Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

emilio.rodrigues,

O conceito open space agrada-me, tem um bom princípio para desenvolver uma boa ideia para a sua casa, que a cima de tudo, tem de ter haver com a forma como usa e vive os espaços.
    Há talvez algumas questões que poderá, com o passar do tempo, incomodar mais do que pode pensa. Uma delas, e que já foi mencionada, é o da entrada da garagem directamente para a sala. Eu pensaria bem neste aspecto, pois os cheiros desagradáveis, com esta planta, vão acontecer. Outra é em termos de climatização, que vai ter de ter uma atenção especial para garantir uma temperatura ambiente agradável. A questão da instalação sanitária para deficientes terá de ser contemplada no seu projecto, no sentido de dar resposta à legislação em vigor.
    Uma questão que gostaria de colocar para o pôr a pensar, tem haver com questões de jogo volumétrico, com a imagem que mostra dos alçados. Para quem tem uma ideia tão moderna e minimalista (que gosto), a meu ver está a cometer um erro, tendo os alçados simétricos, onde localiza dois volumes sólidos e idênticos nos estremos, transformando-o num desenho bem clássico de "risca ao meio". Parece-me que um interior deste tipo merece um exterior tanto ou quanto também arrojado.

Cumprimentos e boas sorte
  2.  # 22

...opiniões
  3.  # 23

Colocado por: marco1...opiniões

Não é aqui um bom lugar para as dar??
    • mafgod
    • 7 fevereiro 2010 editado

# 24

Uns reparos:

=> muito vidro = + dinheiro na aquisição, + dinheiro para climatizar a casa
    => muito vidro = + limpeza e + cortinados/black outs.....
    => muito vidro = - privacidade

O que diz a sua cara metada em relação a tanto vidro? :-)

A rever:
    - acesso à garagem
    - entrada
    - I.S. no interior da casa
  4.  # 25

coloco uma questão pertinente:
    já tem terreno Emílio?
    é que pode estar a pensar já no que mostrou e no real não se pode fazer nada disso, por implantação, por vistas, por regras de loteamento.
  5.  # 26

SRPP..

claro, e o meu comentário foi precisamente a dizer que aquilo que disse é uma opinião e eu por acaso em termos volumétricos faço outra leitura diferente da sua. Era só isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura
  6.  # 27

Boa noite,
    Não tenho dito nada porque não recebo mails a informar de novos comentários. bahh!! Os comentários são sempre bem vindos. Obrigado SRPP-Arquitectura pelo seu comentário bastante construtivo e aos outros que também dão as suas opiniões. A meu objectivo é mesmo prever o que está menos bem e poderá não se bem o que esperava mais tarde quando já não há solução, perceba-se depois da casa pronta.

Realmente a questão da garagem com entrada directa para a sala a que me preocupa mais, pois os gases a passar para a sala não é nada conveniente.

O facto da casa ter tanto vidro também não me preocupa muito, não há cara-metade para criticar por enquanto. xD A questão da privacidade resolve-se como já tinha escrito atrás com um jardim envolvente, a climatização também se resolve, hoje em dia há boas soluções à escolha, o que me preocupa com a fachada de vidro é a segurança. Alguém me sabe dizer se há boas soluções neste aspecto?

A questão da acessibilidade é facilmente resolvida acrescentando mais 0,50 metro às I.S. e a lavandaria Já revi esse aspecto.

Eu gosto bastaste da fachada da casa, é simples e minimalista, já deve ter dado para reparar que gosto de coisas simetricas. mas também gosto de coisas arrojadas ter isso em conta daqui para a frente e quando alterar a entrada da garagem.

Quanto ao terreno ainda não procurei. vou primeiro pensar na casa que quero e depois procuro um terreno à medida. Neste caso será algo mais isolado com bastante natureza envolvente e com boas acessibilidades. Já tenho algo debaixo de olho.

