Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Mudei há uns meses para uma moradia e tenho notado um aumento tremendo a nível do consumo eléctrico - passei de um consumo mensal de 300 kWh (em Junho de 2022) para 550 kWh (em Junho de 2023). Não houve qualquer alteração a nível de consumo na casa (televisões, computadores, iluminação, etc), mas passei a ter mais uma arca vertifcal e um frigorifico (que não tinha antes) e AQS através de uma resistência no termossifão (que a mulher exige estar sempre na temperatura máxima). Suspeito que possa ter a ver com a questão do termossifão dado que uma arca e um frigorifico não fariam disparar os consumos para quase o dobro. Alguma sugestão de como esclarecer este mistério? Se o aumento do consumo vier do termossifão qual a melhor opção para reduzir consumo? Vi aqui no fórum que se sugeria desligar o termossifão em alguns momentos do dia, mas questiono-me se o consumo necessário para posteriormente aquecer a água não acaba por limitar potenciais poupanças...

    Obrigado pelas vossas sugestões.
  2.  # 2

    Colocado por: Jpires76AQS através de uma resistência no termossifão (que a mulher exige estar sempre na temperatura máxima).


    problema resolvido.... se ela exige ela que pague a conta da luz :-)

    o bom era ter uns paines solares a aquecer a agua, funciona em 9 meses do ano, nos outros 3 então usava a electricidade.

    agora aquecer a agua apenas com electricidade fica caro.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos

    problema resolvido.... se ela exige ela que pague a conta da luz :-)

    o bom era ter uns paines solares a aquecer a agua, funciona em 9 meses do ano, nos outros 3 então usava a electricidade.

    agora aquecer a agua apenas com electricidade fica caro.


    Paulo, obrigado pela sua resposta. Nós temos um sistema solar THK TM 302 com painéis solares, a resistência eléctrica apenas serve de apoio. A minha dúvida é se em períodos de produção solar mais elevados (Junho), é normal que a resistência consuma tanto mesmo com a temperatura da água regulada para o máximo...
  4.  # 4

    A resistência tem termostáto, só arranca e pára entre o intervalo de temperatura como um termoacumulador.

    Se gastar a água quente produzida e tiver a resistência desligada e o sol não recuperar a temperatura, vai usar o resto do dia/noite com água morna/fria.
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteA resistência tem termostáto, só arranca e pára entre o intervalo de temperatura como um termoacumulador.

    Se gastar a água quente produzida e tiver a resistência desligada e o sol não recuperar a temperatura, vai usar o resto do dia/noite com água morna/fria.


    Varejote, isso tenho claro, a minha preocupação é o consumo absurdo que entendo só poder vir da referida resistência...
  6.  # 6

    Mas há necessidade de apoio nesta altura do ano?
    Neste momento só tenho 1 dos 2 painéis tapado, e contínuo a ter água quente com fartura todos os dias.
    • boog
    • 3 agosto 2023

     # 7

    é endesa? é que por acaso o meu consumo também passou de 300 kWh para 510 kWh sem grande alteração de consumo! acho estranho!
    • RCF
    • 3 agosto 2023 editado

     # 8

    Colocado por: Jpires76Não houve qualquer alteração a nível de consumo na casa

    claro que houve alteração. E significativa...

    Colocado por: Jpires76passei a ter mais uma arca vertifcal e um frigorifico (que não tinha antes) e AQS através de uma resistência no termossifão (que a mulher exige estar sempre na temperatura máxima).

    Quanto ao termossifão, estando no verão, o sol não é suficiente para aquecer a água?
    Em minha casa, desde o inverno que não ligo a resistência elétrica do termossifão e tenho a água sempre bem quente (+60º).
    Mas, um frigorífico e uma arca congeladora gastam bastante, porque são eletrodomésticos que trabalham em permanência, 24H/dia. No verão, em ambientes mais quentes no exterior e a receberem alimentos mais quentes, fruto da temperatura ambiente mais elevada, mais gastam.
  7.  # 9

    Colocado por: boogé endesa? é que por acaso o meu consumo também passou de 300 kWh para 510 kWh sem grande alteração de consumo! acho estranho!


    Sou EDP...
  8.  # 10

    Colocado por: RCF
    claro que houve alteração. E significativa...


    Quanto ao termossifão, estando no verão, o sol não é suficiente para aquecer a água?
    Em minha casa, desde o inverno que não ligo a resistência elétrica do termossifão e tenho a água sempre bem quente (+60º).
    Mas, um frigorífico e uma arca congeladora gastam bastante, porque são eletrodomésticos que trabalham em permanência, 24H/dia. No verão, em ambientes mais quentes no exterior e a receberem alimentos mais quentes, fruto da temperatura ambiente mais elevada, mais gastam.


    RCF, efectivamente houve uma alteração de consumo significativa, mas referia-me aos hábitos de consumo, fazemos a mesma vida que fazíamos antes ao nível das horas que passamos em casa, refeições, etc.

