Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Para uma moradia de 3 andares com o serviço da Nowo para internet +TV.
    O sinal passa por cabo coaxial.

    Todos os quartos têm tomada coaxial de TV.

    Estou a receber propostas da Vodafone, NOS e MEO para instalação de fibra óptica.

    Todos os quartos têm neste momento tomada de televisão e queria manter isso.

    Perguntas:

    1. Com a fibra optica as tomadas de TV mudam? a fibra vai até às tomadas de TV?
    2. Tenho internet por cabo coaxial em 3 quartos da casa. Esse cabo será substituido por fibra optica?
    3. Nos restantes quartos que só têm tomada de TV pode-se colocar internet+TV (fibra) nas tomadas de TV. Esses quartos não têm tomada de internet por cabo.
    4. Qual das operadoras me aconselham?

    Obrigado pela atenção
  2.  # 2

    Normalmente a Fibra optica so vai ate ao router dai em diante ou wifi ou ethernet, o coaxial ja nao se usa e deve ser dificil de arranjar router com essa tecnologia

    Se quer fibra otica nas divisoes depois vai ter de ter conversores para ethernet rj45


    O sinal de Tv sem box vai passar a ser so digital e continua n cabo coazxial


    Acho que tem ai uma pequena confusão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  3.  # 3

    Boa tarde,

    alguém com mais conhecimentos técnicos acerca do tema que me corrija, mas a minha experiencia diz-me o seguinte:

    1. As tomadas TV não mudam. A fibra não vai até ás tomadas de TV.

    2. O cabo não será substituído por fibra ótica.

    3. Dificilmente conseguirá passar um cabo de rede junto com o de TV ((embora existam cabos coaxiais (tv) específicos mais finos para aplicações especiais)). Se assim for, a única forma será o típico e inestético cabo por fora das paredes... ou wifi.

    4. Não posso opinar pois não conheço todos os serviços. Mas a Nowo (pelo que percebo é o que tem neste momento), é o pior serviço, fraco desempenho, problemas técnicos constantes e assistência miserável. Quanto aos outros, o que conheço e uso é Meo. Pelo menos nada a assinalar em termos de estabilidade e performance. Um pouco caro, mas se calhar andam todos com preços semelhantes, já que essa malta gosta de trabalhar em sistema de cartel...

    Na prática esqueça a ideia de que a fibra andará instalada nos equipamentos pela casa fora. A fibra é "apenas" condutor do sinal pelas infraestruturas das operadoras, e destas para a sua casa. Esse cabo de fibra será ligado ao router, e então daí terá acesso ao sinal wifi, a um conjunto de portas Ethernet (os tais cabos de redes), e o sinal de TV rf será injetado na rede existente, tendo acesso ao sinal em qualquer tomada de TV (se tudo correr bem). Por norma, para usufruir de alguns canais e serviços de TV necessitará de acesso a cabo de rede e uma box. A fibra em si, terá outras aplicações muito especificas, mas por norma, o que está depois da fibra é que lhe interessa, como consumidor de internet e tv "normal".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  4.  # 4

    Os router fibra regra geral tem saída coaxial.
    Liga essa saída aos distribuidores coaxiais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  5.  # 5

    Colocado por: manelvcOs router fibra regra geral tem saída coaxial.
    Liga essa saída aos distribuidores coaxiais


    mas é saida de Tv não de internet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  6.  # 6

    O sistema da Nowo é HFC, igual ao da NOS.

    Para FTTH, a saída RF do router injeta nas tomadas coaxiais TV.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  7.  # 7

    1. Com a fibra optica as tomadas de TV mudam? a fibra vai até às tomadas de TV?
    >>> A fibra otica do operador "termina" na ONT/FiberGW da operadora, esses equipamentos tem uma saida coaxial por onde sai o sinal de TV para as televisões, portanto as tomadas de TV continuam a ser as mesmas.

    2. Tenho internet por cabo coaxial em 3 quartos da casa. Esse cabo será substituido por fibra optica?
    >>> Bem, esse cabo não será substituido por fibra optica, tem várias opções, trocar esse cabo coaxial por cat6 ou utilizar uma rede em mesh com dispositivos Wi-Fi..entre outras opções.

