões por tal pratica!
    Caso a data de compra seja inferior a 5 anos e comprado a título particular, obrigue a marca a oferecer uma solução. Desde janeiro de 2022 passa a ser 10 anos. Daí sempre dizer que quem compra produtos Samsung a título particular têm que guardar as faturas.
 
0.0198 seg. NEW