Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Joao Dias
    Concordo em absoluto. E tudo seria mais fácil se os clientes fossem os primeiros a dar-se ao respeito. Quando se usam soluções que “qualquer um aplica” retiram imediatamente da equação a necessidade de contratar um pró a sério.
    Muitos de vocês julgam que eu escrevo o que escrevo só porque sim ou para chatear. Já uma vez disse aqui a alguém que costuma ser um dos meus haters de estimação que se passasse um dia de reuniões comigo e ouvisse os relatos dos DO entalados, mudava radicalmente a opinião que tinha sobre a minha pessoa.
    Era muito bom para muitos de vós, terem noção do que é a verdadeira realidade de muitas das pessoas que enveredaram por estas soluções.
    Quem quiser andar comigo um dia em reuniões de SOS, é bem vindo…

Já agora, acompanha a obra antes da aplicação do material, no sentido de ter a preparação necessária ou é o João que faz a preparação? O que costuma fazer antes da aplicação do soalho?
  2.  # 42

Para não haver o jogo do empurra, o melhor é comprar o vinílico/ laminado já com aplicação incluída.

Ter seguro de obras e montagens também ajuda. Não está em condições, aciona o seguro e a seguradora que se entenda com o fabricante/ aplicador do chão ...
    • Faja
    • 23 julho 2023

# 43

Colocado por: FabioCaseiro

E visualmente os emigrantes têm olho para destinguir uma casa de banho que levou 6k em material de uma que leve 1k?

Acha que qualquer pessoa nao consegue distinguir um duche da grohe de 500€ de um qualquer do leroy que custe 50€?
  3.  # 44

Colocado por: DR1982Então se fossem para soluções mais complexas pior seria, não?
    O DO que contrata a aplicação de um laminado ou vinil ou o que seja de 10€m2 supostamente deveria ficar com o trabalho bem feito dentro das possibilidades do material em questão.
    É natural o flutuante ranger por todo o lado?
    Não, então o que está em causa é um defeito do material ou má aplicação/preparação da base e como tal deve ser reparado quer pelo empreiteiro ou pelo aplicador.

Ou quando se compra algo na loja do chinês não ha garantia?

Isto é muito mais complexo do que parece. Estás num mercado de bota pra lá intenso. Vocês nem sonham o que anda por ai.
    Eu comecei a falar de preparações de base aqui no fórum em 2019. Rapidamente, cada vez que se discutia “preços” apareciam logo DO’S a dizer que aquilo não tinha nada que saber.
    A realidade é que uma preparação de base bem feita, é bem mais cara que o raio do laminado logo, quando é feita, é completamente aldrabada e só lá está a fazer figura.
    Aliás, estou a tentar resolver um caso destes para uma nova cliente onde a preparação de base que foi feita, no mínimo é surreal. Já deitaram autonivelante três vezes e a coisa só piora. Mas tendo sido cobrado literalmente 1/3 do que deveria ter sido, nada mais normal.
    E aqui a culpa não é do cliente de certeza, é do profissional pois tem medo de cobrar o que deve com receio de incrementar em demasia o valor da obra e como consequência perder o trabalho para outra equipa mais barata.
    É este jogo de ideias que eu condeno e que gostava de ver mudar, embora saiba que, nunca acontecerá.
    É por isso que nós somos o que somos. Orçamentamos o que tem de ser e ganhamos as obras que temos de ganhar. Orçamentamos excelência e entregamos em conformidade.
    A carteira do cliente não é um problema meu. A mim o que me interessa é entregar sempre o melhor resultado possível em cada projecto e garantir que técnica e estéticamente, ninguém consiga fazer melhor. Podem fazer igual, mas melhor não.
    Assim se cria um portfólio e assim se cria uma reputação imaculada no mercado.
    Ninguém vem ter connosco pelo preço. Quem nos chega, chega pela qualidade e vontade de ter o melhor possível dentro das suas possibilidades.
    Nunca tivemos um cliente a dar o seu dinheiro como mal empregue. E isso para nós é algo que nos orgulha imenso
    Muita gente aqui pode não gostar de mim ou da forma como escrevo, mas uma coisa é certa, mais de duas centenas de clientes aqui do fórum depois, ainda não vi nenhum arrependido e poucos foram os que não nos arranjaram mais obras pelo passa a palavra.
    Isto só se consegue se não se tiver medo de orçamentar o que tem de ser para chegar ao fim com a total certeza de que jamais, receberemos uma chamada do cliente para um “call back” causado por nós.
    Resumindo, é complexo, muito complexo. Muito mais que o que se julga…
  4.  # 45

