Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    O meu pai foi vítima da falta de ética da EDP por causa da instalação dos painéis fotovoltaicos. Ele não tem grande conhecimento e foi na lenga lenga do vendedor da EDP que apareceu em casa dele. Eu quando soube, já foi tarde demais.

A EDP colocou dois painéis de potência total à volta de 750w há dois meses atrás e cobrou certa de 1700€ (pago em prestações). Como é óbvio, a poupança não foi tal, que o valor mensal pago é superior ao que ele pagava, e será assim durante 36 meses.

Como é modalidade paga em prestações e não há fatura do valor total de instalação, não é possível candidatura ao Fundo Ambiental.

Além disso, toda a energia produzida em excesso é injetada na rede de forma grátis e não abate ao consumo da casa.

Posto isto, sabem se há forma de cancelar e pedir a remoção dos painéis à EDP sem custos associados?

Um kit de 800w com tudo o que é necessário fica por menos de 800€ e é possível candidatura ao Fundo Ambiental.
  2.  # 2

o seu pai é maior de idade, não é inimputável, assim um contrato, pelo que ou cumpre o que assinou ou rescinde o contrato, com os custos inerentes a isso, que provavelmente será o pagamento integral à edp dos paines.

não vejo uma forma de sair disso a bem.
  3.  # 3

Colocado por: peetman). Como é óbvio, a poupança não foi tal, que o valor mensal pago é superior ao que ele pagava, e será assim durante 36 meses.

o que é preciso ver é o valor da poupança passado esses 36 meses. agora neste periodo é claro que o valor mensal seria sempre superior ao que pagava.
  4.  # 4

Colocado por: peetman
    Além disso, toda a energia produzida em excesso é injetada na rede de forma grátis e não abate ao consumo da casa.

Mas isso é sempre assim a não ser que instale baterias. O excesso vai sempre para a rede. Pode é fazer um contrato da venda desse excedente com qualquer empresa que o compre.
    Concordam com este comentário: peetman
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantos

o que é preciso ver é o valor da poupança passado esses 36 meses. agora neste periodo é claro que o valor mensal seria sempre superior ao que pagava.

Após os 36 meses fica mais barato, mas o investimento inicial com a EDP é muito superior ao que deveria ser e a amortização desse mesmo investimento vai durar mais de 10 anos. A EDP está a ter uma margem muito grande com os painéis e está a obter energia grátis quando há excesso.
  6.  # 6

É como diz o pauloagsantos acima. Tem que pagar ou rescindir o contrato com os custos que daí advirão.

Eu, no seu lugar, procuraria ajuda no sentido de tornar essa instalação o mais eficiente possível, para evitar produzir de graça para a EDP. Xicos-espertos!
    • size
    • 1 agosto 2023

# 7

Colocado por: peetman
    A EDP está a ter uma margem muito grande com os painéis e está a obter energia grátis quando há excesso.

Não me parece ser assim. A EDP não beneficia da energia que injecta na rede.
    Concordam com este comentário: dom123, ruicarlov

0.0131 seg. NEW