Cumprimentos,
    José Rodrigues
    •  
      MartaD
    • 20 fevereiro 2010 editado

# 28

Colocado por: emilio.rodrigues

Quanto ao terreno ainda não procurei. vou primeiro pensar na casa que quero e depois procuro um terreno à medida. Neste caso será algo mais isolado com bastante natureza envolvente e com boas acessibilidades. Já tenho algo debaixo de olho.

Cumprimentos,
    José Rodrigues

Parece-me então que tem o mesmo método que eu tenho :)
    Pensar na casa e depois procurar o terreno adequado. E só podemos fazer isso se na zona houver terrenos ao pontapé, senão teriamos que estar dependentes de algum terreno que houvesse disponível.

Também tenho uma pancada pela simetria mas não a apliquei à minha casa. Mas compreendo-o perfeitamente. A simetria arruma-me a cabeça , descansa-me.
  7.  # 29

Boas,
    Na minha opiniao, agrada-me bastante , linhas limpas, funcional , e essencialmente " aberta"...
    Mas como já foi dito tem a questao da porta da garagem a rever ... nada de complicado...
    • srma
    • 20 fevereiro 2010

# 30

Com excepção do acesso da garagem, adoro este projecto, acho lindo!
  8.  # 31

Colocado por: emilio.rodriguesQuanto ao terreno ainda não procurei. vou primeiro pensar na casa que quero e depois procuro um terreno à medida. Neste caso será algo mais isolado com bastante natureza envolvente e com boas acessibilidades. Já tenho algo debaixo de olho.

Com tanto vidro e ainda por cima isolada, é uma boa candidata a ser facilmente assaltada, já para não falar na privacidade que deixa de existir.
    • srma
    • 20 fevereiro 2010

# 32

Colocado por: Gonçalo

Com tanto vidro e ainda por cima isolada, é uma boa candidata a ser facilmente assaltada, já para não falar na privacidade que deixa de existir.

Para resolver o problema da privacidade e da segurança, sempre se pode optar por um estore veneziano em aço, exterior e com lamelas reguláveis, quando não se pretendem olhares indiscretos é só fechá-los um bocadinho, quando totalmente abertos são praticamente invisíveis e quanto a segurança não quem se consiga "meter" pelas aberturas.

Em relação à climatização, eu trabalho num edifício em que todas as fachadas são de vidro, a caixilharia é simples com vidros duplos (o edifício já tem cerca de 15 anos), eu trabalho no alçado virado a sul e no Inverno (a partir mais ou menos de Outubro) deixamos de ligar o ar condicionado, porque a temperatura ronda sempre os 24º a 25º de manha e os 28º a 29º de tarde (depois de almoço abrimos sempre as janelas). No verão é insuportável sem ar condicionado, já agora o edifício é no Porto, que não é uma cidade que prima pelas temperaturas agradáveis no Inverno.
  9.  # 33

Obrigado pelo seu comentário srma, esta casa também me fascina imenso, levei alguns meses de investigação e inspiração, observando imensas casas e prédios e escritórios e tudo o que me pudesse dar ideias para a casa perfeita, sendo que já tinha feito outros esboços mas nenhum deles me encheu os olhos, demorou algum tempo a idealiza-la mas depois de ver o resultado apaixonei-me.
    Toda ela parece ser à medida para mim. No entanto para além da entrada da garagem é a segurança também me deixa com o pé atrás tal como já tinha dito antes e o amigo Gonçalo também visou no seu comentário. Com certeza que há boas soluções no mercado, mas por estar fora do assunto não sei bem quais. Talvez uns estores e vidros reforçados ou algo assim resolvam o assunto, estou aberto a outras opiniões para além da do srma.
    A climatização é também um aspecto a ter em conta, no entanto a casa terá a cobertura a proteger as fachadas de vidro dos raios solares no verão o que ajudará a manter a casa fresca, orientando bem a casa e tendo um bom sistema de climatização não será um grande problema manter a casa fresca.

