Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    a minha intenção não era lançar lenha para a fogueira...

    bem... está visto que vamos ter que olhar para os AC´s mas continuo a ficar horrorizada com os aparelhos ali pendurados na parede... e uma nota: os meus pais não pagam essa conta exorbitante nos meses de inverno. ronda os seus gastos com o ac. de qualquer forma é uma solução a equacionar.

    piso radiante era o que o meu marido queria mas dado o avançado da casa quando a vimos, essa hipótese ficou posta de lado.

    a casa não será aquecida na totalidade visto que nem todas as divisões serão usadas, pelo menos 2 quartos, uma sala e um wc serão "poupados". assim diminuimos a área a aquecer para uns 140m2 aprox.
  2.  # 62

    Pois.. Isso dos custos , cada caso é um caso!
    Se reduzir a area aquecida para metade, tambem o custo descerá provavelmente para metade.
    É bastante diferente aquecer uma vivenda com 200 ou 300m2 do que aquecer 2 ou 3 divisões de um apartamento.


    Colocado por: cookiea minha intenção não era lançar lenha para a fogueira...

    bem... está visto que vamos ter que olhar para os AC´s mas continuo a ficar horrorizada com os aparelhos ali pendurados na parede... e uma nota: os meus pais não pagam essa conta exorbitante nos meses de inverno. ronda os seus gastos com o ac. de qualquer forma é uma solução a equacionar.

    piso radiante era o que o meu marido queria mas dado o avançado da casa quando a vimos, essa hipótese ficou posta de lado.

    a casa não será aquecida na totalidade visto que nem todas as divisões serão usadas, pelo menos 2 quartos, uma sala e um wc serão "poupados". assim diminuimos a área a aquecer para uns 140m2 aprox.
  3.  # 63

    Convem salientar que existem outras soluções de AC sem "mamarrachos" espetados nas paredes,

    e qualquer resistencia electrica só debita até 95% da energia consumida, pois têm-se esquecido das perdas,

    Achei piada ao sr Anonimo18072022A chamar "fluido" ao ar, será que também anda nas Novas Oportunidades?

    Jorge Alves
  4.  # 64

    Percas numa resistencia pura?? Onde?

    Por Indução: Fraquissimas !
    Mecanicas : negligentes.
    Então perde-se por onde??

    Sinceramente não estou a ver...ilucide-me por favor



    Colocado por: jorgealvesConvem salientar que existem outras soluções de AC sem "mamarrachos" espetados nas paredes,

    e qualquer resistencia electrica só debita até 95% da energia consumida, pois têm-se esquecido das perdas,

    Achei piada ao sr Anonimo18072022A chamar "fluido" ao ar, será que também anda nas Novas Oportunidades?

    Jorge Alves
    • eu
    • 19 novembro 2010

     # 65

    Colocado por: system32Então perde-se por onde??

    Devem ser perdas térmicas... LOL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  5.  # 66

    Ao sr Anonimo18072022A,

    continuo a achar "graça" ao termo fluido,

    porque na minha ignorância um fluido é (era) um liquido, dai a minha ignorância e também a minha falta de civismo que nesse dia resolveu dar uma da sua graça,
    caluniando-o e sem qualquer motivo realmente valido da sua parte a não ser a sua opinião lhe ter dirigido um infeliz maldoso adjectivo,

    por tudo isso as minhas sinceras desculpas, e da mesma forma que aqui errei, peço desculpa aos participantes deste forum pelo desperdício com esta falsa questão,

    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Anonimo18072022A
  6.  # 67

    Olá boa noite
    Esta é a minha 1ªvezs que faço um coment aqui no forum,sempre gostei muito de ler e apreciar alguns comentarios pois estou no ramo de aquecimento a algum tempo.
    As pessoas que defendem o a/c "até á morte" pois não se esquecam se um ar condicionado ficar a noita toda ligado no outro dia de manha não tem voz porque é um aparelho que tira a humidade da divisão, o a/c é uma solução pontual de aquecimento não é um aparelho que transmite conforto.

