Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Está por aqui alguém com intenções de querer comprar casa? Acham uma boa altura para tal? E comprar um terreno e colocar uma casa pré-fabricada? Não dá muito certo? Dêem-me as vossas opiniões.

    Eu já há uns anos que tenho esse objetivo mas com receio, nunca avancei para uma compra e talvez esteja arrependida.

    No entanto, tenho reparado que os valores estão demasiado altos e não vejo perspectivas de baixar... o que me deixa com cada vez menos esperança de que algum dia consiga comprar uma casa. Parece que os preços cada vez sobem mais e quanto mais tempo esperar, mais os preços vão subir... e tenho visto que as prestações têm atingido valores inconcebíveis. Pergunto me também se vale a pena viver no meu limite, em que todo o meu ordenado vai para a casa, para poder ter uma moradia com espaço para as miúdas brincarem (coisa que não temos agora, nem nunca tivemos) e depois todo o restante dinheiro que sobrar, ir para despesas, comida e pouco mais. Isto parece-me quase, sobreviver e não, viver. Estarei errada?

    É que vejo os anos a passar, eu a ficar cada vez mais velha...

    Neste momento estou numa casa alugada. Não sei até quando, pois já tive alguns "avisos" por parte da senhoria que tem outros planos para este apartamento (e está no seu direito) embora ainda sem uma data precisa.
    E este é outro problema, nos últimos meses é raro o imóvel que aparece para alugar aqui na zona. Simplesmente não há nada... nem aqui, nem em localidades mais próximas.
    Dêem-me as vossas opiniões acerca deste tema. Obrigada.
    • AMVP
    • 29 julho 2023

     # 2

    Colocado por: Aurora☆Acham uma boa altura para tal? E

    Ninguém, por mais boa vontade que tenha, lhe consegue responder a isso.


    Colocado por: Aurora☆Parece que os preços cada vez sobem mais e quanto mais tempo esperar, mais os preços vão subir...

    Nada cresce para o infinito, pelo menos ao titmo que tem ocorrido. Vão descer? Vão manter-se? Vão subir? Ninguém sabe.


    Colocado por: Aurora☆Pergunto me também se vale a pena viver no meu limite, em que todo o meu ordenado vai para a casa, para poder ter uma moradia com espaço para as miúdas brincarem (coisa que não temos agora, nem nunca tivemos) e depois todo o restante dinheiro que sobrar, ir para despesas, comida e pouco mais. Isto parece-me quase, sobreviver e não, viver. Estarei errada?

    Essa é uma decisão pessoal, cada um sabe de si. Depois... depende de cada um, há quem entenda que vivendo numa casa arrendada a casa não é sua, é do senhorio e como tal esre poderá dispor da sua casa quando entender e até atualizar a renda de acordo com o que entender e há quem entenda que arrendar uma casa é ter-se posse da mesma até morrer e aibda deixar de herança aos descendentes. Quem pertence ao primeiro grupo pensa em ter casa própria, melhor ou pior, pois não quero fica na rua e pensa que quando for mais velho pode não ter dinheiro para pagar a renda. Os wue pertencem ou segundo grupo não se preocupam com nada, alguém haverá de assegurar a sua vida. Portanto, dependerá do grupo onde se encontrar.
  2.  # 3

    Viver no limite não vale a pena, o meu conselho é encontrar algo que consiga pagar tranquilamente, não sei a sua idade mas hesitei durante uns 4 anos pelo menos comprar casa, finalmente em 2019 adquiri o meu apartamento, se não tivesse hesitado estava com um t3 no porto e com uma valorização superior mas tínhamos gasto muito mais.
    Fiz uma compra contida, tenho amigos que um ordenado já não chega só para o crédito da casa.
    Finalizo mencionado que cada caso é único e estatisticamente vai ser para subir pode descer em algum momento mas nunca para valores de 2009...
  3.  # 4

    Posso estar a ser infeliz no que vou escrever, mas é com boa intenção..

    você pergunta qual a melhor opção, mas ao mesmo tempo, as opções que descreve são:

    1. "não tenho dinheiro para pedir crédito habitação e viver condignamente com o peso de ter de pagar a prestação; e se espero que os preços baixem e isso nunca acontece nunca vou comprar";
    2. "tenho dinheiro para arrendar, mas não vivo condignamente porque a casa não tem espaço para as minhas filhas, e dependo de um mercado de arrendamento que não é favorável".

    tradução: você está a pedir conselhos entre duas opções onde você mesma reconhece que nenhuma lhe permite viver condignamente. portanto, a verdadeira discussão aqui é o seu processo pessoal de como aceita e pode viver. isso é super difícil definir, e no fundo depende de cada um.

    e finalmente, a minha opinião:
    entre dois males, na opção #1 não vive condignamente, mas quando morrer deixa algum patrimonio às suas miudas. eu acho que a melhor opção entre as duas é comprar algo igual à casa arrendada, menos espaço, menos vida condigna, mas uma prestação com alguma margem, e pode sempre vender.
    Concordam com este comentário: ThorN
  4.  # 5

    Muito ao encontro do que aqui foi dito, a verdade é que ninguém sabe responder ao fundo essa questão. No entanto, existem alguns pontos que pode ter em consideração na sua análise (somente a minha opinião).

    - As taxas euribor que em muito definem a prestação das casas para quem escolhe uma taxa variável estão muito elevadas e assim deverão continuar pelo menos nos próximos dois anos. Por isso, se pretende comprar casa mais vale esperar porque os bancos provavelmente irão recusar o seu pedido de crédito (mera suposição, pois não sei os seus rendimentos).
    - Os preços das casas são a maior incógnita, no entanto, acredito que não deverão aumentar os preços nos próximos anos. O aumento do custo da construção tem diminuído, inflação está a abrandar e as prestações das casas estão a aumentar na mesma, por isso digo eu não há espaço para mais aumentos. Contudo, ninguém tem uma bola de cristal.

    Sobre o comprar ou arrendar... as rendas estão muito altas e existem poucas casas no mercado de arrendamento, por isso geralmente a diferença do custo mensal entre comprar ou alugar não é assim tão elevada. Apesar disso, se a sua situação financeira não é boa de momento, então alugar será sempre algo com menos risco e onde poderá encontrar mais apoios do estado. Existem diversos programas de apoio ao arrendamento tanto nacionalmente como das próprias câmaras que a poderão ajudar. Tem que pesquisar.
 
0.0121 seg. NEW