Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, gostaria de pedir algum aconselhamento sobre a seguinte situação: estou a remodelar uma casa no Alentejo que pertenceu aos meus avós e que tem um telhado bastante velho com as seguintes características:

    - Vigas e ripamento em madeira
    - Subtelha ondulada de fibrocimento (provavelmente amianto), instalada no final dos anos 90
    - Telhas de canudo (muito antigas, seguramente com mais de 80 anos)


    O telhado é bem antigo e precisa de restauro, pois foi intervencionado pela última vez há uns 25 anos, quando foi instalada a subtelha. E tem a seguinte particularidade: os fulanos que instalaram a subtelha não instalaram qualquer tipo de telha bica (ou seja, a telha que é posta por baixo), mas apenas telhas capa - conforme as imagens em anexo.

    Falei com um familiar que mandou fazer essa intervenção, ao que parece foi-lhe dito pelo empreiteiro na altura que não havia problema em fazer assim: com a subtelha instalada, as telhas bica são "irrelevantes" pois a subtelha desempenha o papel de escoar as águas. Pessoalmente nunca tinha visto nada assim em toda a minha vida, mas a verdade é que a casa tem-se aguentado tal como está; detectei 3 infiltrações/goteiras, mas são em zonas tipo chaminé e para-raios, que à partida serão fáceis de resolver com tela líquida - de resto, a subtelha tem dado conta do recado.

    O meu plano:
    - Vou manter as vigas em madeira e aplicar um tratamento de manutenção (madeira antiga, mas de boa qualidade e deve ter sido bem tratada, pois apresenta-se em bom estado)

    - Remover a subtelha está completamente fora de questão devido aos custos envolvidos, que são absolutamente exorbitantes e estão simplesmente fora do meu alcance; a solução será mandar encapsular e impermeabilizar com uma solução de poliureia.

    - Vou substituir todas as telhas (as antigas já não dão para o gasto). O meu maior dilema está aqui: comprei algumas telhas canudo para testar, e realmente não há nenhuma que assente bem na subtelha (devido ao seu padrão de ondulação) se eu quiser instalar da forma "normal", ou seja, com capa e bica.

    Exemplo:
    - tentei telhas CS com tamanho 45x16cm, que permitem fazer capa+bica mas que depois deixam uma "gap" considerável na parte da capa (ver imagem); sabendo a tendência que as telhas canudo têm para deslocar-se com os ventos e afins, receio que se torne um paraíso para entrar pássaros e outra bicharada.

    - já as telhas CS 45x20cm são demasiado grandes para fazer capa+bica, porém parece que assentam bem se eu mantiver o sistema que existe actualmente, ou seja, apenas telha capa e deixar que a subtelha (reforçada com poliureia impermeável) faça o trabalho de escoar as águas. Possivelmente, irei tentar reforçar o posicionamento das telhas com cola e veda + grampos.

    Conclusão: Alguém com maior experiência pode confirmar se a) alguma vez viram um telhado assim e b) se, de facto, posso safar-me mantendo o sistema como está, ou seja, apenas com telha capa sobre subtelha encapsulada com poliureia? Que possíveis problemas/desvantagens poderão advir desta solução? Haverá uma alternativa melhor?

    Muito obrigado desde ja
      3_Telha 45x20.PNG
      2_Telha 45x16.PNG
      1_Telhado so com telha capa.PNG
  2.  # 2

    Meta somente capa e use grampos inox.
    Antes limpe e impermeabilize com um hidrofugante a chapa de fibrocimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nfilipe2
  3.  # 3

    Obrigado pela dica amigo, realmente estava na dúvida sobre se este sistema apenas de capa seria "comum" pois nunca tinha visto antes, mas assumo então que seja uma solução válida.

    Certo, será feita a limpeza e impermeabilização da chapa, e já fui confirmar que o fabricante tem de facto grampos inox para as telhas, então irei proceder assim. Obrigado uma vez mais
 
0.0103 seg. NEW