    Obrigado
  7.  # 68

    Colocado por: Zé BoinaOlá boa noite
    Esta é a minha 1ªvezs que faço um coment aqui no forum,sempre gostei muito de ler e apreciar alguns comentarios pois estou no ramo de aquecimento a algum tempo.
    As pessoas que defendem o a/c "até á morte" pois não se esquecam se um ar condicionado ficar a noita toda ligado no outro dia de manha não tem voz porque é um aparelho que tira a humidade da divisão, o a/c é uma solução pontual de aquecimento não é um aparelho que transmite conforto.

    Obrigado


    A sua afirmação é subjectiva. Tenho ac inverter à cerca de 15 anos e acho que é espectacular porque em Portugal Continental temos temperaturas extremas e necesitamos do melhor de 2 mundos ou seja, se estiver muito calor e não se consegue dormir de maneira nenhuma, seleccionamos a opção frio ou auto e escolhemos a temperatura que melhor nos satisfaz e a isto eu chamo "conforto". Se por outro lado está muito frio como é o caso agora e hoje (3ºC) então seleccionamos "aquecimento" ou auto e escolhemos também a tempertura que melhor se adeque ao nosso "conforto".
    Tem algum aparelho pelo mesmo preço que faça o melhor de dois mundos? Duvido...
    Em relação ao secar o ar é verdade, mas pode-se sempre minimizar o problema ou mesmo resovê-lo com a colocação de humidificadores automáticos que conseguem manter a humidade relativa a bons niveis. No meu caso em particular nunca necessitei de humidificadores, porque em termos de saúde dou-me muito mal com taxas de humidade elevadas, por conseguinte para mim uma percentagem de 35% de humidade é super confortável para mim.
    Atenção: não vendo nem tenho comissões em ac's.
  8.  # 69

    As pessoas que defendem o a/c "até á morte"

    Então dê lá um exemplo de um comentário de um user a defender o ac até á morte...o que eu vejo, é users a falar do mau e do bom dos acs, como por ex, consumirem 4x menos que um emissor térmico...

    se um ar condicionado ficar a noita toda ligado no outro dia de manha não tem voz porque é um aparelho que tira a humidade

    Os meus acs estão ligados á meses sem interrupção e de manha consigo falar...aquece e seca o ar?...Sim...quanto maior for a temperatura seleccionada, pior...mas se ligar um aquecedor a oleo ou um emissor, faz o mesmo...Desumificar, só a fazer a frio, até pq o programa desumificar seleciona logo temperaturas baixas...Em minha casa, agora, a humidade está nos 50/55%...

    o a/c é uma solução pontual de aquecimento não é um aparelho que transmite conforto.

    Pois os meus transmitem-me muito conforto...não é o melhor sistema...mas na relação custo investimento/custo utilização/conforto...é muito bom...


    pois estou no ramo de aquecimento a algum tempo

    ...e já deu para perceber que não é a vender acs...:-)

    Abraço, Pedro
    • eu
    • 28 novembro 2010

     # 70

    Colocado por: Pedro Fernandes...e já deu para perceber que não é a vender acs...:-)


    LOL...
    • Mac
    • 28 novembro 2010

     # 71

    Colocado por: Anonimo18072022A

    Definição de fluido:

    1,2,3,4, .....pesquise p.f.. É importante que quando opinamos que o tentemos fazer com qualidade e não em quantidade.

    Cumprimentos

    caro system32
    Afinal o ar é um fluido ou não?????
    Comentou que o Anonimo18072022A teria aprendido isso nas novas oportunidades, ele apresentou links para argumentar, agora ficava-lhe bem esclarecer, com argumentos válidos, que o seu comentário fazia sentido. O seu comentário pareceu "chacota" e isso não fica bem.
    Cumprimentos
  9.  # 72

    Essa não é para mim....
    Foi o jorgealves que afirmou isso!

    Mas não acho que seja muito relevante, para um simples sistema de aquecimento, a consideração de o ar poder ser considerado um fluido, mais as suas respectivas caracteristicas (até pode, mas para este caso é basicamente irrelevante).

