Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de ver se alguém me conseguia dar uma ajuda. O estore elétrico de uma das minhas janelas deixou de funcionar. Consegui perceber que a primeira ripa estava bastante deslocada, e ao longo do tempo com o abrir e fechar, foi roçando no cabo elétrico e acabou por cortar o cabo elétrico (eu sei, quais as probabilidades de acontecer uma coisa destas?!).
    A reparação em teoria é extremamente fácil, bastando apenas cortar bem o cabo por onde está danificado e voltar a fazer a ligação ao motor. O problema é que a ligação é feita pela parte de cima do motor elétrico e impossível de conseguir aceder sem desmontar o eixo do estore. E aqui é que está o problema. Não consigo perceber como desmontar o eixo. Do lado do motor há um encaixe com dois parafusos e depois de muito tentar até já consegui tirar os parafusos, mas mesmo assim o eixo nem mexe.

Alguém me consegue dar uma dica do que fazer? Em baixo uma foto do lado do motor. Na foto ainda não tinha retirado os dois parafusos.
      WhatsApp Image 2023-08-03 at 13.12.18.jpeg
  2.  # 2

Há-de haver mais um ou dois parafusos no motor a fixar ao eixo...no lado oposto, perpendiculares ao eixo
    • size
    • 3 agosto 2023 editado

# 3

Foto do lado oposto ?

Se foi apenas 1 cabo cortado, como parece ser na foto, não será mais fácil repará-lo com um bypass (fio e ligadores) ?
  3.  # 4

Sem perceber nada de estores elétricos, será que esse eixo não está "entalado" entre o motor de um lado e o apoio livre do lado oposto? Será que tem de sair todo o conjunto, e só fora da parede é que existe espaço para separar por peças?.
    Ou pode ser menos complicado, e como os outros users já referiram, existir forma de soltar o lado oposto, com tudo no lugar.
    • hangas
    • 3 agosto 2023 editado

# 5

Do lado das ligações, isso há-de ter um pino que permite desencaixar todo o conjunto e remove-lo.
    Tem que baixar o estore todo e desencaixar a ultima ripa.

Depois fica com o tubo, com o motor encaixado, solto cá fora.
    Depois deve haver um unico parafuso (ou mesmo nenhum) que lhe permite tirar o motor fora do tubo e trabalhar isso melhor.

Se vir videos de instalações disso no youtube, percebe como está feito
    https://youtu.be/yYUQjual7Ds?t=223

Fonte: Eu nunca tinha instalado um estore na vida, e troquei 15 estores manuais por electricos, literalmente sozinho. :)
  4.  # 6

Colocado por: hangasDo lado das ligações, isso há-de ter um pino que permite desencaixar todo o conjunto e remove-lo.
    Tem que baixar o estore todo e desencaixar a ultima ripa.

Depois fica com o tubo, com o motor encaixado, solto cá fora.
    Depois deve haver um unico parafuso (ou mesmo nenhum) que lhe permite tirar o motor fora do tubo e trabalhar isso melhor.

Se vir videos de instalações disso no youtube, percebe como está feito
    https://youtu.be/yYUQjual7Ds?t=223

Fonte: Eu nunca tinha instalado um estore na vida, e troquei 15 estores manuais por electricos, literalmente sozinho. :)

Obrigado pela resposta. Estive a ver o vídeo e realmente dá para perceber como montar, mas mantém-se a mesma dúvida... no fim de estar tudo montado e com o eixo no sítio, que entra ali meio à pressão, como é que depois se consegue tirar o eixo do suporte? E é esse o meu problema... por muito que puxe ou empurre, não consigo que o eixo se mexa do sítio nem por nada. Nem encontro patilhas nem outros parafusos para desapertar.
  5.  # 7

Colocado por: RuikodeSem perceber nada de estores elétricos, será que esse eixo não está "entalado" entre o motor de um lado e o apoio livre do lado oposto? Será que tem de sair todo o conjunto, e só fora da parede é que existe espaço para separar por peças?.
    Ou pode ser menos complicado, e como os outros users já referiram, existir forma de soltar o lado oposto, com tudo no lugar.

Esse é que é o problema... não há nenhum apoio "livre"... o eixo está encaixado de ambos os lados e não dá para levantar ou empurrar ou rodar de forma nenhuma.
  6.  # 8

Colocado por: sizeFoto do lado oposto ?

Se foi apenas 1 cabo cortado, como parece ser na foto, não será mais fácil repará-lo com um bypass (fio e ligadores) ?

Eu também pensei nisso. Realmente olhando para a foto, é o que dá vontade... mas a realidade é um bocado diferente da foto, no aspeto de que isso parece que tem muito espaço porque enfiei o tlm por dentro da caixa do estore para tirar a foto. Mas a realidade é que não há espaço nenhum e mal se vê o cabo sem se tirar o eixo com o motor.
    • size
    • 4 agosto 2023 editado

# 9

Foto do topo oposto ?

