Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola boa tarde tenho um problema na minha casa que estou a construir , tenho um quarto muito pequeno com apenas 9 metros quadrados e só agora e que me apercebi do erro , para arremendiar o erro gostaria de abdicar de um corredor e abrir uma porta para a sala ,e assim passaria a ter cerca de 13 metros quadrados , será possível fazer esta alteraçao sem mexer no projecto
  2.  # 2

    fale com o seu director de obra e com o projectista, pois isso á partida pode entrar perfeitamente como uma alteração em obra e nas telas finais.
  3.  # 3

    isso significa pagar mais certo
    mas o que acha da ideia , acha que e possivel fazer essa alteraçao
  4.  # 4

    pagar mais porquê??

    deve estar a ver mal a coisa, se tiver que pagar é ao empreiteiro, se isso acarretar mais material e mão de obra.
    as telas finais estão por norma incluidas nos honorários do projectista
    o director de obra apenas tem que escrever no livro de obra essa alteração.
  5.  # 5

    ha ok isso parece me bem vou lhe amostrar o erro a ver se sogere alguma ideia ok
      resto de chão.JPG
  6.  # 6

    mas o quarto dos tais 9 metros é o intermédio? é que se eliminar o corredor ficam os dois a abrir para a sala ou quanto muito o ultimo e ai tambem depois para irem á casa de banho tinham de passar pela sala.
    eu cá ou deixava assim, ou mexia na varanda que me parece excessiva e "puxava" tudo para baixo dando um pouco mais aos quartos.
    outra solução é pelo menos ir buscar 10 cm ao corredor pois aquele troço de acesso ao ultimo quarto basta ter 1.1 m
  7.  # 7

    teria essa desvantagem de ter que passar pela sala , mas so teria uma unica porta pois a outra ficaria abrir para o lado do wc, na varanda ja e tarde para mexer pois ja tem telhado e as paredes feitas acho que e a unica soluçao
  8.  # 8

    o ultimo quarto a ser assim com a porta para a sala, vai ficar mal a meu ver, mais vale deixar como está ou então puxe a porta do ultimo quarto mais para o corredor e estreite o mesmo para 1 metro de forma (para cumprir com o RGEU) esse corredor até á porta tenha 1.5 m no máximo assim como depois de entrar no quarto. Desta forma vai poder dar ao quarto intermédio mais 20 cm que já vão fazer bem a diferença.
  9.  # 9

    Colocado por: marco1pagar mais porquê??

    deve estar a ver mal a coisa, se tiver que pagar é ao empreiteiro, se isso acarretar mais material e mão de obra.
    as telas finais estão por norma incluidas nos honorários do projectista
    o director de obra apenas tem que escrever no livro de obra essa alteração.

    é mesmo assim??
  10.  # 10

    é
  11.  # 11

    Quarto com porta para a sala?! Diga ao seu projectista que arranje uma solução decente, pois essa parece-me um aborto.
    • Jonh
    • 9 fevereiro 2010

     # 12

    Eu não mexia em nada...um quarto com 9.60, (quase 10m2) para meter uma cama individual julgo que fica no limite do aceitável, mas depende do ponto de vista...seria apenas "o quarto mais pequeno"...

    Sentirá mais a falta de espaço na altura em que meter o roupeiro, portanto escolha um mais pequeno, ou...
    ............se o quarto ao lado fosse maior, metia o roupeiro do quarto pequeno a entrar na área do outro, e assim ficava com os 9.60m só para a cama/secretária etc o que era muito bom ...

    É que, a solução que você quer não é fácil, tendo já a obra a decorrer...
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2010

     # 13

    Pode este ser um bom exemplo de que se justifica pagar um bom projecto?
  12.  # 14

    Colocado por: FDPode este ser um bom exemplo de que se justifica pagar um bom projecto?


    Um bom projecto não tem que ser necessáriamente mais caro que um mau projecto.
    Na minha opinião (as minhas desculpas ao bruno) este é um mau projecto independentemente de quem tenha sido o autor ou o preço que tenha custado.
    Quanto ás telas finais atenção que nem tudo é assim tão linear.
    Se a alteração tenha sido da responsabilidade do Dono de obra não creio que o autor do projecto esteja para arcar com os custos das mesmas.
    Uma coisa são as telas finais que mais não são que uma cópia do projecto inicial outra coisa é o tempo gasto com a rectificação ao projecto que implica esta alteração.
  13.  # 15

    zedasilva,

    alterações que não justifiquem a entrada durante a obra de licenciamento, acho perfeitamente normal o autor do projecto inclui-las nas telas finais, embora acarrete correções pontuais nos desenhos.
    eu nos meus honorários frizo isso mas não incluo alterações a dar entrada na camara da responsabilidade do dono da obra.
  14.  # 16

    marco
    Eu até já só estava a pensar nas alterações que não são necessárias licenciar.
    No seu caso estas estão já incluídas no orçamento mas olhe que nem todos os técnicos procedem assim.
    Se foi o Dono de obra que exigiu essas alterações é mais ou menos lógico que seja ele a suportar os custos da correcção das mesmas no projecto
    • Jonh
    • 17 março 2010

     # 17

    Colocado por: bruno velosoola boa tarde tenho um problema na minha casa que estou a construir , tenho um quarto muito pequeno com apenas 9 metros quadrados e só agora e que me apercebi do erro , para arremendiar o erro gostaria de abdicar de um corredor e abrir uma porta para a sala ,e assim passaria a ter cerca de 13 metros quadrados , será possível fazer esta alteraçao sem mexer no projecto


    Como ficou resolvido este problema?
  15.  # 18

    Se quer poupar nas Portas, retire a porta da sala para o corredor dos quartos, isso é que não faz sentido NENHUM.

    Quanto às Telas Finais.. eu só incluo nos honorários, TELAS FINAIS, que não sofram alteração durante a obra.
    Se houver alteração aos desenhos, pagam as horas dispendidas no levantamento das situações e desenho das mesmas e respectivas impressões.
  16.  # 19

    ja esta mais ou menos resolvido, consegui recuperar mais 30cm no quarto tinha 3,20 e passou para 3,50 , a porta do quarto do fundo andou para a frente ficou na direçao da porta do quarto do meio e encolhi o corredor do quarto para 1,10mt com uma parede de 7 nao ficou mao podia ficar pior ,basicamente fez se de maneira que encaixe um roupeiro encostado a essa parede enfim ja ja paciencia .
  17.  # 20

    Veja esta e outra ideias. Pode dar uma ideia original e moderna a sua casa.
 
0.0207 seg. NEW