Colocado por: rrocha2022Em termos de suportes creio que o que está na foto deve ser a solução mais económica.
Colocado por: Fernandes_Boa tarde,
Existem suportes já preparados para x paineis.
Ou então consegue comprar os triangulos e os perfis e toda a quinquelharia à parte.
Colocado por: hangas
Isso parece-me muito ligeiro.. não substime a força do vento. Não seria o primeiro painel a voar dai para fora agarrado ao suporte.
Geralmente não vai muito longe porque está agarrado ao cabo. :)
Colocado por: rrocha2022Mas acha a solução como um todo muito fraca ou a fixação aos lancis?
Colocado por: rrocha2022
A questão é que para 6 painéis anda na casa dos 600 euros. Geralmente naqueles perfis técnicos de alumínio. Que me parece de mais para o efeito.
Colocado por: rrocha2022a solução mais económica.cantoneiras de aço inox baratas???
Colocado por: RuikodeSoluções interessantes esses blocos de betão, mas mesmo com esse peso e sendo os painéis verdadeiras velas, com um vendaval forte não poderiam ser deslocados na mesma? mesmo que não fossem longe.simples nao fura as impermeabilizaçoes, tenho dezenas de instalações assim apenas fixas ao lastro e algumas junto à orla costeira onde faz bastante vento.
Ainda vou construir e com cobertura plana, e como vou colocar painéis (e eventualmente acrescentar mais, futuramente), tenho pensado em qual a melhor forma de os fixar, e deixar a infraestrutura preparada.
Pergunto se faria sentido deixar pontos de ancoragem salientes acima das camadas de isolamento e impermeabilização (fazendo basicamente a função desses blocos das fotos anteriores, mas com acabamento plano), aos quais seria feita a fixação dos suportes metálicos?
Calculo que teria pontos negativos, como o trabalho acrescido (e uns bons euros a mais) de isolar e impermeabilizar à volta de todos os pontos de apoio, assim como as pontes térmicas que esses locais iriam criar... O problema é fixar algo numa cobertura plana sem ferir os isolamentos.
Colocado por: jorgealvescantoneiras de aço inox baratas???
descomplique, existem inumeras soluções que deveram ser avaliadas pelo instalador, deixar pontos de ancoragem por vezes não tem qualquer utilidade
Colocado por: SrRJa com lastro
Colocado por: hangasF = A*P*Cd
Não fiz as contas, mas num video de youtube de uns australianos a mostrar varios tipos de ancoragens, apresentaram como exemplo que para um vento de 150km/h na horizontal contra um painel com 15º de inclinação precisava de cerca de 90kg de lastro/m2.
esses blocos devem pesar para ai uns pelo menos 50Kg de cada lado do painel. E ventos de 150Kmh se calhar o painel é o menor dos problemas.
Colocado por: rrocha2022este por ex pesquisa rapida na net 20€ os outros da ACL basta ligar pra la
Qual é o preço deste tipo de solução?
Colocado por: hangasVeja o sistema K2.
Tem preços aqui:https://loja.solarimpact.pt/Solar-Fovoltaico/sistemas-fixacao/k2-system-2
Fora a guias e fixadores que vai sempre precisar, deve precisar de 2 ou 3 triangulos para 6 paineis em fila.
Depois é fixar isso no lastro
Colocado por: SrReste por ex pesquisa rapida na net 20€ os outros da ACL basta ligar pra la
Colocado por: Pereira_89Eram cerca de 7400 painéis