Iniciar sessão ou registar-se
    • DMG
    • 6 fevereiro 2010 editado

# 1

Boa tarde,

Gostaria de saber como proceder para fazer um destacamento de um terreno proveniente de herança, com cerca de 1800 m2, para destacar em 2 partes iguais e começar a construir numa das partes.

Agradeço informações, comentários, ...

Cumps
  1.  # 2

David, pode até nem ser possivel.
    O terreno pode ser indiviso e até não passivel de construção.
    Comece por ir à sua Câmara municipal, munido com planta de localização e marque uma reunião com o arquitecto da área. Fica logo a saber o que poderá ou não fazer e em que condições.
  2.  # 3

Boas,
    Vá mesmo à Câmara. E questione até ao pormenor. Eu e minha irmâ temos um terreno em conjunto com 8000m2. Há uns 2 anos fui à Camara questionar a possibilidade de construção, fui informada que existia possibilidade de construção em 50 m a partir da estrada, podendo fazer um destaque. Agora que estava mesmo a iniciar, fui de novo à Câmara, até por outras questões, e chegaram à conclusão que não autorizam a construçaõ no referido terreno pois o restante terreno é florestal. Diz a Lei que para poder fazer o destaque o terreno teria de ter 20000m2. Felizmente existe a possibilidade de construir em outro lado, mas já andava a imaginar a casa construida ali...
    Questione, pergunte até ao pormenor. Neste momento para os da câmara local devo ter um QI de 20 ou 30, pois quando vou lá pergunto tudo e obrigo-os a dizer a mesma coisa umas 3 vezes (por pessoas diferentes). Só a semana passada fui lá 3 vezes. Também fui ao cartório, ao resgisto predial, ás finanças... Prepare-se para fazer muitas visitas antes de pensar em arquitecto, desenho e casa. Mas certamente que vai conseguir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DMG
    • DMG
    • 7 fevereiro 2010

# 4

Bons dias,

Já me desloquei à Câmara e através de consulta do PDM averiguámos que existia possibilidade de construção, a parte dos 50mt da estrada também está salva-guardada pois o terreno está a 60 mt da via. Na Câmara disseram que toda a àrea era passível de construção, mas não questionei acerca do destacamento, se calhar uma nova visita e reunião com o arquitecto da área pode ajudar. Entretanto já foi feito o levantamento topográfico. A minha questão é a seguinte: se for possivel fazer o destacamento será necessário novo levantamento topográfico?

Obrigado pelos esclarecimentos,
    DMG
  3.  # 5

Colocado por: DMGA minha questão é a seguinte: se for possivel fazer o destacamento será necessário novo levantamento topográfico?

não, desde que tenha feito do terreno todo e das vias circundantes não.
  4.  # 6

DMG, em principio, devido a area do terreno, é possivel fazer um destacamento de uma parcela! Na camara preenche um papel proprio para o efeito no qual esclarece qual area a destacar e as respectivas confrontaçoes e se a parcela a destacar é para passar de rustico a urbano! Deixa na camara para aprovaçao e depois de aprovado desloca-se as finanças para preencher o modelo 1 do IMI no qual esclarece quais as areas de implantaçao da moradia e que essa parcela é para passar a urbana! nessa altura ja deveria ter falado com o projectista para saber quaia serao essas area! Cumprimentos, Sofia
    • DMG
    • 7 fevereiro 2010

# 7

Normalmente estes processos de aprovação demoram é bastante tempo mas é como tudo nestas coisas de construção. Então diz-me que depois de ter o destacamento aprovado o próximo passo é ter já tratado com o arquitecto para depois ir ás finanças? Não me sabe precisar mais ou menos o tempo que demorará a aprovação?

Obrigado,

Cumps,

DMG
  5.  # 8

No meu caso demorou 2 meses!!! Diz que por causa das eleiçoes!! Foi proposto o destacamento durante a epoca de eleiçoes e depois disseram que estavam a organizar tudo! Por isso demorou tanto! Sim, DMG... aconselho-o a falar com o arquitecto porque senao como sabera as areas necessarias para preencher o modelo 1 do IMI a pedir a troca de predio rustico para urbano do terreno destacado!!!? Em seguida tera que ir a Conservatoria do registo predial registar o terreno e pagar...250euros pelo registo de um terreno para construçao!! Cumprimentos, Sofia
    • yuri
    • 7 fevereiro 2010

# 9

Também tive de fazer um destaque, envolvi sempre o arquitecto no processo e acabei por fazer com o apoio de solicitadoria, demorou-me foi cerca de 10 meses a concluir o processo...
  6.  # 10

Bem Yuri... e eu a pensar que o meu foi demorado!!! O processo de destaque e o que se seguiu ao processo foi feito por nos, sem a intervençao do arquitecto!
    Cumprimentos, Sofia
  7.  # 11

Colocado por: yuriTambém tive de fazer um destaque, envolvi sempre o arquitecto no processo e acabei por fazer com o apoio de solicitadoria, demorou-me foi cerca de 10 meses a concluir o processo...

