Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro Barradas500kW/ mes, é muita fruta!

sendo apenas duas pessoas é mesmo estranho.

o meu consumo médio é de 370kW mes, mas somos 4 pessoas, com placa e fogão electrico e os restantes electrodomésticos normais.

os meses em que gasto mais luz, na casa dos 500kW mes são nos meses de inverno, porque não existe sol suficiente para aquecimento das águas e tenho que ligar o cilindro à luz, mas nos meses de verão já cai para os 300 KW.

Se calhar o motivo do seu consumo é mesmo o cilindro. diz que tem um temporizador, o que já evita que o cilindro aqueça a agua apos os banhos à noite, mas se calhar os paines fotovoltaicos não conseguem produzir electricidade para as coisas que tem ligadas, como arcas, frigorificos e ainda aquecer ainda a água.

não tem aquelas apps com a produção dos paines, não consegue despistar isso?
    • size
    • 28 julho 2023

# 22

Colocado por: euEu diria que o primeiro passo é comparar o consumo registado no site da e-redes com as faturas.

Em principio, será igual. A facturação corresponde ao consumo registado na e-redes.
    O que necessitará de ser verificado/conferido é se o consumo registado na e-redes inclui, ou não, a energia injectada na rede.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 28 julho 2023

# 23

Colocado por: size
    Em principio, será igual. A facturação corresponde ao consumo registado na e-redes.

Convém confirmar, antes de avançar para outras verificações.
  2.  # 24

Está visto que é termoacumulador mal configurado / otimizado.. Qual a potência dos painéis, termoacumulador e temperatura regulada?

Assumindo potência máxima real dos painéis rondar 2kw com exposição solar todo dia, diria que num mês como este de verão com um ou outro dia mais nublado abaterá com optimismo 4kw/dia nas horas indicadas que o TA trabalha.

Ora fazendo uns cálculos 'de brincadeira' assumindo potência do termoacumulador de 2,5kw x 5 horas diárias = 12,5kw-4kw = 8,5kw*30 = 255kw

Falta saber se a potência do termoacumulador não é ainda mais e se a potência fotovoltaico nas horas indicadas não está muito otimista...
    • size
    • 28 julho 2023 editado

# 25

Colocado por: Xtrilho
    Ora fazendo uns cálculos 'de brincadeira' assumindo potência do termoacumulador de 2,5kw x 5 horas diárias = 12,5kw-4kw = 8,5kw*30 = 255kw

Como assim ?
    Está a assumir que o TA está permanentemente ligado, a consumir energia durante as 5 horas diurnas, sem acção do termostato ?
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 26

Sim, pode muito bem estar, sem saber temperatura programada e se há utilização de água no período das 9h às 19h é possível embora admita que não seja a totalidade do horário ativa
  4.  # 27

Em janeiro deixei a resistência do meu termossifão ligada permanentemente, regulada para 55°c, o acréscimo de consumo foi na ordem dos 150kw...
    Por acaso nunca mais a liguei desde essa altura

0.0126 seg. NEW