Iniciar sessão ou registar-se
    • GA85
    • 3 agosto 2023

     # 1

    Olá a todos,

    No início de 2022 mudei-me para uma moradia com uns 20 anos. Tal como muitas outras moradias das redondezas, esta apresenta uns problematizos de humidade.

    No piso térreo a humidade aparece basicamente nas paredes, mas apenas num ou outro sítio. Esta humidade além de só aparecer "aqui e ali" nunca chega a ser de grandes dimensões (talvez uma mão aberta, no máximo) e nunca chega a tornar a parede escura, apenas faz com que a tinta comece a ganhar bolhas e consequentemente estalar. Penso que poderá estar relacionado com humidade que "vem de baixo", mas não sei; é um problema, mas nada de dramático, pois o primeiro piso é muito aberto, com uns 100m2, e isto "só" acontece nuns 4 sítios isolados.

    O problema que me leva a escrever é sobre a humidade no piso superior. Anteriormente sempre vivi em apartamentos e nunca me tinha acontecido ficar com humidade na roupa nos guarda-roupa (que neste caso são embutidos), nos livros (no escritório), etc., etc. Pela primeira vez tive que comprar uns aparelhos que medem a humidade, que no Inverno pode chegar a mais de >80%. Pela primeira vez tive que comprar um desumidificador, que tem ajudado bastante a controlar o ambiente. Infelizmente já só o comprei em Dezembro quando o problema de humidade em tecidos já se estava a torna bastante óbvio. (e já agora, parece que neste último inverno este tipo de problemas aconteceu a muita gente, em casas sem histórico de tal - mas no meu caso foi o primeiro inverno aqui, pelo que não tenho como comparar)

    Mas o que me leva realmente a escrever é o seguinte: no piso superior os móveis de madeira (e a imitar madeira) mais claros (e que já tinha da outra casa) começaram a ficar escuros (tipo manchados) na parte em que estão em contacto com o pavimento, que é todo de cerâmica. Isto aconteceu nas mesas de cabeceira, na cama, etc. Mas não só, as portas das divisões e das suites também estão mais escuras (manchadas?) próximas do chão, e o mesmo acontece com as "molduras" das portas, que estão mais escuras/manchadas próximas do pavimento. Estas manchas não ultrapassam os 20cm de altura e não são uniformes. Por outro lado, neste piso de cima, não tenho qualquer humidade nas paredes, seja onde for.

    Ora, esta questão intriga-me bastante. No piso superior alguns móveis ficaram manchados perto do pavimento, assim como as portas e respectivas molduras, etc., mas as paredes mesmo ao lado estão impecáveis, sem problemas. Será que alguém entendido nestas matérias poderá ajudar e explicar o que se poderá estar a passar? Qual a razão para os móveis estarem a ficar manchados perto do pavimento? São móveis que já vinham da minha outra casa sem qualquer problema.

    Esta questão preocupa-me agora ainda mais pois comprei uma cama nova, que na verdade é um sommier que estará em contacto com o pavimento. Quando tirámos a cama antiga reparámos que a parte de baixo do (antigo) colchão tinha bastante humidade, o que nunca me tinha acontecido na outra casa (mais uma novidade). Queria ver se arranjava uma forma para tentar diminuir qualquer tipo de problema que possa vir a ter, e para isso precisava de perceber o que se poderá estar a passar, que possivelmente até será algo simples, não sei. Alguém tem ideia?

    Obrigado
  1.  # 2

    Humidade ambiente.
    Como junto aos pisos é sempre uma zona de menos movimentação de ar, a humanidade nessa zona é mais elevada levando a que móveis e outras peças sejam mais afectados.
    Muito provavelmente terá ou virá a ter concentração de bolores nos rodapés tb
  2.  # 3

    Comece por ventilar abrindo as janelas sempre que possível.
    Coloque ventilação nas casas de banho / lavandarias se não existir.
    Reveja a exaustão da cozinha seja pela limpeza do exaustor e revisão da conduta de extração.
    Também na cozinha, se não existir, instale uma grelha para admissão de ar exterior que complementará e aumentará a eficiência do exaustor.

    Se não resultar terá que ponderar instalar uma VMC, seja centralizada ou descentralizada.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • GA85
    • 4 agosto 2023

     # 4

    Olá, muito obrigado pelas respostas!

    Bem, bolores nos rodapés não vou ter pois o proprietário anterior mudou o pavimento para cerâmica e os rodapés também. Já devia ter este problema... :)
    Neste inverno vou seguramente tentar manter os quartos mais ventilados e dar uso ao desumidificador mais cedo.

    Mas já agora, haverá alguma coisa que se possa colocar entre o pavimento e os móveis que diminua o problema? Ou a questão não está na proximidade com o pavimento, mas apenas na falta de circulação de ar?

    Obrigado
  3.  # 5

    Acho que se colocar esferovite por baixo dos móveis não vai gostar do aspeto embora pudesse ajudar.

    Tem que reduzir a humidade interior ao máximo.

    Além do que já disseram algumas coisas óbvias são o não secar roupa dentro de casa, não abrir os WC nos banhos e ter um exaustor potente, não deixar toalhas molhadas a secar dentro do WC,... talvez os aparelhos de AC ajudem muito no inverno.
    • GA85
    • 12 agosto 2023

     # 6

    Obrigado!
 
0.0104 seg. NEW