Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Mudei de casa o ano passado e desde que aqui moro que as minhas facturas de luz são sempre de 100€, para 2 adultos. A casa tem paneis fotovoltaicos, e acho uma conta de luz altíssima. Em comparação com uma amiga minha também em moradia, 3 adultos sempre em casa, com 3 computadores sempre ligados (aqui em casa raramente ligamos o PC, e máquina de secar roupa que também não tenho) e paga 70€, a grande diferença é que tenho um termo acumulador (ligado nas horas de sol para que consuma do painel solar), eu realmente não percebo nada de energia nem de paneis. Será que está tudo bem? É que as facturas vão sempre ser assim? É assustador... Quando comprei casa pagava 420€ de prestação e agora já vai nos 800€ e não consigo reduzia esta factura de luz. Anexo foto do aparelho do painel solar. Obrigado a quem conseguir ajudar.
      IMG_20230727_123922.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Daniela Filipaminhas facturas de luz são sempre de 100€, para 2 adultos.

    Tem de ver nas faturas quanto está a consumir e o preço que está a pagar por MWh e potência...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniela Filipa
  3.  # 3

    Antes de mais, qual o seu fornecedor de energia?
    Segundo, como controla o tempo em que o termoacumulador está ligado?
    Tente ver todos os dispositivos que têm em casa em Standby e tentem desligá-los da tomada, ou colocar tomadas com intertuptor
  4.  # 4

    Colocado por: Daniela FilipaMudei de casa o ano passado e desde que aqui moro que as minhas facturas de luz são sempre de 100€, para 2 adultos. A casa tem paneis fotovoltaicos, e acho uma conta de luz altíssima. Em comparação com uma amiga minha também em moradia, 3 adultos sempre em casa, com 3 computadores sempre ligados (aqui em casa raramente ligamos o PC, e máquina de secar roupa que também não tenho) e paga 70€,


    O valor que cada um paga não é comparativo para nada. O mesmo consumo pode custar 100Eur num tarifário e 30 noutro.

    Tem que começar por ver duas coisas. Qual o seu consumo real em kWh, consegue ver isso nas facturas, e também no balcão digital da E-Redes. Ai até vai conseguir ver quando faz esses consumos. (imagino que como tem instalação solar, estará tudo registado e tem um contador inteligente bem parameterizado)


    Depois é ver se tem o melhor tarifário para esses consumos.
  5.  # 5

    Segundo a factura estou quase a consumir 500kw acho muito visto que tenho os paneis. E não tenho nada de grande consumo que trabalhe muito. É a EDP. Pago 0.15€
  6.  # 6

    Colocado por: Tiagonvs29Antes de mais, qual o seu fornecedor de energia?
    Segundo, como controla o tempo em que o termoacumulador está ligado?
    Tente ver todos os dispositivos que têm em casa em Standby e tentem desligá-los da tomada, ou colocar tomadas com intertuptor


    Tenho um temporizador. Só liga das 9 as 11h e depois das 16h as 19h.
  7.  # 7

    Colocado por: Daniela FilipaSegundo a factura estou quase a consumir 500kw acho muito visto que tenho os paneis. E não tenho nada de grande consumo que trabalhe muito. É a EDP. Pago 0.15€



    Acho que devia dar 1 vista de olhos num tópico que anda no fórum, ía-lhe poupar algum dinheiro.


    aqui
  8.  # 8

    Não estará a pagar a energia injetada pelo FV?
  9.  # 9

    Colocado por: Daniela FilipaSegundo a factura estou quase a consumir 500kw acho muito visto que tenho os paneis. E não tenho nada de grande consumo que trabalhe muito. É a EDP. Pago 0.15€

    Tb acho muito, eu gasto 200 a 250 kW, família de 4 e nem tenho painéis.
    Que equipamentos tem ligados?
    • eu
    • 27 julho 2023

     # 10

    Alguma coisa está profundamente errada. O que está a pagar não serão estimativas ?
  10.  # 11

    Colocado por: NTORION
    Tb acho muito, eu gasto 200 a 250 kW, família de 4 e nem tenho painéis.
    Que equipamentos tem ligados?