    Desconhecia que er apossível desligar a resistência no Verão garantindo a manutenção da água quente... vou experimentar desligar no quadroe ver se alguém se queixa... :)
  9.  # 11

    Colocado por: Jpires76Paulo, obrigado pela sua resposta. Nós temos um sistema solar THK TM 302 com painéis solares, a resistência eléctrica apenas serve de apoio. A minha dúvida é se em períodos de produção solar mais elevados (Junho), é normal que a resistência consuma tanto mesmo com a temperatura da água regulada para o máximo...


    desligue o cilindro da corrente, não está a fazer nada nesta altura do ano.

    repare que se alguem tomar banho à noite, vai entrar água fria no cilindro, como não há sol o cilindro vai ligar a resistência para aquecer a água que entrou, o melhor é desligar tudo para que apenas aqueça essa água no outro dia quando aparecer o sol.

    de quando litros é o seu cilindro?

    o meu é de 300l e com 2 adultos e 2 jovens, ninguem se queixa com falta de água quente, ainda por cima esta semana com as JMJ tenho cá em casa mais duas raparigas alemãs e os 300litros de água quente que o cilindro tem é suficiente para todos tomarem banho à noite ou no outro dia de manha.

    depois lá para novembro, não existe milagres lá tengo que ligar o cilindro à electricidade, e então os consumos sobem para valores iguais aos seus.
    Concordam com este comentário: RCF, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
    • SrR
    • 3 agosto 2023

     # 12

    A resistência nao devia estar sempre ligada, deveria estar associada a um relógio, caso contrário não vao ter tanto aproveitamento solar, à noite usam água quente pros banhos no fim a resistência volta a aquecer a água, de manha quando o sol começa a aquecer o painel nao vai aproveitar esse calor porque o depósito ja está quente
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  10.  # 13

    A resistência deve ser comandada manualmente, consoante as necessidades. É o que faço. Por vezes a água está a uns 40º ligo-a meia hora já dá para 3 tomarem banho.
  11.  # 14

    .
  12.  # 15

    Colocado por: luisrdsA resistência deve ser comandada manualmente, consoante as necessidades. É o que faço. Por vezes a água está a uns 40º ligo-a meia hora já dá para 3 tomarem banho.


    luis, como é que comanda a resistência? A minha está no telhado com acesso limitado, só consigo ter acesso fácil ao quadro de onde faço a alimentação da resistência...
  13.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos

    desligue o cilindro da corrente, não está a fazer nada nesta altura do ano.

    repare que se alguem tomar banho à noite, vai entrar água fria no cilindro, como não há sol o cilindro vai ligar a resistência para aquecer a água que entrou, o melhor é desligar tudo para que apenas aqueça essa água no outro dia quando aparecer o sol.

    de quando litros é o seu cilindro?

    o meu é de 300l e com 2 adultos e 2 jovens, ninguem se queixa com falta de água quente, ainda por cima esta semana com as JMJ tenho cá em casa mais duas raparigas alemãs e os 300litros de água quente que o cilindro tem é suficiente para todos tomarem banho à noite ou no outro dia de manha.

    depois lá para novembro, não existe milagres lá tengo que ligar o cilindro à electricidade, e então os consumos sobem para valores iguais aos seus.
    Concordam com este comentário:RCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Paulo, 266 litros (3 pessoas, incluindo uma criança).
  14.  # 17

    Colocado por: SrRA resistência nao devia estar sempre ligada, deveria estar associada a um relógio, caso contrário não vao ter tanto aproveitamento solar, à noite usam água quente pros banhos no fim a resistência volta a aquecer a água, de manha quando o sol começa a aquecer o painel nao vai aproveitar esse calor porque o depósito ja está quente
    Concordam com este comentário:pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Pode dar-me o exemplo de um relógio que possa utilizar?
  15.  # 18

    Colocado por: Jpires76Paulo, 266 litros (3 pessoas, incluindo uma criança).



    isso dá àgua quente com fartura. desligue a resistência e só se preocupe quando tiver mais do que um dia encoberto. o meu só ao terceiro dia enconberto é que se começam a queixar que a água não está quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
    • SrR
    • 4 agosto 2023

     # 19

    Colocado por: Jpires76

    Pode dar-me o exemplo de um relógio que possa utilizar?
    um relógio de calha din, coloca junto ao disjuntor da resistência, programa de maneira a k a resistência ligue uma hora antes do inicio dos banhos e k desligue antes do inicio dos banhos dessa maneira vai dar prioridade ao uso da energia solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  16.  # 20

    Colocado por: Jpires76A minha está no telhado com acesso limitado, só consigo ter acesso fácil ao quadro de onde faço a alimentação da resistência...

    shelly plus 1PM , que intercala no circuito que vai para a resistencia do TE e está feito. convem estar num local com Wi-Fi, e controla consumos e ainda programa tudo atraves da app no seu smartphone. por menos de 20€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
 
0.0234 seg. NEW