Colocado por: FabioCaseiro

Já agora, acompanha a obra antes da aplicação do material, no sentido de ter a preparação necessária ou é o João que faz a preparação? O que costuma fazer antes da aplicação do soalho?

Somos nós que fazemos tudo do principio ao fim. Não confio a preparação de base a nenhuma equipa externa.
    A semana passada por exemplo, foi uma semana atípica na nossa Empresa. 5 dias, 5 preparações de base para 5 obras diferentes que iremos iniciar. Mais de 10 toneladas de autonivelante aplicado em 5 dias, do Algarve ao Norte do Pais, é obra.
    Quem nos segue nas redes sociais consegue ver o que fazemos e como fazemos…
  5.  # 46

Colocado por: RUIOLIPara não haver o jogo do empurra, o melhor é comprar o vinílico/ laminado já com aplicação incluída.

Em teoria resulta, na prática, em imensos casos onde já intervi, serve de zero. Se as partes não se entenderem, pode tirar o cavalo da chuva que lhe resolvam o problema.
    Aliás, este tipo de situações já foram aqui relatadas por imensos DO lesados.
    A única forma de garantir uma total ausência de problemas é contratar profissionais qualificados e com provas dadas, para que esses mesmo problemas, nunca venham a acontecer.
    E disto, já não tenho eu dúvidas nenhumas!!
  6.  # 47

Se a betonilha estiver mal feita com diferenças de 20mm, como fazem para corrigir uma vez que o autonivelante só corrige cerca de 5mm.

Como não fazem betonilha, deduzo que com o autonivelante apenas atenue as diferenças de nivelamento.
  7.  # 48

Colocado por: Joao DiasE aqui a culpa não é do cliente de certeza, é do profissional pois tem medo de cobrar o que deve com receio de incrementar em demasia o valor da obra e como consequência perder o trabalho para outra equipa mais barata.
    É este jogo de ideias que eu condeno e que gostava de ver mudar,
    Mas é isto que eu defendo sempre.
    O profissional deve pedir o que acha necessário para realizar um bom trabalho, não suporto quando mesmo por aqui pelo fórum que o DO tem o que merece porque foi ao barato, quer seja em projetos, PRH, caixilharia, soalho ou o que quer que seja…
    Mas alguém pede preço e pede um trabalho com defeito?
    Ou tem de se tirar um curso para todas as áreas para conseguir decidir?
    O DO pede orçamento e o profissional sério apresebta o valor que entende para a correta realização dos teabalhos quer seja soalho ou plástico, PRH ou um aquecedor a óleo, caso não fique bem a culpa é apenas do profissional.
    Concordam com este comentário: lpetinga, RUIOLI
  8.  # 49

Colocado por: Faja

Acha que qualquer pessoa nao consegue distinguir um duche da grohe de 500€ de um qualquer do leroy que custe 50€?

Estamos a falar de coisas diferentes. Para mim é um acessório
  9.  # 50

Colocado por: VarejoteSe a betonilha estiver mal feita com diferenças de 20mm, como fazem para corrigir uma vez que o autonivelante só corrige cerca de 5mm.

Como não fazem betonilha, deduzo que com o autonivelante apenas atenue as diferenças de nivelamento.

