Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Joao Diasos DO acharem um escândalo cerca de 8% do orçamento da casa ser para uma das partes mais importantes da mesma.

    Colocado por: Joao DiasEu acho irrisório.


    Enfim

    Conversa de vendedor.
    Concordam com este comentário: pkasa, desofiapedro
  2.  # 2

    Colocado por: Joao DiasSe gastares 20k num soalho aplicado por nós, na realidade da totalidade do orçamento gastaste nesta vertente entre 7% a 8% do orçamento total. Achas muito??
    Nao é achar muito, mas sabes perfeitamente que se aplicar um chinês de 190/1900 nos meus 160m2 gasto menos de metade disso, epa é igual? Nem preciso de responder pois não… é uma alternativa, um compromisso entre o laminado e o topo.
    Se for para um laminado são 20% do que falas…
    E se isto fosse apenas para uma especialidade, epa faz-se um esforço e tal, mas acontece o mesmo para PRH, para Caixilharia, etc etc…
    E mais 5k aqui, mais 10k ali e mais 15k ali…
    Concordam com este comentário: pguilherme, RUIOLI, desofiapedro
  3.  # 3

    Colocado por: Joao Dias
    Sim, com seguro de obra pelo que me foi transmitido. Acho que em ambos os casos têm qualquer coisa a ver com algumas cláusulas em especifico.
    E tenho outro que me vai dar resposta algures para a semana porque já tem audiência marcada segundo parece.


    Tem de contratar um mediador de seguros com provas dadas :)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 4

    Colocado por: Nostradamus


    Enfim

    Conversa de vendedor.

    Ai é, então faça lá o breakdown de uma construção de 280K para eu ver o seu equilíbrio.
    Assim ficamos a saber a posição de comprador para não ser só conversa de vendedor...
  5.  # 5

    Colocado por: RUIOLI

    Tem de contratar um mediador de seguros com provas dadas :)
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Olhe que a brincar a brincar também acho importante...
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982Nao é achar muito, mas sabes perfeitamente que se aplicar um chinês de 190/1900 nos meus 160m2 gasto menos de metade disso, epa é igual? Nem preciso de responder pois não… é uma alternativa, um compromisso entre o laminado e o topo.
    Se for para um laminado são 20% do que falas…
    E se isto fosse apenas para uma especialidade, epa faz-se um esforço e tal, mas acontece o mesmo para PRH, para Caixilharia, etc etc…
    E mais 5k aqui, mais 10k ali e mais 15k ali…

    Gastas? Não sei se gastas... Depende se te dá problemas ou não. E este meu querido, é que é o verdadeiro problema. Se correr bem és o maior, se correr mal, gastas mais do que o que gastarias comigo se feito de raiz.
    Infelizmente, já não são poucos os que deram de caras com esta realidade. E aqui não contabilizas algo que é impossível de contabilizar. O desgaste psicológico e a logística envolvida.
  7.  # 7

    Colocado por: Joao Dias
    Gastas? Não sei se gastas... Depende se te dá problemas ou não. E este meu querido, é que é o verdadeiro problema. Se correr bem és o maior, se correr mal, gastas mais do que o que gastarias comigo se feito de raiz.
    Infelizmente, já não são poucos os que deram de caras com esta realidade. E aqui não contabilizas algo que é impossível de contabilizar. O desgaste psicológico e a logística envolvida.
    Aqui sou obrigado a concordar contigo!
    O facto de poder entregar o que quer que seja e nem sequer pensar mais no assunto com a certeza de que realmente ficará bem feito também vale muito.

    Mas já agora, esse descanso psicologico custarme-ia perto de uns 80k para soalho, climatizacao, ventilação e caixilharia.
    Uma casita de bonecas João… vês o que te quero dizer…
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Aqui sou obrigado a concordar contigo!
    O facto de poder entregar o que quer que seja e nem sequer pensar mais no assunto com a certeza de que realmente ficará bem feito também vale muito.

    Mas já agora, esse descanso psicologico custarme-ia perto de uns 80k para soalho, climatizacao, ventilação e caixilharia.
    Uma casita de bonecas João… vês o que te quero dizer…

    Então quanto gastas "sem descanso"? Gosto sempre de ver e tentar aprender onde estão as diferenças...
  9.  # 9

    Colocado por: Joao DiasIsto é cíclico, na crise de 2008 andaram a espremer o pessoal até ao tutano durante 5/6 anos e o que conseguiram com isso foi uma entrada descontrolada no mercado de um sem número de artistas que nem têm o menor pudor em fazer trabalhos de merd@ desde que ganhem os trabalhos.