    A minha "guerra" com o piso radiante, é tecnica, mas não vale a pena ir a esse ponto. A questão da irradiação nem é a nossa maior "gerra" é mais o consumo que miraculosamente consuegue ter mais rendimento que a unidade ( ou que um simples termo ventilador tenha menos rendimento que a unidade. a irradiação sunciona com qualquer aquecimento, mantido ligado 24/24, e numa casa com isolamento e alguma inercia. No fundo é o que o piso radiante é, inercia e (aqui a diferença) mais area de contacto.

    Mais uma vez digo: o piso radiante é o melhor sistema de aquecimento, mas nunca electrico (apenas pelo consumo).
    Um AC pode ter resultados muito semelhantes em termos de conforto, mas temos sempre barulho e correntes de ar, mesmo que sejam minimizadas não desaparecem.

    Não venham dizer que não tenho conforto na minha casa, mais os 22º na sala, 20º no 1º andar e 18º no sotão!!
    E 18º no sotão porque o isolamento do meu sotão ainda é muito mau ( em resolução), pois o normal seria o sotão estar mais quente (convecção: pouca mas existe).

    E isto com consumos x4 menores do que o piso radiante electrico!









    Colocado por: Mac
    caro system32
    Afinal o ar é um fluido ou não?????
    Comentou que o Anonimo18072022A teria aprendido isso nas novas oportunidades, ele apresentou links para argumentar, agora ficava-lhe bem esclarecer, com argumentos válidos, que o seu comentário fazia sentido. O seu comentário pareceu "chacota" e isso não fica bem.
    Cumprimentos
  10.  # 73

    Boa noite
    Eu não odeio os ar condicionados pois acho até uma boa opção para as pessoas que tenham os 2 problemas(frio e Calor) mas lá está não me digam que é melhor opção de aquecimento em relação aos emissores, um sistema de ar condicionado é um sistema de pura convecção ao contrario de alguns emissores que faz tambem irradiação pois não ha tanta diferença de temperatura e isto para mim é conforto.
  11.  # 74

    Eu tambem acho o piso radiante um optimo sistema de aquecimento, mas temos que ver quais os custo que isso obriga!!!pode ser economico mas tambem consome e só rentavel com uma caldeira de condesação que custa muitos €.
  12.  # 75

    Outro que andou a ler os posts do "piso radiante"...

    Entndam que se mantiverem uma casa quente tudo irrradia calor.
    É que se vamos por ai, o piso radiante faz efeito nesse sentido, um painel com 0,50 ou 0,7 m2 é manifestamente insuficiente para distribuir o calor de forma uniforme assim tão facilmente.

    Mais o AC náo funciona por convecção, ele é proactivo, aquece e movimenta o ar, pelo contrario, tirando uma emissão residual por irradiação de infra vermelhos, basicamente funciona por convecção, , tal como um aquecedor a oleo, estes aquecem o ar e pela diferença de temperatura, ele sobe, e cria-se um circuito lentode "corrente de ar".

    Se vamos por ai á piso radiante a mais nada!!

    A questão é o custo de operação do PR electrico. Então que se vá para o hidraulico.

    Mais, esses emissores tambem têm, custos de operação semelhantes ao PRE.

    Não sendo prefeito, ao menos tem custos de operação muito inferiores , e preços competitivos !!


    Colocado por: Zé BoinaBoa noite
    Eu não odeio os ar condicionados pois acho até uma boa opção para as pessoas que tenham os 2 problemas(frio e Calor) mas lá está não me digam que é melhor opção de aquecimento em relação aos emissores, um sistema de ar condicionado é um sistema de pura convecção ao contrario de alguns emissores que faz tambem irradiação pois não ha tanta diferença de temperatura e isto para mim é conforto.
  13.  # 76

    Não insista em querer dizer que o COP de um PRE ou de um emissor seja maior que 1.
    Os unicos capazes do "milagre" são as bombas de calor e não é "milagre" nenhum, o calor extra é retirado do exterior (em aquecimento) no PRE é retirado de onde?? do eter?? Essa radiação que fala não é mais que radiação infra vermelha, que todos os corpos irradiam quando quentes e enquanto arrefecem, mas para isso tiveram de ser aquecidos, e não existe multiplicação dos pães neste processo.

