Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

estou com um tema relativo à minha casa, onde me indiquem que dado que pus bomba de calor é obrigatório colocar os ventiloconvectores interiores para que a casa pode ter certificação energética A, eu tenho visto casas com eficiência energética A e que apenas têm pre-instalação de ar condicionado, isto é uma coisa específica da bomba de calor?
    Alguém me pode ajudar sobre este ponto, é que inicialmente a casa era para ter ar condicionado, depois passou a ter bomba de calor ao invés e agora percebi que colocar os ventiloconvectores é caríssimos, perto de 6000€ + IVA, sendo que a unidade exterior já existe, o ar condicionado seria muito mais barato, mas nesta fase não há muito a fazer porque foram colocadas tubagens de agua ao invés de cobre ....
  2.  # 2

os certificados energéticos analisam as diversas componentes térmicas e técnicas do imóvel, se não tem sistema de climatização funcional evidentemente que o mesmo não é considerado nos cálculos, seja ele qual for.

ter em atenção que as formulas de calculo mudaram em 07\2022 e também que alguns certificados não valem o papel onde estão impressos
  3.  # 3

Alguém me pode dar mais aporte sobre esta situação, o que me justificaram é que a necessidade de colocar aparelhos interiores é devido ao NZEB Portaria 97/2019 de 2 de Abril

0.0084 seg. NEW