Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde ao fórum,

Hoje fui surpreendido com o eletricista que está na obra com a informação de que é obrigatório ter painéis fotovoltaicos instalados no teto para aquecimento de água, em obras novas. Segundo o próprio, a ausência dos painéis é suficiente para que a câmara não aprove a licença de habitação.

Ora, no meu projeto que foi avaliado pela câmara não consta a instalação dos ditos painéis. Deduzo portanto que, a ser obrigatório, a câmara não teria aprovado o projeto inicial!!!

Alguém me sabe elucidar?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Marco_Piresfui surpreendido com o eletricista que está na obra com a informação de que é obrigatório ter painéis fotovoltaicos instalados no teto para aquecimento de água, em obras novas. Segundo o próprio, a ausência dos painéis é suficiente para que a câmara não aprove a licença de habitação.
    resumidamente e sucintamente ele não sabe do que está a falar,

não tem qualquer obrigatoriedade de instalar qualquer tipo de painel solar termico ou fotovoltaico, o que tem de instalar é um equipamento que produza por via renovável pelo menos a energia em aquecimento de Agua Sanitaria considerada para o imóvel existindo diversas soluções para esse efeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco_Pires
  3.  # 3

Caro jorgealves,

Obrigado pela elucidação. O que está previsto instalar é uma bomba de calor de 200l.

De facto fui apanhado de surpresa pelo eletricista, e ainda por cima com um projeto aprovado pela câmara!!!!

Fico mais descansado que assim seja.

Cumprimentos

0.0092 seg. NEW