Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho visto anúncios de casas não licenciadas à venda.
    Descrevem que a venda é feita através de "procuração irrevogável".
    Que validade e autenticidade tem esse documento?
    --------
    Que problemas podem surgir por se possuir ou comprar uma casa nesta situação?
    Algumas pagam IMI!
  2.  # 2

    Colocado por: PalhavaQue problemas podem surgir por se possuir ou comprar uma casa nesta situação?
    o problema mais grave que pode ter é a demolição da mesma. a segunda mais grave será ter de licenciar e fazer obras para que cumpra a legislação atual, a menos grave será ter de licenciar (legalizar).

    Colocado por: PalhavaAlgumas pagam IMI!
    as finanças nao querem saber da legalidade do objecto, apenas de qual o valor a receber.
  3.  # 3

    A questão é: O vendedor consegue garantir que a escritura é feita?
  4.  # 4

    Daquilo que me apercebo ,uma construção não licenciada poderá ter várias razões para existir...
    Umas mais "graves" do que outras.
    • NLuz
    • 28 julho 2023

     # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesA questão é: O vendedor consegue garantir que a escritura é feita?


    Caso não se recorra a crédito, a escritura faz-se. Não vejo entraves a isso
  5.  # 6

    Colocado por: NLuz

    Caso não se recorra a crédito, a escritura faz-se. Não vejo entraves a isso

    Recorrer ou não a crédito acho que é indiferente. O banco até pode ser mais exigente, mas existe documentação obrigatória em ambas as modalidades (com ou sem CH), ou estou errado?
  6.  # 7

    Também já vi "Terreno com benfeitoria"...sendo a benfeitoria uma casa.
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Recorrer ou não a crédito acho que é indiferente. O banco até pode ser mais exigente, mas existe documentação obrigatória em ambas as modalidades (com ou sem CH), ou estou errado?

    O banco não empresa se a casa não for legal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 9

    Colocado por: Palhavacasa não for legal.
    o banco não empresta para "casa" se a modalidade for de crédito habitação e não existir Alvará de utilização ou dispensa do mesmo.
    Pode haver financiamento se for para compra de terreno mais obras.
    As avaliações serão certamente feitas de maneira diferente também. Um terreno com uma "casa" sem alvará será avaliado pelo terreno apenas e faz-se escritura na mesma... se o financiamento chega ou não é para o cliente decidir.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

    Colocado por: Palhava
    O banco não empresa se a casa não for legal.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Certo, mas aí também não consegue escriturar a casa se esta estiver ilegal, tem que legalizar ou então compra o terreno "apenas" e eventualmente com uma ruina.
  10.  # 11

    Colocado por: PalhavaTambém já vi "Terreno com benfeitoria"...sendo a benfeitoria uma casa.
    sim para todos os efeitos é o terreno que é vendido

    eu nao queria o problema
  11.  # 12

    Tenho visto casas "ilegais" à venda através de "procuração irrevogável ".
    Se é irrevogável, também não se pode desfazer, não?
  12.  # 13

    Colocado por: PalhavaSe é irrevogável, também não se pode desfazer, não?
    excpto se for o Paulo portas a vender...
 
0.0207 seg. NEW