Em menos de 10 meses fiz destacamento, e todo o processo para ter a licença de habitação na mão.
    Se o dono do terreno for de confiança pode iniciar o processo na camara em nome do dono, e só depois de ser aprovado o prejecto de arquitectura é que faz o destaque para depois as especialidades irem em seu nome.
    • DMG
    • 8 fevereiro 2010

# 12

Quicksilver26 , se calhar queria referir-se a licença de construção e não de habitação certo? senão era tudo demasiado rápido e claro muito melhor pra todos, porque tudo o k queremos é passar esta fase das burocracias rápido para ver o projecto crescer
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2010

# 13

Alguns comentários foram movidos para uma discussão separada por serem de tema diferente do do título desta discussão:
    Construir em terrenos herdados, como fazer?
  8.  # 14

Colocado por: DMGQuicksilver26 , se calhar queria referir-se a licença de construção e não de habitação certo? senão era tudo demasiado rápido e claro muito melhor pra todos, porque tudo o k queremos é passar esta fase das burocracias rápido para ver o projecto crescer

Pois enganei-me :)

Mas nada que não fosse possivel, há quem consiga numa semana ter o projecto aprovado e a licença de habitação na mão, gostava de saber como podem explicar que começaram a construir a uma segunda feira e na sexta tem uma obra de quase 300m2 pronta a ter licença de habitação (haja dinheiro e muitos padrinhos)
  9.  # 15

Colocado por: Ema22Boas,
    Vá mesmo à Câmara. E questione até ao pormenor. Eu e minha irmâ temos um terreno em conjunto com 8000m2. Há uns 2 anos fui à Camara questionar a possibilidade de construção, fui informada que existia possibilidade de construção em 50 m a partir da estrada, podendo fazer um destaque. Agora que estava mesmo a iniciar, fui de novo à Câmara, até por outras questões, e chegaram à conclusão que não autorizam a construçaõ no referido terreno pois o restante terreno é florestal. Diz a Lei que para poder fazer o destaque o terreno teria de ter 20000m2. Felizmente existe a possibilidade de construir em outro lado, mas já andava a imaginar a casa construida ali...
    Questione, pergunte até ao pormenor. Neste momento para os da câmara local devo ter um QI de 20 ou 30, pois quando vou lá pergunto tudo e obrigo-os a dizer a mesma coisa umas 3 vezes (por pessoas diferentes). Só a semana passada fui lá 3 vezes. Também fui ao cartório, ao resgisto predial, ás finanças... Prepare-se para fazer muitas visitas antes de pensar em arquitecto, desenho e casa. Mas certamente que vai conseguir.

Estas pessoas agradeceram este comentário:DMG

Atenção às "visitas" e reuniões com a câmara! É que é muito fácil DIZEREM uma coisa e depois quando chega a hora da verdade de colocar no papel a coisa já é completamente diferente. Nestas situações A PALAVRA NÃO VALE NADA!
    • DMG
    • 9 fevereiro 2010

# 16

Pois, convém que tudo fique no papel pra depois não darem o dito por não dito:)
    • DMG
    • 20 abril 2010

# 17

Afinal já não irei construir . Resolvi começar a procurar uma moradia noutra zona, pois pesando pros contras no meu caso a localização é mesmo importante. Cumps e obrigado a todos os que participaram nesta discussão
  10.  # 18

Boa tarde

O meu problema é ainda mais grave. Tenho um terreno com 7100 m2 em compropriedade com o meu cunhado. Eu e o meu marido queremos contruir (o meu cunhado não precisa), mas o terreno é rústico não urbano e está em Reserva Agricola, será que podemos pedir destacamento de parcela?
  11.  # 19

boa tarde

cara Monica o terreno é rustico e está em RAN, para que quer o destaque, para construir nao dá.
    mas se ainda assim quiser o destaque fale com um solicitador

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monica
  12.  # 20

Boa tarde,

Dar para construir sempre dá. Depende é do quê!

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]

0.0190 seg. NEW