Não tenho limite de espessura para correção com autonivelante.
    É a diferença entre ter formação especifica e trabalhar com as melhores marcas e estar limitado ao que o mercado vulgarmente conhece.
    Isto tem muito mais que se lhe diga do que aquilo que parece. Infelizmente, muitos de vós só percebem isso quando têm de me ligar aflitos... Já aconteceu umas quantas vezes...
  10.  # 51

Em teoria resulta, na prática, em imensos casos onde já intervi, serve de zero. Se as partes não se entenderem, pode tirar o cavalo da chuva que lhe resolvam o problema.
    Aliás, este tipo de situações já foram aqui relatadas por imensos DO lesados.
    A única forma de garantir uma total ausência de problemas é contratar profissionais qualificados e com provas dadas, para que esses mesmo problemas, nunca venham a acontecer.
    E disto, já não tenho eu dúvidas nenhumas!!

Na prática também, o seguro que me pague a reparação e que se entenda com quem vendeu/ aplicou...
  11.  # 52

Não tenho limite de espessura para correção com autonivelante.
    É a diferença entre ter formação especifica e trabalhar com as melhores marcas e estar limitado ao que o mercado vulgarmente conhece.
    Isto tem muito mais que se lhe diga do que aquilo que parece. Infelizmente, muitos de vós só percebem isso quando têm de me ligar aflitos... Já aconteceu umas quantas vezes...

Vejo muitos a falar do autonivelante para corrigir desnivelamentos com espessura abaixo de 5mm, quando não é menos e isso apenas atenua, não nivela.
  12.  # 53

Colocado por: DR1982Mas é isto que eu defendo sempre.
    O profissional deve pedir o que acha necessário para realizar um bom trabalho, não suporto quando mesmo por aqui pelo fórum que o DO tem o que merece porque foi ao barato, quer seja em projetos, PRH, caixilharia, soalho ou o que quer que seja…
    Mas alguém pede preço e pede um trabalho com defeito?
    Ou tem de se tirar um curso para todas as áreas para conseguir decidir?
    O DO pede orçamento e o profissional sério apresebta o valor que entende para a correta realização dos teabalhos quer seja soalho ou plástico, PRH ou um aquecedor a óleo, caso não fique bem a culpa é apenas do profissional.
    Concordam com este comentário:lpetinga

Tretas pá, os clientes é que causaram isto ao permitir a inclusão no mercado de uma data de sapateiros que percebem tanto disto como eu de lagares de azeite. Isto é cíclico, na crise de 2008 andaram a espremer o pessoal até ao tutano durante 5/6 anos e o que conseguiram com isso foi uma entrada descontrolada no mercado de um sem número de artistas que nem têm o menor pudor em fazer trabalhos de merd@ desde que ganhem os trabalhos. Aliado ao facto de quase ninguém querer pagar o sacana do IVA, é mesmo a cereja no topo do bolo. Zero controle, zero despesas, biscate total. Têm o que pagam.
    Comecem a solicitar aos profissionais que contratam os IES dos anos passados, os comprovativos de seguros de acidentes de trabalho, as declarações de não divida ás finanças e á segurança social, os alvarás ou certificados do Impic, etc, etc e vais ver que arrebentas com 99% dos orçamentos que recebes!!
    Sabes o que é que é mais triste nisto tudo, é que depois de falar com um sem número de colegas da área, cheguei á conclusão que a grande maioria não sabe fazer contas. Aliás, nem sequer sabem qual é o real custo operacional da Empresa que gerem. Gostava de perceber como é que um gajo destes consegue fazer um orçamento. A maioria não evolui desde os anos 90 e não é porque não se matam a trabalhar, é porque simplesmente não conseguem com os preços esmagados com que trabalham.
    Isto mudou radicalmente, o tempo em que se trabalhava para a mini e o maço de tabaco já lá vai.
    Hoje em dia, quem não pensar dois ou três anos á frente só por milagre é que se safa tal não é a carga fiscal que nos é imposta.
    Tu só consegues ter um trabalho de jeito se o profissional estiver a trabalhar com vontade e á vontade. Um tipo que esteja a trabalhar com tudo espremido, assim que a coisa der para o torto, começa logo a roer na qualidade. Mas isto é certinho. Ninguém trabalha para aquecer.
    Resumindo, percebo o que queres dizer, mas, a não ser que contrates equipas com provas dadas e que de facto tenham uma reputação a defender, podes esperar sentado.
  13.  # 54

Colocado por: Varejote

Vejo muitos a falar do autonivelante para corrigir desnivelamentos com espessura abaixo de 5mm, quando não é menos e isso apenas atenua, não nivela.