    Todos querem o menor custo para o mesmo retorno. Isto é, a melhor proposta de valor. Mesmo quando se compra o topo de gama.
    Isto não é, nem pode ser, um problema sistémico. É sim, um pilar fundamental da economia.
    Atenção que não estou a dizer que o preço é o único critério, mas é *um* critério. Se não fosse sequer um critério, isso jogaria nos dois sentidos.

    Na verdade, o dinheiro barato é que permitiu que as pessoas fossem empurradas a comprar acima das suas possibilidades e a pouca oferta, resultado das falências em catadupa de 2008, levou a aumentos espectaculares de preços e uma grande especulação (até aqui no fórum: "os preços subiram muito e ainda vão subir mais sem parar", "cada dia que passa é pior, avance já", etc)

    As pessoas não queriam pagar tanto, mas não tiveram hipotese.
    É como diz: é cíclico... e actualmente já entrámos na fase descendente do ciclo.

    Colocado por: DR1982Mas é isto que eu defendo sempre.
    O profissional deve pedir o que acha necessário para realizar um bom trabalho, não suporto quando mesmo por aqui pelo fórum que o DO tem o que merece porque foi ao barato, quer seja em projetos, PRH, caixilharia, soalho ou o que quer que seja…
    Mas alguém pede preço e pede um trabalho com defeito?
    Ou tem de se tirar um curso para todas as áreas para conseguir decidir?
    O DO pede orçamento e o profissional sério apresebta o valor que entende para a correta realização dos teabalhos quer seja soalho ou plástico, PRH ou um aquecedor a óleo, caso não fique bem a culpa é apenas do profissional.

    Sem dúvida!
    Ser mais barato não é justificação para não se realizar um bom trabalho e deixar a solução a funcionar como esperado para o material em questão.

    Como disseram, lá por se comprar um Dacia por ser mais barato, não é razão para o carro estar sempre a avariar e não conseguir realizar o seu propósito.
    É difícil levar a sério um conselho para deitar o Dacia fora e comprar um Porsche. Especialmente quando a pessoa escolheu uma solução mais barata, porque era à medida da sua carteira.
    Ora, se não é só para elites, o comum dos mortais também haverá de conseguir encontrar um chão funcional a uma preço que lhe seja suportável.

    Também já referiram e muito bem: tal como um livro de reclamações, só aqui aparecem os casos de problemas. Provavelmente para cada caso de flutuante/vinil/etc com problemas, devem haver milhares sem problemas. Eu por exemplo, nunca tive problemas com nenhum pavimento.
    Logo, não parece ser intelectualmente honesto que o problema dos flutuantes/vinilicos/etc seja da sua própria natureza e que é impossível ter um chão destes que não dê problemas.
  10.  # 10

    Colocado por: Joao DiasAi é, então faça lá o breakdown de uma construção de 280K para eu ver o seu equilíbrio.


    Eu não me posso colocar na pele de um DO para dizer o que é importante ou não para ele, ou onde deve distribuir 8 ou 10% do seu orçamento. O João tem capacidade de compreender isso? Já só faltou dizer para abdicar de sanitas ou climatização, porque o importante é haver dinheiro para o soalho da Fino.

    Se os tipos do estuque projectado, do capoto, dos tectos falsos, da cozinha e aí adiante, dissessem cada um deles, que a sua especialidade a 10% do valor total da obra era irrisória, no valor final, não chegava dinheiro nem para ferro nem betão nem para pagar aos pedreiros.

    Você às vezes parece ter esta falta de noção e uma auto-bajulação constante que não compreende que há pessoas que acham que é muito dinheiro estourar 20 mil € num chão que vai acabar todo arranhado pelos cães lá de casa.