Há sistemas que o eixo é extensível, outros o eixo é travado com um gancho junto de um dos lados, junto ao suporte

https://chacon.com/datasharing/doc/MVR-60-50RF/mvr_40-60_user_manual_pt_190222.pdf
      ipr.jpg
  7.  # 10

Foto do outro lado.
      WhatsApp Image 2023-08-04 at 19.47.07.jpeg
  8.  # 11

Colocado por: sizeFoto do topo oposto ?

Há sistemas que o eixo é extensível, outros o eixo é travado com um gancho junto de um dos lados, junto ao suporte

https://chacon.com/datasharing/doc/MVR-60-50RF/mvr_40-60_user_manual_pt_190222.pdf
      ipr.jpg

Realmente já tinha pensado nisso de o eixo ser extensível, porque conforme se vê na imagem que acabei de colocar aqui, parece ser o caso do meu. Mas não encontro nenhum parafuso ou patilha que se possa usar para conseguir que o eixo "encolha".
    • size
    • 4 agosto 2023

# 12

Para descobrir o parafuso, tem que, obviamente, sacar essa fita amarela, e rolar o tubo para encontar o parafuso
  9.  # 13

Colocado por: sizePara descobrir o parafuso, tem que, obviamente, sacar essa fita amarela, e rolar o tubo para encontar o parafuso

Ou então a fita está aí a fazer a função do parafuso.
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 14

Sim, esse tubo é extensível e a extensão e está presa com um parafuso no lado oposto ao do motor.
    Mas se o tubo já estiver aí há muito tempo e tiver corrosão ou assim não vai mexer facilmente.

Nos 15 tubos velhos que tirei para por novos, uns 3 tiveram que ser cortados com a rebarbadora no sitio.

De resto, com a extensão desapertada e com alguma folga, vai batendo para um lado e para o outro contra os suportes que ele cede.

Depois cá fora, limpa e lubrifica
  11.  # 15

Colocado por: sizePara descobrir o parafuso, tem que, obviamente, sacar essa fita amarela, e rolar o tubo para encontar o parafuso

Colocado por: NTORIONHá-de haver mais um ou dois parafusos no motor a fixar ao eixo...no lado oposto, perpendiculares ao eixo

Nem mais
  12.  # 16

Boa tarde, obrigado a todos os que participaram neste tópico pois ajudaram-me em muito na troca do motor do meu estore eléctrico.

Deixo-vos algumas imagens que possam eventualmente ajudar outras pessoas.. nomeadamente a questão do extensor (preso por parafusos, conforme já aqui indicado) o qual no meu caso foi muito difícil de tirar dado o pequeno espaço da caixa de estore (cerca de 1 m) e por ter certamente sido introduzido no restante tubo à lei da força (pareceu-me que era do mesmo diâmetro do tubo onde encaixava, porém devem tê-lo amolgado em alguma zona para entrar...quando foi para retirar foi uma complicação ainda para mais com ferrugem à mistura).

Para além disso, também tive dificuldade em tirar uma das extremidades do tubo uma vez que a mesma estava presa por uma pequena cavilha (obrigado ao Size pela dica assim como ao link que colocou no post).

Gastei cerca de 45 EUR com o material todo novo (extensor + tubo octogonal + motor). A única coisa que comprei no Leroy foi o motor, tudo o resto foi numa loja de estores (Estores do Sado, muito simpáticos, bom preço e prestáveis, cortaram inclusivamente o tubo octogonal à medida que necessitava, no entanto existem muitas outras lojas por aí).

Qualquer dúvida em que possa ajudar, coloquem no post.

Obrigado.

Cumprimentos,
    Bruno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões, ForcePT
      PXL_20240407_162917073.jpg
      PXL_20240406_182505545.jpg
      PXL_20240406_190331282.jpg
      PXL_20240406_190004777.jpg
      PXL_20240407_162931189.jpg
  13.  # 17

Bom dia, ao substituir os atuais interruptores por uns da shelly, um dos motores das minhas janelas ficou a fazer um barulho estranho e durante a calibração nao conseguiu subir e tive de desligar no quadro para não forçar mais. O motor ainda funciona mas quer me parecer que está a dar as ultimas. Não tenho experiencia nisto, como é que desmonto e tiro o motor/aquele tubo?

pelo que li das vossas intervenções e pela terceira foto quer me parecer que aquele parafuso é para retrair a extensão do tubo, será isso?

Depois como é q tiro aquilo da primeira foto? é que na foto o estore não está totalmente para baixo. quando está totalmente para baixo não tenho acesso direto.

Agradeço desde já a vossa ajuda
      IMG_20241007_101326.jpg
      IMG_20241007_101102.jpg
      IMG_20241007_101114.jpg
  14.  # 18

Colocado por: cyberopsDepois como é q tiro aquilo da primeira foto?

Com os dedos ou com um alicate aperta de forma as partes a ficarem sobrepostas e isso desencaixa.
  15.  # 19

16.  # 20

Colocado por: sognim
    Com os dedos ou com um alicate aperta de forma as partes a ficarem sobrepostas e isso desencaixa.

obrigado pela dica.
    já agora relativamente a tirar o tubo dali, pelo video parece haver um sistema de encaixe do lado do motor, talvez fazendo força para cima o consiga tirar do suporte. será isto ou é pelo parafuso da segunda foto?

0.0206 seg. NEW