    Não digo que nos PR's a irradiação seja irrelevente, falei apenas dor irradiadores que tê uma superficie de aquecimento muito menor. Mas quanto ao PR's , torno a dizer que uma casa mantida quente (seja de maneira for) faz o mesmo efeito de irradiação.

    Fala em energia efectivamente transmitida outra vez : já lhe perguntaram quais as percas de uma resistencia?? se ele consome 1KW tem de transmitir 1KW! Não existem percas. Agora pode ser mais eficiente na maneira como transmite, mas transmite e depois da casa quente: gasta o mesmo.

    Ninguem aquece por convecção! Este é o fenomeno que faz com que o ar aquecido tenha tendencia a subir
    Ou seja é a forma como faz o ar movimentar de forma a aquecer a divisão toda em vez de apenas a proximidade do aquecedor.
    Temos basicamente dois tipos de aquecimento: por contacto e por irradiação.
    Por irradiação temos por exemplo os tradicionais aquecedores de WC (quartzo), que praticamente só funcionam assim.
    OS PR's tem uma grande componente de irradiação, mas tambem são de convecção. Os restantes funcionam basicamente por Contacto.
    Os emissores movimentam o ar por convecção, o PR tambem, embora como diz tem uma componente bastante mais significativa de irradiação, e o AC, ou um termoventilador, funcionam por meios mecanicos embora a comvecção tambem está lá .

    Vantagem dos meio mecanicos : muito mais rapidos a aquecer o ar e de forma homogenia.
    os PR são muito lentos a aquecer, mas são os que aquecem de forma mais homogenia. os restantes são lentos tambem e pouco homogenios. Claro que com o passar do tempo as coisas tem tendencia a estabilizar em dotos

    Não é necessario entrar com teorias de fluidos para explicar o comportamento de um simples aquecimento. Chama-se a isso complicar para reinar.

    As pessoas têm de fazer contas e comparar o custo inicial com os custos operacionais que se extendem ao longo da vida do produto (que se espera bem longo).

    Mas não podem é ser "enganadas" por subterfugios comerciais que só tarde demais podem verificar.
    Ou seja os custos operacionais.
    Se uma casa necessitar de 4000w para ser mantida a 22º. o PRE gasta 4000w e um AC ou PR com bomba de calor 1000w (neste exemplo: COP 4). Isto é um facto irrefutavel. Podem (e devem) falar do conforto, do silencio e da parte estetica (quando aplicavel), mas para fazer as contas temos de saber realmente a diferença de consumo.

    Mas com os problemas do aquecimento global, até parece crime não utilizarmos formas mais eficientes de empregarmos a nossa energia!! Mesmo que aparentemente não seja facil de amortizar o investimanto.
    Caso tipico : os paineis solares termicos. Eu sei que vou levar muitos anos a amortizar os meus e que com o esquentador velhinho que tinha desenrascave-me muito bem, mas mesmo assim investi nem que seja pelo ambiente!

















    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    Como pode ser considerado irrelevante se é o meio de "transporte" da energia no fenómeno de transferência por convecção?

    Continua a fazer uma grande confusão entre energia consumida e energia térmica efectivamente disponibilizada no espaço.
    Uma abordagem está a montante do equipamento que disponibiliza a energia e então aqui entra o rendimento da "fonte de energia", onde entra o COP de determinado equipamento, etc.
    Outra abordagem é a jusante do equipamento onde o apuramento da energia efectivamente transferida é o conjunto de convecção+radiação+condução.

    Dizer que a radiação é irrelevante mostra apenas desconhecimento dos fenómenos de transferência de energia.
    Se desejar esclarecer-se um pouco, deixo-lheaqui, algumas linhas sobre os fenómenos de transferência de energia e no conceito de conforto.