    3. Nos restantes quartos que só têm tomada de TV pode-se colocar internet+TV (fibra) nas tomadas de TV. Esses quartos não têm tomada de internet por cabo.
    >>> Esqueça esse cenário, soluções tipo TP-Link Deco ou passar cabo de rede (se possivel).

    4. Qual das operadoras me aconselham?
    >>> Prefiro não dar a minha opinião :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  8.  # 8

    Obrigado a todos.
    A Nowo oferece
    download 500 Mbits
    upload : 50 Mbis (a grande fraqueza da Nowo

    A NOS:
    500 Mbits download
    200 Mbits de download

    Comentarios sff
  9.  # 9

    Colocado por: Paramonteupload : 50 Mbis (a grande fraqueza da Nowo

    No que pensa usar o upload?
  10.  # 10

    Fraqueza porquê, senão andar a fazer upload de ficheiros enormes a única diferença que vai ver é no speedtest.

    Pessoalmente como já tenho fibra FTTH há mais de 13 anos, nunca iria colocar HFC.
  11.  # 11

    Colocado por: pguilherme
    No que pensa usar o upload?


    O filho é gamer (jogos)
  12.  # 12

    Então meta FTTH, tem menor latência.
  13.  # 13

    Colocado por: VarejoteO sistema da Nowo é HFC, igual ao da NOS.

    Para FTTH, a saída RF do router injeta nas tomadas coaxiais TV.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

    No sistema HFC a saída RF do router não injeta nas tomadas coaxiais TV?
  14.  # 14

    Colocado por: Paramonte
    No sistema HFC a saída RF do router não injeta nas tomadas coaxiais TV?


    No sistema HFC o sinal do operador é injetado diretamente no cabo coaxial, que alimenta o router e as próprias box's.

    Por FTTH a fibra chega ao ONT/Router, tem saída RF do router para injetar na rede coaxial e as box's ligam por cabo de rede ao router.
  15.  # 15

    Colocado por: Varejote
    No sistema HFC o sinal do operador é injetado diretamente no cabo coaxial, que alimenta o router e as próprias box's.

    Por FTTH a fibra chega ao ONT/Router, tem saída RF do router para injetar na rede coaxial e as box's ligam por cabo de rede ao router.


    Ah OK, qual as vantagens do sistema FTTH relativamente ao sistema HFC?
  16.  # 16

    Para o que pretende talvez o melhor seja FTTH da NOS (se existir).

    Fica com os canais todos de sinal aberto no coaxial.

    Para a internet (se a casa dor grande) pode optar por uma rede mesh, visto ter vários pontos de rede.

    A respeito da fibra, como já lhe disseram, vai até ao router e daí saí coaxial, ethernet e wifi
  17.  # 17

    Colocado por: rjmpiresPara a internet (se a casa dor grande) pode optar por uma rede mesh


    Pode explicar melhor o que é uma rede mesh?
  18.  # 18

    Colocado por: Paramonte

    Ah OK, qual as vantagens do sistema FTTH relativamente ao sistema HFC?


    FTTH fibra dentro de casa, HFC fibra até à célula de zona e o resto da distribuição vai a cabo coaxial, naturalmente fibra dentro de casa é melhor, tanto que em novas zonas mesmo a NOS já coloca FTTH, nas existentes enquanto não substituir vai mantendo o HFC.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  19.  # 19

    Colocado por: Paramonte

    Pode explicar melhor o que é uma rede mesh?

    Vários equipamentos que comunicam entre si e que fazem a gestão dos equipamentos da rede, podem comunicar entre si por cabo de rede ou via wifi.
    Para quem tem muitos equipamentos wifi em casa e não quer ter quebras é a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  20.  # 20

    Colocado por: ParamonteObrigado a todos.
    A Nowo oferece
    download 500 Mbits
    upload : 50 Mbis (a grande fraqueza da Nowo

    A NOS:
    500 Mbits download
    200 Mbits de download

    Comentarios sff


    Só mesmo pela questão da latência e não pelas velocidades, recomendaria a fibra(FTTH) da Nos se disponível.
    Relação custo / benefício não há ainda quem bata a NOWO(especialmente ao fazer a 1ª e posteriores fidelizações), quanto à qualidade do serviço, tanto quanto sei depende das zonas, eu sendo cliente desde 2001, posso dizer que mais coisa menos coisa tem sido iguais às outras com falhas pontuais.
 
0.0219 seg. NEW