Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para quem tenha aplicado viroc em fachada, lixou e deu o verniz de proteção antes da aplicação? Ou aplicou sem qualquer tipo de proteção?
    Têm conhecimento de alguma obra com descoloração/desgaste das placas por não terem levado o verniz de proteção?
  2.  # 2

    Olá,
    Informação extraída do Dossier Técnico de aplicação de Viroc:

    1.14 Envernizamento e pintura
    … A VIROC Portugal S.A. recomenda a selagem do painel através de um verniz ou pintura, em particular quando o painel e aplicado no exterior, de forma a selar os poros e proteger dos efeitos da radiação do sol, das chuvas e variações de temperatura. A selagem do painel em todas as faces e arestas aumenta a durabilidade e a estabilidade dimensional.
    Nos painéis que não estejam pintados/envernizados e maior a probabilidade de surgir escorrimentos e manchas de eflorescências. Essas eflorescências poderão ser limpas com um polimento mecânico através da passagem de um disco de limpeza. Nem sempre e possível a remoção completa dessas manchas ou escorridos.
    Painéis que não estejam pintados ou envernizados tem uma maior variação dimensional. Sob condições extremas, o encolhimento do painel poderá ser de 0.5% (5 mm/m), fazendo com que o painel empene para fora do plano.
    Antes de se aplicar a pintura ou verniz, as superfícies dos painéis terão de estar limpas de sujidades, poeiras, gorduras ou eflorescências. Os painéis podem ser limpos através de um polimento com disco de limpeza ou em alternativa com uma lixa de grão fino igual ou superior a 120. A limpeza deve ser cuidada a fim de evitar lixar excessivamente a superfície que poderá remover a camada de finos e expor as fibras de madeira, alterando completamente o aspeto.
    A aplicação de tinta ou verniz terá de ser realizada em ambas as faces e nos topos dos painéis, aplicado nas demãos recomendadas pelo fabricante.”
 
0.0073 seg. NEW