    Nada com jeito. Tv, microondas termo acumulador, frigorífico e arca.
  11.  # 12

    Colocado por: euAlguma coisa está profundamente errada. O que está a pagar não serão estimativas ?


    Não. O contador já é daqueles inteligentes. A contagem é sempre a consumida
  12.  # 13

    Colocado por: Daniela Filipa

    Tenho um temporizador. Só liga das 9 as 11h e depois das 16h as 19h.


    Deveria ter esse relógio regulado para as horas de maior produção solar para maior aproveitamento. Isto admitindo que os painéis funcionam..
  13.  # 14

    Colocado por: Daniela FilipaTenho um temporizador. Só liga das 9 as 11h e depois das 16h as 19h.

    Mas esse não tem apoio solar? Não sei qual a capacidade, nem a temperatura que está regulado, mas pode ser uma das fontes excessivas de consumo.
    • size
    • 28 julho 2023 editado

     # 15

    Colocado por: Daniela Filipa
    Segundo a factura estou quase a consumir 500kw acho muito visto que tenho os paneis. E não tenho nada de grande consumo que trabalhe muito. É a EDP. Pago 0.15€


    Ates de tudo, terá que conferir como é que está configurado o seu sistema solar. Terá sido registado na DGEG ?

    Estará configurado na e-redes, com o contador parametrizado para diferencial a energia da rede e a energia dos paineis ?

    É que, poderá estar a pagar a energia que injecta na rede.

    Fale com a e-redes

    Ou,
    Faça o registo na e-redes, onde poderá consultar as condições do seu sistema electrico, rede / paineis solares e histórico dos consumos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 16

    O TE é de que capacidade? o Te tem a temperatura regulada para quantos graus?

    O ideal é instalar o gestor de excedentes e ligar ao TE. o relogio não interessa. O Gestor de excedentes só funciona com equipamento que não tenham gestão inteligente... atenção qual é o TE?

    A EDP é das comercializadoras mais caras. faça uma simulação no site da ERSE e mude para a que for mais vantajosa. é simples.

    500kW/ mes, é muita fruta! Aqui, moradia 2 pessoas, motor piscina, tudo electrico. não ultrapassa os 200kW/ Mes. Tenho um sistema FV de 1200Wp para autoconsumo ( foi dimensionado essencialmetne para reduzir a factura electrica do motor da piscina)

    Já se registou no site da E-redes? para ver os diagramas de produção/ consumo?

    Veja lá se o que está a produzir está a contar como consumo.. imagine que não programaram o contador, ou é um contador incompativel.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 28 julho 2023

     # 17

    Eu diria que o primeiro passo é comparar o consumo registado no site da e-redes com as faturas.
  15.  # 18

    ... eu acho que tem ai um sintoma de contagem da produção como consumo...
    Desligue o inversor e vai ver como isso vai baixar. (compare o consumo no contador, um dia com isso ligado, outro dia sem isso ligado, partindo do pressuposto que a rotina de consumo e o dia solar es~tao equivalnetes)

    Já comprou com a instalação FV assim? possivlemente não houve registo da MCP.
    Concordam com este comentário: size, hangas
  16.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas... eu acho que tem ai um sintoma de contagem da produção como consumo...
    Desligue o inversor e vai ver como isso vai baixar. (compare o consumo no contador, um dia com isso ligado, outro dia sem isso ligado, partindo do pressuposto que a rotina de consumo e o dia solar es~tao equivalnetes)

    Já comprou com a instalação FV assim? possivlemente não houve registo da MCP.


    Ou então desligar tudo durante uma hora, menos o inversor e ver como evolui a contagem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaOu então desligar tudo durante uma hora, menos o inversor e ver como evolui a contagem.

    convém ser durante o período solar ;)
 
0.0209 seg. NEW