    Não. Então como funciona???
    Então o que chama a este fenómeno?
    Mas afinal usa a convecção ou não?
    Precisamente e a este fenómeno chama-se convecção.

    A questão do piso radiante eléctrico prende-se acima de tudo com os consumos muitas vezes criticados que quer queiram quer não são muito penalizados por más instalações.
    Numa instalação bem dimensionada fazer contas (bem feitas) entre o investimento inicial e o seu retorno é importante.

    Se determinado cliente tiver dinheiro para fazer PR com uma bomba de calor não tenho nada contra. Muito pelo contrário.
    Se determinado cliente tiver dinheiro para fazer PR com apoio de paineis solares não tenho nada contra. Muito pelo contrário.
    Se determinado cliente tiver dinheiro para fazer PR com recurso a geotermia não tenho nada contra. Muito pelo contrário.
    Se determinado cliente desejar um sistema que aqueça e arrefeça simplesmente não tenho solução já que apenas fazemos PRE.

    Agora virem fazer demagogia baseados em conceitos errados sobre o PRE não concordo de todo.
    Se se tirem conclusões baseados em conceitos do senso comum, como técnico simplesmente não posso aceitar.
    Que não se entenda o conceito de radiação e que seja desprezado no conceito de conforto térmic, não aceito e na minha modesta opinião demonstra apenas desconhecimento total sobre climatização.

    Recentemente dei o exemplo da porta de um forno para elucidar o conceito de radiação térmica e argumentaram que estávamos a falar de aquecimento e não de culinária. Enfim.

    Deixo-vos apenas mais um exemplo da eficiência da radiação: se tiverem uma manhã fria com uma temperatura ambiente de 5ºC. Se estiver um dia de sol ao colocaram-se ao sol parece que a temperatura ambiente aumentou. Errado. Não aumentou, o que aumentou foi a exposição à radiação e esse facto contribui para que o conforto seja aumentado.

    Depois vêm as questões de custos: então um cliente que constroi uma moradia de digamos 150.000€ vai gastar cerca de 10% só em climatização? E o resto?
    Ainda recentemente li um estudo em que se dizia que em determinadas alturas 70% da energia consumida em Portugal vinha de fontes renováveis.
    Será que dentro de alguns anos teremos a electricidade como a fonte preveligiada? Vamos esperar.

    Cumprimentos
  14.  # 77

    Uma coisa é a forma como a energia é transmitida outra é a forma como é espalhada.
    Condução e irradiação vs convecção e mecanica.
    Quais são quais: leia o que escrevi.

    Explique-me de onde vem a energia a irradiar ?? Do eter???
    Tem de a meter no corpo de inercia aquecendo-o.
    A forma de medir a temperatura pode dar valores diferentes com convecção ou irradiação dependendo da forma como mede, mas as energia transmitida a um corpo para o aquecer é a mesma. O seu exemplo do sol vai contra si, pois basta deixar um objecto ao sol e verificar que ele aquece muito mais que o ar que o circula.

    Por isso , se medirmos a temperatura do ar, talvez os 19º dos PR's se equiparem aos 22º do AC , e outros. Mas se medir a temperatura de um corpo com alguma inercia, verá que a temperatura já fica por igual. E repito que a energia radiada não surge do eter e consome os respectivos KW's. Logo o COP continua igual a 1.

    Se utilizarmos o AC para aquecer a casa só quando chegamos, não vamos ter esse efeito de irradiação, no entanto se o deixarmos ligado, a casa vai irradiar calor como o PR, o que é que não entende aqui??
    Mas tive de o fornecer para a casa irradiar, o mesmo acontece ao PR.


    Quanto à demagogia é isso mesmo: demagogia.
    É querer ter uma casa enorme para dizer que tem uma casarão, mas depois não tem dinheiro para a manter confortavel. Preocupam-se só com os acabamentos e mais tarde é que se arrependem com maus isolamentos e infiltrações etc...
    Façam uma mais pequena, mas bem feita, bem isolada e condicionada, e pelo mesmo preço.