    E eu não sou nem vendedor nem comprador. A minha presença neste fórum é de caracter voluntário sem retorno no tempo aqui despendido. Mas a titulo pessoal, já que perguntou, apesar de gostar do trabalho do João, digo-lhe que por um valor do soalho a 100€ ou 150€/m2, prefiro arranjo pedra natural cortada (a metade desse valor) que vai mais de encontro ao que gosto.
    Concordam com este comentário: jorgand, Telhado, nbastos, frpin
  11.  # 11

    Colocado por: Joao Dias
    Então quanto gastas "sem descanso"? Gosto sempre de ver e tentar aprender onde estão as diferenças...
    uns 55k.
  12.  # 12

    Colocado por: NostradamusMas a titulo pessoal, já que perguntou, apesar de gostar do trabalho do João, digo-lhe que por um valor do soalho a 100€ ou 150€/m2, prefiro arranjo pedra natural cortada (a metade desse valor) que vai mais de encontro ao que gosto.

    E eu também adoro, embora tenha sempre uma vertente que para mim é muito negativa que é o desconforto que causa. Prefiro a madeira pois gosto de andar descalço em casa e os meus miudos passam a vida literalmente no chão.
    De resto, eu francamente acho ou melhor, tenho a certeza absoluta, que reina uma total falta de equilibrio nestas contas que por aqui se fazem.
    Já antes do Covid eu perguntava aqui para onde raio ia o dinheiro todo da casa...
  13.  # 13

    Apesar de considerar e de gostar muito ter um pavimento em madeira, e de precisar a maneira e dedicação de trabalhos como o do João, é muito difícil optar por um pavimento desse tipo ou mesmo de um de gama mais baixa, até mesmo um multicamadas.

    dou mais uma vez o meu exemplo. Onde aloquei mais orçamento foi na caixilharia +/- 4,5% do valor.

    ter um pavimento em madeira, teria de gastar 8% de um orçamento e gastas já muito contidos, considero difícil para a grande maioria das pessoas que construi.

    Agora se tivesse que optar entre colocar piscina/louças suspensas de 500€, misturadoras embutidas ou colocar pavimento em madeira, sem duvida que escolhia o ultimo.
      Captura de ecrã 2023-07-23 163007.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: Joao DiasAi é, então faça lá o breakdown de uma construção de 280K para eu ver o seu equilíbrio.
    Assim ficamos a saber a posição de comprador para não ser só conversa de vendedor...

    De forma genérica, 8% também me parece muito puxado.
    No orçamento caberiam 12 elementos dessa importância... mas a casa é composta por mais elementos, e alguns consomem logo fatias maiores.

    Exemplo:

    25%: Estrutura
    12%: Caixilharias
    12%: Climatização
    7%: Abastecimento de águas e esgotos
    5%: Impermeabilizações e isolamentos
    5%: Electricidade e comunicações
    5%: Estaleiro
    5%: Alvenarias
    4%: Carpintarias
    4%: Serralharias

    Uma coisa é certa: se aumentar a rubrica para o soalho, o preço total da obra sobre e as percentagens relativas de cada um destes tb desce :)
  15.  # 15

    Colocado por: Nostradamus

    Eu não me posso colocar na pele de um DO para dizer o que é importante ou não para ele, ou onde deve distribuir 8 ou 10% do seu orçamento. O João tem capacidade de compreender isso? Já só faltou dizer para abdicar de sanitas ou climatização, porque o importante é haver dinheiro para o soalho da Fino.

    Se os tipos do estuque projectado, do capoto, dos tectos falsos, da cozinha e aí adiante, dissessem cada um deles, que a sua especialidade a 10% do valor total da obra era irrisória, no valor final, não chegava dinheiro nem para ferro nem betão nem para pagar aos pedreiros.

    Você às vezes parece ter esta falta de noção e uma auto-bajulação constante que não compreende que há pessoas que acham que é muito dinheiro estourar 20 mil € num chão que vai acabar todo arranhado pelos cães lá de casa.

    E eu não sou nem vendedor nem comprador. A minha presença neste fórum é de caracter voluntário sem retorno no tempo aqui despendido. Mas a titulo pessoal, já que perguntou, apesar de gostar do trabalho do João, digo-lhe que por um valor do soalho a 100€ ou 150€/m2, prefiro arranjo pedra natural cortada (a metade desse valor) que vai mais de encontro ao que gosto.
    Concordam com este comentário:jorgand,Telhado


    Sem dúvida alguma que tem toda a razão.
    A maioria do ser humano vê-se a rasca para construir a sua casa quanto mais gastar 8% do valor da mesma só no pavimento!
    Compreendo o que diz o João mas essa não é a realidade.
    Pessoalmente gosto muito do trabalho do João e acredite que se a madeira fosse a minha preferência era a si que contratava (como o user Nostradamus gosto mais de pedra natural) mas isto porque posso mas a maioria infelizmente não pode e tentam o melhor dentro das suas posses.
    E nos próximos tempos é o que mais se vai ver essa é a realidade.
  16.  # 16

    Colocado por: DR1982uns 55k.

