Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou brevemente alugar um andar de moradia e quero alugar com luz, água e internet incluídos.

    Mas como já sabemos quando é tudo incluído podemos ter abusos no uso responsável.

    Será que é legal colocar no contrato um limite e após esse limite cobrar um extra por kwh?

    Já coloquei lá no contador parcial um disjuntor que conta o consumo e até dá para colocar no telemóvel e monitorizar lá.
    • size
    • 27 julho 2023 editado

     # 2

    E se o inquilino tiver hábitos de poupança ? Devolve os excedentes cobrados ?

    É impróprio fazer incluir o valor médio dos consumos na renda mensal.

    Sim, poderá recorrer ao expediente previsto no artigo 1078º do CC
    ...
    Artigo 1078.º - (Encargos e despesas)

    1. As partes estipulam, por escrito, o regime dos encargos e despesas, aplicando-se, na falta de estipulação em contrário, o disposto nos números seguintes.
    2. Os encargos e despesas correntes respeitantes ao fornecimento de bens ou serviços relativos ao local arrendado correm por conta do arrendatário.
    3. No arrendamento de fracção autónoma, os encargos e despesas referentes à administração, conservação e fruição de partes comuns do edifício, bem como o pagamento de serviços de interesse comum, correm por conta do senhorio.
    4. Os encargos e despesas devem ser contratados em nome de quem for responsável pelo seu pagamento.
    5. Sendo o arrendatário responsável por um encargo ou despesa contratado em nome do senhorio, este apresenta, no prazo de um mês, o comprovativo do pagamento feito.
    6. No caso previsto no número anterior, a obrigação do arrendatário vence-se no final do mês seguinte ao da comunicação pelo senhorio, devendo ser cumprida simultaneamente com a renda subsequente.
    7. Se as partes acordarem uma quantia fixa mensal a pagar por conta dos encargos e despesas, os acertos são feitos semestralmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiosmvc
  2.  # 3

    Não tenho problemas em devolver o que não usou até por exemplo aos 200kwh. (è mais do que eu gasto mensalmente).

    Mto obrigado pela resposta.
 
0.0100 seg. NEW