    Parecem aquelas pessoas que compram carro novo e grande, mas depois não têm dinheiro para a gasolina/gasoleo.

    E sim eu concordo que os paineis solares termicos sejam obrigatórios e tambem devia ser obrigatório os paineis fotovoltaicos.

    Eu meti os termicos porque quis, pois na minha casa não era obrigatório. Não ponho os fotovoltaicos porque a EDP só arranja chatisse e o processo não é muito claro.

    Se tivermos de somar 20 ou 30 mil euros ao preço de uma casa nova, não me parece ser nenhum exagero.Paga-se muito mais por promenores de vistas ou acabamentos.

    Não é demagogia é colaborar...






    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    Está completamente errado mas não vou insistir em lhe explicar este conceito.

    Explique-me p.f. qual o sistema de aquecimento que funciona por contacto (condução)?

    Não faça acusações quando o Senhor mistura alhos com bugalhos.

    Se precisa de 22ºC com AC ou radiadores convido-o a sentir um PRE com 22ºC. Verá o exagero que é em PRE ter uma tempetura ambiente com 22ºC.
    Como o Senhor desconhece, na minha modesta opinião alguns conceitos ou não os entende bem, também de pouco valerá a pena acrescentar que se precisa de 22ºC com AC com PRE com 19ºC terá o mesmo conforto para não dizer superior. Baixar a temperatura ambiente necessária de 22ºC para 19ºC veja a poupança que não se tem.
    Não é um argumento comercial é um facto.

    Aqui estamos plenamente de acordo. Vamos lá então fazer um exercicio de números e para isso vou precisar do seu auxilio:
    Quanto gasta por mês em aquecimento?
    Quanto meses considera no seu calculo de meses de aquecimento?
    Qual o sistema que tem (resumidamente)?
    Quanto custou o Seu sistema?

    A finalidade é avaliar o tempo que poderá precisar para amortizar o seu investimento.


    Não é crime nenhum é apenas demagogia pensarmos que somos todos abonados para gastar fortunas em sistema de aquecimento/arrefecimento.
    Não é crime nenhum é apenas precipitado pensar que todos podem gastar 10% do seu orçamento só em climatização.


    Terá com certeza uma ideia do nº de paineis solares térmicos para AQS que não se vendiam se não fossem obrigatórios?
    O Senhor felizmente pode dar-se ao luxo de dizer: "Eu sei que vou levar muitos anos a amortizar os meus"; existe quem não o possa dizer mas tem mesmo que os instalar.

    Cumprimentos
  15.  # 78

    não me digam que é melhor opção de aquecimento em relação aos emissores

    Só pode estar a brincar...Usando ac como aquecimento central, por ex ligado 24h/dia, fico com o ar, as paredes, os moveis, as portas, e todos os objectos da casa a uma temperatura de conforto nunca menos de 20º...os ventiladores andam quase no ralentim...isto por 100€/mês no pico do inverno...Para aquecer a minha casa com emissores eram 400€/mês de luz...só para aquecimento...Ninguem aquece uma casa (toda...não é só a sala e um quarto) de por ex 200m2 com emissores por menos de 300/400€/mês de luz...e muito menos com emissores de 500w...As pessoas compram, ligam, e no fim do mês, ao ver a conta, desligam...para sempre...Para um wc, ocasionalmente, servem perfeitamente...

    Abraço, Pedro
  16.  # 79

    Não sei se o amigo sabe, o ar condicionado não esta preparado para trabalhar 24h/24h....eu não estou a dizer que o ac não presta....mas se calhar os senhores que moram nos paises frios é que são estupidos ao n meterem ac.
  17.  # 80

    Colocado por: Zé BoinaNão sei se o amigo sabe, o ar condicionado não esta preparado para trabalhar 24h/24h....eu não estou a dizer que o ac não presta....mas se calhar os senhores que moram nos paises frios é que são estupidos ao n meterem ac.


    Caro Zé Boina, isso de o AC não estar preparado para trabalhar 24h/24h é um mito urbano, ou disse isso porque não concorda com a chuva?!
 
0.0327 seg. NEW