    Portanto tens um índice de poupança de 25k em 4 especialidades diferentes. Não me parece nada do outro mundo sinceramente.
    Acho perfeitamente possível poupares esse dinheiro. Basta conseguires 6K de poupança em cada uma. É possível, mas tens de roer em alguma coisa. Resta saber se no fim valerá a pena. Só o tempo o dirá. Das outras especialidades não falo. Da minha, 6k de diferença, num soalho de 160m2, não vale definitivamente a pena quando pesados todos os fatores. Não tenho a menor dúvida do que estou a escrever.
    Mas compreendo, se levares essa bitola para a casa toda, chegas ao fim e poupaste para ai uns 90k no total. É muita massa. Mas também é muito risco, Felizmnente, estás consciente disso mesmo.
  17.  # 17

    Colocado por: pguilherme
    De forma genérica, 8% também me parece muito puxado.
    No orçamento caberiam 12 elementos dessa importância... mas a casa é composta por mais elementos, e alguns consomem logo fatias maiores.

    Exemplo:

    25%: Estrutura
    12%: Caixilharias
    12%: Climatização
    7%: Abastecimento de águas e esgotos
    5%: Impermeabilizações e isolamentos
    5%: Electricidade e comunicações
    5%: Estaleiro
    5%: Alvenarias
    4%: Carpintarias
    4%: Serralharias

    Uma coisa é certa: se aumentar a rubrica para o soalho, o preço total da obra sobre e as percentagens relativas de cada um destes tb desce :)

    4% para carpintaria é manifestamente curto e o P sabe bem disso.
    Concordam com este comentário: zinna
  18.  # 18

    Colocado por: Telhado

    Sem dúvida alguma que tem toda a razão.
    A maioria do ser humano vê-se a rasca para construir a sua casa quanto mais gastar 8% do valor da mesma só no pavimento!
    Compreendo o que diz o João mas essa não é a realidade.
    Pessoalmente gosto muito do trabalho do João e acredite que se a madeira fosse a minha preferência era a si que contratava (como o user Nostradamus gosto mais de pedra natural) mas isto porque posso mas a maioria infelizmente não pode e tentam o melhor dentro das suas posses.
    E nos próximos tempos é o que mais se vai ver essa é a realidade.

    Os 8% foram apenas um exemplo. Ainda há pouco tempo acabei um soalho de 240€m2 e o custo do soalho não chegou a 2% do valor da obra. Mas também tinha uma casa de banho que custou mais que o meu soalho todo junto...
    Há realidade e realidades.
    Mas de uma forma geral, continuo a achar que existe uma falta de equilibrio brutal.
    Até porque, os 8% que eu dei como exemplo na casa do Dr. corresponderiam a cerca de 3%-4% na mesma casa na zona de Lisboa...
  19.  # 19

    Colocado por: Joao DiasDa minha, 6k de diferença, num soalho de 160m2, não vale definitivamente a pena quando pesados todos os fatores.
    Por acaso a tua é mesmo onde a diferença é maior, uns 10k de diferença para chinês sem nós escovado em flutuante ja aplicado.
    160m2
  20.  # 20

    Colocado por: Joao Dias
    Os 8% foram apenas um exemplo. Ainda há pouco tempo acabei um soalho de 240€m2 e o custo do soalho não chegou a 2% do valor da obra. Mas também tinha uma casa de banho que custou mais que o meu soalho todo junto...
    Há realidade e realidades.
    Mas de uma forma geral, continuo a achar que existe uma falta de equilibrio brutal.
    Até porque, os 8% que eu dei como exemplo na casa do Dr. corresponderiam a cerca de 3%-4% na mesma casa na zona de Lisboa...


    Eu percebi.
    Mas o João também tem que perceber que quem vai construir uma casa de 200k a 300k não tem (a maioria) 30k ou mais para dar por um soalho.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.0338 seg. NEW