Nesses muitos eu não estou seguramente incluido. Se bem que é certo que, na esmagadora maioria dos casos, 5mm é suficiente para nivelar uma betonilha empenada.
    Em caso extremos, de betonilhas muito antigas por exemplo, será necessário bem mais.
    Ainda esta passada Quinta-Feira nivelámos cerca de 20mm...
    Concordam com este comentário: Varejote
  14.  # 55

Colocado por: RUIOLI

Na prática também, o seguro que me pague a reparação e que se entenda com quem vendeu/ aplicou...

Sim, tenho dois clientes á espera desse entendimento desde 2020...
    • RUIOLI
    • 23 julho 2023 editado

# 56

Sim, tenho dois clientes á espera desse entendimento desde 2020...

O cliente é que está a espera? Com seguro de obras e montagens (para aquela obra específica)? Não é seguro de responsabilidade civil da empresa...
  15.  # 57

Colocado por: Joao DiasResumindo, percebo o que queres dizer, mas, a não ser que contrates equipas com provas dadas e que de facto tenham uma reputação a defender, podes esperar sentado.
    Mas isso sei eu, sei que na realidade se a coisa der para o torto, quem se lixa é o DO.
    É como te disse antes, contratando empresas com provas dadas em todas as especialidades e tal, é a tal situação de casas acima dos 500k.
    Portanto, quem não quiser pagar tais valores ou arrisca em empresas com menor nome, ou vai para materiais mais fáceis de aplicar, como os flutuantes, ceramicas, AC, tanques de sanitas exteriores, bases de duche salientes, etc etc

Profissionais como vocês serão cada vez mais para elites, para outro tipo de carteiras, e não ha mal nenhum nisso.
  16.  # 58

Colocado por: DR1982
    Profissionais como vocês serão cada vez mais para elites, para outro tipo de carteiras, e não ha mal nenhum nisso.

Ou para quem quiser investir na qualidade. Se só trabalhasse para as elites, estava desgraçado.
    A maior parte do nosso trabalho é para pessoal "normalíssimo". Aliás, mal de ti se com a casa que vais fazer, não tivesses dinheiro para fazer um soalho connosco.
    O problema não está no nosso custo, está no facto de cada vez mais, e muito por causa das opções baratíssimas e de qualidade a condizer que existem no mercado, os DO acharem um escândalo cerca de 8% do orçamento da casa ser para uma das partes mais importantes da mesma.
    Tu nunca constróis a tua casa abaixo dos 280K e sabes bem que é verdade. Se gastares 20k num soalho aplicado por nós, na realidade da totalidade do orçamento gastaste nesta vertente entre 7% a 8% do orçamento total. Achas muito??
    Eu acho irrisório. O problema é que é difícil veres a realidade desta forma quando tens soluções onde nem 1% do orçamento total de uma casa gastas. Isto, numa das partes da casa que mais ajuda a definir o conforto e estética da mesma.
    Anda tudo doido, mas olha que não sou eu...
  17.  # 59

Colocado por: RUIOLI

O cliente é que está a espera? Com seguro de obras e montagens (para aquela obra específica)? Não é seguro de responsabilidade civil da empresa...

Sim, com seguro de obra pelo que me foi transmitido. Acho que em ambos os casos têm qualquer coisa a ver com algumas cláusulas em especifico.
    E tenho outro que me vai dar resposta algures para a semana porque já tem audiência marcada segundo parece.
  18.  # 60

O João que me desculpe mas 8% do valor total da obra para um soalho só se estivesse completamente fora de mim. Nada contra quem compra qualidade e técnicos acima da média mas é uma realidade que está desfasada com o nível de vida da grande maioria dos portugueses.
    Muitos como diz, fazem um esforço enorme, e muitos como eu penso fazem tanto esforço que depois não têm como pagar.
    O João é uma tripla ameaça, no bom sentido da palavra, profissional, trabalhador e tem o dom da palavra

0.0301 seg. NEW