Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um vizinho que tem uma propriedade ligada à minha. São ambos terrenos rusticos com construção urbana, ambos com acesso por caminho rustico.
    A casa dele está a 40 metros da vedação e em 2010 parece que foi construido um telheiro/arrumo de lenha na extrema do terreno.
    Ele diz que tenho que limpar 50 metros a partir dessa extrema. Creio que esse telheiro não devia ter construido na extrema. Eu construi um armazem e retirei os 50m da extrema dele.
    Primeira questão, a limpeza tem que ser a 50 metros da casa dele (10 metros dentro do meu terreno) ou da extrema do terreno onde tem o telheiro?

Alem disso a minha propriedade liga com a dele ao longo de uma vedação de 150 metros. Eu não tenho usado a propriedade e ele diz que tenho que limpar ao longo de toda a extrema. São ambas propriedades rusticas. Quais são as regras vigentes neste caso?
    Agradecido pelo esclarecimento. Infelizmente as propriedades já têm pouco valor e com estas regras manter as mesmas é cada vez mais um custo para o proprietário.

Agradecido,
    Jorge Ferreira
  2.  # 2

Existe muita gente nessa situação, todos os anos se tem de limpar e gastar dinheiro mesmo não usando é para a segurança de todos apesar de os prazos serem discutíveis.

Em ambiente rural são 50 metros de qualquer edificação seja ela sua ou do vizinho. Facilmente o vizinho pode fazer participação na GNR.
    Regras
  3.  # 3

Obrigado pela indicação. Barracões de arrumos do próprio e ruinas também contam para essas regras?
    Alem disso onde não há edifícios qual a regra? Há uma faixa de limpeza de combustivel (metros) que tenha que deixar para a extrema do vizinho?
    Sim, a segurança é importante e pretendo limpar de acordo com o que está establecido por lei, mas a lei não é clara ou não clarifica tudo, e o tempo e o dinheiro não dá para tudo.
  4.  # 4

Mais um ponto, trata-se de um terreno agricola onde cresceram pequenos arbustos, erva e silvas. Não sei se se aplicam as mesmas regras.
  5.  # 5

Bem, cheguei ao esclarecimento do que pretendia.

As regras variam um pouco para cada conCelho e estão inscritas no PDM.
    O PDM tem associado um mapa de propósito de terrenos e um mapa de riscos de incendio.
    Normalmente os PDM remetem as definições das faixas de gestão de combustível de acordo com o propósito do solo e riscos de incendio para um documento que está depositado no ICNF. Há um ou mais por conCelho.
    Aí é encontrar as regras para o vosso conCelho, nível de risco, e utilização do solo do PDM e entender as regras documentadas.

Para o meu terreno entendi que era de risco inferior a alto(talvez médio), terreno de produção agrícola portanto a faixa de gestão de combustível é de 20 metros. Mas no vosso caso pode ser diferente, têm que consultar o PDM, risco de incendio e respectivo plano PMDFCI.

Também no mesmo documento(PMDFCI) define que novas edificações devem se feitas para o risco e utilização do solo em causa a pelo menos 20 metros da extrema(no meu caso), imagino que o regulador tenha pensado em que o custo de gestão deve ser onurado pelo próprio.
    Só não é claro o que sucede para edificações pre-existentes na extrema que metem o vizinho a limpar o terreno por o seu vizinho não ter deixado distancia da extrema. :)

Finalmente penso que encontrei o caminho da informação e espero que ajude outros que andam nas mesmas aventuras. :)

Quadro 18 – Dimensão das FGC, segundo a ocupação do solo e a perigosidade associada (do meu conCelho).
    Classe de perigosidade Muito baixa Baixa Média Alto Muito alto
    Ocupação do solo:
    - Espaços Florestais(floresta, matos ou pastagens naturais) 50 m
    - Outras Ocupações 10 m; 15 m; 20 m; 50 m; 50 m

PS: Novas construções para niveis de prigosidade alta e muito alta não são possiveis -> Ver o documento especifico do vosso conCelho.
  6.  # 6

Link dos PDMCI
  7.  # 7

ConCelho é com C ( autarquia/ divisão administrativa territorial)
    Já dar o conSelho a alguém , é com S.

Mas é isso mesmo Jorge, é ver o enquadramento nos PMDFCI de cada Concelho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemef

0.0126 seg. NEW