Iniciar sessão ou registar-se
    • aclr
    • 26 julho 2023

# 1

Boa tarde!

Adquiri recentemente uma habitação por cima de um café (portanto, café no fundo, depois apartamento e logo a seguir telhado com telhas). Esta habitação tem um extractor eléctrico na casa de banho e um exaustor na cozinha.

Acontece que entra cheiro vindo da cozinha do café tanto pelo extractor da cozinha da minha casa e do extractor da casa de banho.

Para resolver esta situação, tentamos ventilar mais o sótão com telhas de respiração mas continuam a vir cheiros. Em princípio serão cheiros que ficam no sótão e entram em minha casa. Sugeriram agora colocar um tubo de inox com uma girandola directamente ligado às tubagens que fazem saída do ar extraído da cozinha do café.

Qual é a vossa opinião?

Desde já obrigado a quem me puder ajudar!
    • aclr
    • 27 julho 2023

# 2

Alguém tem alguma ideia? Obrigado
  1.  # 3

Não se percebe nada do que você escreveu, vai ter de explicar melhor, de preferência com um desenho. O que tem o sótão a ver com os exaustores e extractores? Decerto não estão a extrair para lá os exaustores. Como estão as chaminés? Como é a separação entre elas? As chaminés passam acima do ponto mais alto do telhado? Ponha fotos.
  2.  # 4

sem esquemas, imagens ou fotografias, a sua descrição não se percebe
    • aclr
    • 28 julho 2023

# 5

Colocado por: ClioIINão se percebe nada do que você escreveu, vai ter de explicar melhor, de preferência com um desenho. O que tem o sótão a ver com os exaustores e extractores? Decerto não estão a extrair para lá os exaustores. Como estão as chaminés? Como é a separação entre elas? As chaminés passam acima do ponto mais alto do telhado? Ponha fotos.

Colocado por: nunogouveiasem esquemas, imagens ou fotografias, a sua descrição não se percebe

Obrigado desde já pela vossa atenção.

Tanto o tubo do exaustor e do extractor da casa de banho de minha casa e do exaustor do café são conduzidos independentemente através do sótão e páram imediatamente antes de telhas de ventilação. A casa não tem nenhuma chaminé.

Portanto, não havendo nenhum selamento entre os tubos e as telhas propriamente ditas, deve haver um pequeno espaço por onde o cheiro escapa antes de sair pelas telhas de ventilação.

Obrigado.
  3.  # 6

Bom, então o mal está aí: isso deveria ter chaminés. Só o exaustor do WC pode escapar.

Essas telhas não estão cheias de gordura dos exaustores das cozinhas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aclr
  4.  # 7

Tal como você descreve a exaustão do restaurante, o que seria de admirar era que não chegassem cheiros de comida a sua casa. É óbvio que as telhas de ventilação não garantem exaustão nenhuma.
    O que você aí tem é um depósito enorme de cheiros de comida (o sotão) que pelo efeito da ventilação mecânica fica a uma pressão superior, escapando esses vapores pelos tubos de exaustão e ventilação da sua casa. A exaustão do café, na prática, tem como última paragem o interior da sua casa.
  5.  # 8

É evidente qual o problema.

Tem que se gastar dinheiro e fazerem uma chamine.

chamine
    chamine1
    • aclr
    • 8 agosto 2023 editado

# 9

Colocado por: J.FernandesTal como você descreve a exaustão do restaurante, o que seria de admirar era que não chegassem cheiros de comida a sua casa. É óbvio que as telhas de ventilação não garantem exaustão nenhuma.
    O que você aí tem é um depósito enorme de cheiros de comida (o sotão) que pelo efeito da ventilação mecânica fica a uma pressão superior, escapando esses vapores pelos tubos de exaustão e ventilação da sua casa. A exaustão do café, na prática, tem como última paragem o interior da sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aclr

Colocado por: J.FernandesTal como você descreve a exaustão do restaurante, o que seria de admirar era que não chegassem cheiros de comida a sua casa. É óbvio que as telhas de ventilação não garantem exaustão nenhuma.

Colocado por: elastikmanÉ evidente qual o problema.

Tem que se gastar dinheiro e fazerem uma chamine.

chamine
    chamine1

Realmente parece óbvio! Não sei como me deixei levar na estória que as telhas de ventilação resolveriam o problema dos cheiros.

Na vossa opinião, um tubo de inox com girandola para o exaustor do café pode resolver o problema? Ou será melhor uma chaminé mesmo (opção mais cara)?

As telhas à beira da saída do exaustor da cozinha de facto estão negras e cheias de gordura.
    •  
      ClioII
    • 9 agosto 2023 editado

# 10

Um tubo de inox com chapéu adequado será provavelmente o mais sensato e não deverá ser mais cara. A chaminé deverá ter uma altura adequada para dissipar para longe fumos e cheiros incomodativos.
  6.  # 11

E a chaminé não é vistoriada pelos bombeiros para saber se cumpre a lei. Penso eu...

0.0128 seg. NEW