Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    É o meu primeiro post aqui no fórum e gostava da vossa opinião sobre a disposiçao de dois quartos na casa que pretendo construir num futuro próximo.

    É R/C, nada de muito complicado com as janelas das divisoes orientadas a sul mas os dois quartos dos pequenotes nao estamos a conseguir chegar a um layout que nos agrade a 100%.Sao dois quartos iguais de 3.4m de largura por 4.1m de comprimento divididos pela IS partilhada.

    O que mudariam e/ou recomendariam?

    Obrigado
      opcoes.jpg
  2.  # 2

    para mim preferia ter mais roupeiros, ter em frente á cama um aparador/ secretária e tv, ter uma wc mais pequena sem ser em tunel
    e dar mais privacidade á entrada dos quartos e permitir ir á wc sem estar na "ventania" do corredor
    mais ou menos assim
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pedrodmsousa, pkasa, diouf_matos, Pedro Barradas, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Darth2023
      quartos.jpg
  3.  # 3

    Muito obrigado Marco, realmente fica uma soluçao bastante mais acolhedora com esta configuraçao.
    So uma pergunta se nao for abusar da tua boa vontade,na tua opiniao se puxasse as portas dos quartos até ao limite superior e perdendo um bocadinho de roupeiro ficaria estranho entrar e deparar-se com a lateral do roupeiro(para que a IS ficasse maior)?
      Captura de ecrã 2023-08-03 122455.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: Darth2023Muito obrigado Marco, realmente fica uma soluçao bastante mais acolhedora com esta configuraçao.
    So uma pergunta se nao for abusar da tua boa vontade,na tua opiniao se puxasse as portas dos quartos até ao limite superior e perdendo um bocadinho de roupeiro ficaria estranho entrar e deparar-se com a lateral do roupeiro(para que a IS ficasse maior)?
      Captura de ecrã 2023-08-03 122455.jpg


    Porque há de querer uma wc tão maior? Eu tenho uma wc com 2,2x2,4m, quase um quadrado, e é ENORME xD tem inclusive um movel de 100cm e uma base de duche de 140cm e 80cm largura
  5.  # 5

    Darth

    sim tambem pode fazer mas veja se não atrofia a entrada dos quartos
    e sim tambem se tiver que manter a largura da wc em 1.80 terá mesmo que dar mais profundidade á wc.
    tenha tambem atenção á abertura da janela face á secretária de modo a que fique funcional
  6.  # 6

    Colocado por: Darth2023Muito obrigado Marco, realmente fica uma soluçao bastante mais acolhedora com esta configuraçao.
    So uma pergunta se nao for abusar da tua boa vontade,na tua opiniao se puxasse as portas dos quartos até ao limite superior e perdendo um bocadinho de roupeiro ficaria estranho entrar e deparar-se com a lateral do roupeiro(para que a IS ficasse maior)?
      Captura de ecrã 2023-08-03 122455.jpg


    Mil vezes a sugestão do Marco.. nem pense duas vezes..
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  7.  # 7

    Obrigado a todos pelo feedback e sobretudo ao Marco pela ajuda, acho que vamos mesmo seguir a tua proposição 😉 só espero não ser obrigado a instalar o bidé…🤨 sempre era menos uma peça a ocupar espaço na IS.
  8.  # 8

    no projeto era para ser essa a casa de banho acessivel?
    é que se não for não precisa de meter bidé.
  9.  # 9

    Sim, esta é a que está definida como acessível..mas acho que já li por aqui que vai da interpretação da Camara da lei e que algumas obrigam e outras fecham os olhos a isso..
  10.  # 10

    Em rigor, nem a sua da imagem inicial nem a do meu esboço cumprem.
    tem a planta do plano de acessibilidades?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    O corredor na planta é estranho, parece que acaba no lado esquerdo.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  12.  # 12

    Colocado por: Darth2023e perdendo um bocadinho de roupeiro ficaria estranho entrar e deparar-se com a lateral do roupeiro(para que a IS ficasse maior)?
    Na minha casa foi adoptada também uma sugestão do marco1 em que as portas abrem para cima do roupeiro tal como ele lhe sugeriu, e garanto-lhe que não fica nada estranho.

    Concordo a 100% com a proposta do marco1
  13.  # 13

    Nao estou a conseguir abrir o plano de acessibilidades para o partilhar mas assim de cabeça a disposicao das peças era conforme tenho no primeiro rascunho com o circulo de 1.5m inserido la no meio...
    Para usar a proposta do desenho do Marco ficaria no maximo com uma IS de 2.4m de comprimento por 2.2m de largura...isto daria para adaptar uma IS a cumprir o plano de acessibilidades ou ja ficaria dificil?
  14.  # 14

    Se não tiver que cumprir com o espaço de 0.75x1.20 entre a sanita e o bidé dá para fazer com 2.20x 2.40
    mas atenção que a porta tem de ser de correr.

    esse espaço livre entre as peças há varias interpretações, uns dizem que o bidé não sendo considerado uma peça acessivel segundo o decreto, pode este ficar desenhado em cima desse retangulo bastando assim a a wc cumprir com o circulo livre de 1.5 de diamentro. Este tambem pode ser sobreposto x cm pelas peças sanita e bidé assim como do lavatório se o movel deste não for ao chão.
    há sempre maneira de dar a volta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Darth2023
  15.  # 15

    Ok, obrigado Marco pelo esclarecimento e pela soluçao para os quartos! Em relacao às portas e janelas foi mesmo so para dar uma ideia da posicao das mesmas..
  16.  # 16

    E não consegue criar duas casas de banho? Uma para cada quarto? Parece ter área suficiente para isso. Mas a solução do Marco também parece muito boa e acaba por ganhar mais armários
  17.  # 17

    Duas casas de banho para nós está um bocado fora de questão..há espaço mas o orçamento também aumenta facilmente 🤑
    Existe uma casa de banho de serviço à zona social que também fica do lado esquerdo do quarto e mesmo uma casa de banho a partilhar pelos miúdos para nos parece nos perfeitamente suficiente.. um dia os miúdos crescem e ficaríamos com 4 IS para dois 😝
    A solução proposta pelo Marco já me resolve a questão do corredor em túnel que é o que não me agradava na planta e se der para ter nos quartos espaço para arrumação, cama e a secretaria para os miúdos para nos está óptimo… casas de mais de 200m2 só para quem tem € e empregada de limpeza 😂
 
0.0194 seg. NEW