Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Quero colocar um WC numa oficina que tenho ao fundo do terreno. Nesta fase, queria tentar ser eu a fazê-lo.
    Acontece que o terreno tem desnível e a base da oficina estará no ponto + baixo dos dois eixos, desnível de nascente para poente e desnível de norte para sul.
    A casa está no ponto + elevado, nascente Norte e os tubos de esgoto vão directamente dar à rua.
    As águas pluviais vão dar a uma caixa que tem no ponto + baixo do terreno e que é onde está a oficina.
    Tenho 3 caixas de saneamento no terreno, ligadas entre si, a última tem profundidade e deriva para a rua. Mas não têm uso, pelo que descobri (a moradia foi comprada e a construção sofreu várias alterações desde 1940), somente a descarga da lavandaria passa por essas caixas de saneamento.
    Pretendo agora fazer ligação do wc da oficina a essas caixas.

Dúvidas:
    - Se traçar uma linha recta desde a oficina até à última caixa de saneamento e que tem profundidade, são cerca de 30 metros. No entanto, creio que necessito de criar uma caixa de 10 em 10 metros?
    - Se fizer ligação à primeira caixa de saneamento existente no terreno, são 20 metros, mas essa caixa está em nível + elevado.
    - A oficina estando no ponto + baixo do terreno, nunca conseguirei colocar um tubo a descer até à caixa de saneamento existente pois encontra-se em ponto + elevado. Ou, consigo mas teria que furar o betão e aplicar um T (ver imagem)

- Presumo que o tubo tenha que estar sempre em ângulo por forma a que os líquidos fluam e não haja retenção ou acumulação na caixa. Teria que colocar uma bomba a puxar, devido a esses desnível?

Agradeço as vossas sugestões/orientações. Tenho algum gosto por fazer isto em DIY, talvez o consiga fazer sozinho.

Obrigado.

Caixa saneamento junto à rua
    Caixa saneamento, pormenor

mapa

rua
  2.  # 2

Tem de comprar uma estação elevatoria/ trituradora, por exemplo da GRUNDFOS, sololift. Pode ter tubagem instalada em vala ,para fluidos em carga directa até uma das caixas de esgoto.
    Não pode ligar esgotos a sistema de pluviais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasGRUNDFOS, sololift

Obrigado.
    Estive a investigar, essa estação vai triturar fazendo com que possa seguir tudo por um tubo mais pequeno e esse tubo pode ir pela parede, não precisa ir por baixo do chão. Mas, tem a capacidade de "empurrar" fazendo com que vá passar por uma caixa a cota talvez 1 metro + elevada e estando essa caixa a 30 metros de distancia?
    Parece-me interessante e vantajoso não ter que rebentar o chão para a tubagem.
    Tem a desvantagem de poder sofrer problemas de entupimento ou bloqueio e ter que se estar frequentemente a abrir para desentupir.
  4.  # 4

Colocado por: ridjumbamboMas, tem a capacidade de "empurrar" fazendo com que vá passar por uma caixa a cota talvez 1 metro + elevada e estando essa caixa a 30 metros de distancia?

Não sei. ligue para eles. ou veja a curva de caracteristicas da bomba.
    em principio sem qq tipo de problema. tem de ver os modelos existentes.
  5.  # 5

Colocado por: ridjumbamboTem a desvantagem de poder sofrer problemas de entupimento ou bloqueio e ter que se estar frequentemente a abrir para desentupir.

amigo voce tem sempre de ter algum sistema de bombagem, já que diz que a cota está abaixo do nivel da ultima caixa de saneamento.

0.0119 seg. NEW