Cumprimentos
  10.  # 34

Boas

orientando bem a casa e tendo um bom sistema de climatização não será um grande problema manter a casa fresca

Não tenha tanta certeza. Tem duas fachadas opostas em vidro, o que quer dizer que vai ter de certeza uma das fachadas no quadrante norte (e outra no quadrante sul) ou uma no quadrante oeste (e a outra no quadrante este). Se apanhar o quadrante norte prepare-se para baixas temperaturas - ou gasto intenso - no inverno. Se apanhar o quadrante oeste, prepare-se para o inverso no verão: não há pala que impeça a incidência directa no quadrante oeste a partir de determinada hora da tarde.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 35

Obrigado mais uma vez pela sua participação j cardoso. Tendo em conta a sua opinião qual acha ser a melhor solução para resolver o problema da climatização mantendo as fachadas de vidro? O srma falou em estores com lamelas, será um sistema com lamelas regulaveis que se orientem ao longo do dia para proteger a casa dos raios solares uma solução viavel?

Cumprimentos
  12.  # 36

bem não vou entrar em pormenores técnicos mas convêm dizer que se está a fazer um pé de cabeça com a questão da segurança e da climatização. Convenhamos que tudo tem a ver com a forma dos espaços e todo aquele corpo revestido a vidro, acaba por ser uma divisão bastante ampla e com fortes possibilidades de circulação de ar (para o verão) e isso aliado a um bom sistema de aquecimento e a uma qualidade de caixilhos/ vidros( no inverno) não é nada do outro mundo. em relação á segurança é preciso ver que se está dentro de um lote murado e os vidros poderão ser laminados e a protegidos por fora por estores, assim como por dentro por cortinas para a privacidade, diria antes conforto em noites mais frias.
    Assim embora não seja uma casa convencional em termos de resolução destas questões, tambem a sua dimensão e simplicidade não me parece muito complexo resolver-las. e ainda, vemos tantos exemplos de casas com fachadas enormes em vidro em paises nórdicos e lá faz bem mais frio.
  13.  # 37

Boas

Em termos de climatização penso que será adequado proceder à sua escolha quando dispuser dos dados do projecto de comportamento térmico que dará uma indicação das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento. Em todo o caso há aqui no forum pessoas bem mais habilitadas que eu para falar de climatização.
    Por outro lado, e referindo-me agora também à intervenção do marco 1, reconheço que tive uma abordagem um pouco "pessimista", mas a verdade é que estou quase "formatado" para de imediato pensar na componente económica que é muitas vezes uma limitação imposta pelo cliente. Se não houver limitações desse tipo, quase tudo se consegue. Espero que tudo lhe corra pelo melhor.

Tendo em conta a sua opinião qual acha ser a melhor solução para resolver o problema da climatização mantendo as fachadas de vidro?

Bom isolamento térmico, vidros e caixilharia XPTO com protecção exterior. É muito vago? É sim senhor, mas acho que só com a elaboração do estudo de comportamento térmico é que é possível falar em coisas concretas.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 38

Tem razão marco, embora se devam ser considerados não me parece que sejam bichos de sete cabeças. E a verdade é essa mesma há exemplos de casas em zonas bem mais frias com fachadas de vidro. Tudo se resolve com as soluções certas.
    Bem resolvi o facto de a entrada da garagem ser directa pa a sala colocando a porta da garagem na lavandaria, evitando assim a passagme de gases cheiros e afins para o resto da casa. o problema das acessibilidades também se resolveu coom já tinha referido atrás com a acréscimo de 0.50 metros nas I.S. e lavandaria.

Cumprimentos
  15.  # 39

Obrigado j cardoso. Realmente componente economica e importante e quase sempre se sobrepoe a todas as outras mas neste caso conto com bom pé de meia para algumas extravagancias tais como as fachadas de vidro que sempre me fascinaram.

Cumprimentos
  16.  # 40

emilio...

até diria que neste caso em face da simplicidade da casa, a componente economica nestas questões até contrabalança com outro tipo de casas maiores e com mais "acessórios".

0.0232 seg. NEW