Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: VarejoteCom diálogo e "confiança", tenho muitas dúvidas que o jorgealves ou João Dias, encomendem máquinas de algum valor ou madeira, só com um aperto de mão.

Por isso mesmo pergunte-lhes quantas obras fizeram para empresas de media ou grande dimensão!
  2.  # 42

Colocado por: AMVPpagar uma grande percentagem antes do trabalho feito não não me parece o mais comum.
    concordo que nunca se deverá pagar um valor avultado sem ter literalmente nada, construção de moradias onde a maioria do clientes só fazem uma na vida é suicídio pagar somente depois dos serviços e equipamentos fornecidos.
    • AMVP
    • 6 agosto 2023

# 43

Colocado por: jorgealvesconcordo que nunca se deverá pagar um valor avultado sem ter literalmente nada, construção de moradias onde a maioria do clientes só fazem uma na vida é suicídio pagar somente depois dos serviços e equipamentos fornecidos.

Mas a construção tem fases de pagamento, claro que nos grandes projetos tb os há. O exemplo que dei de micro é uma raridade e eu tb não o adoraria, eu nem conhecia um fornecedor, encontrei-o na net. Verdade que eu tb corro o risco de pagar e ficar mal servida, mas pronto.
  3.  # 44

Colocado por: mafs4960
    concordo, mas se uma "empresa" não possui liquidez para avançar com o material para uma moradia comum, é fraco sinal. e por norma tem 90 dias (ou mais) para pagar ao fornecedor.
    se o aplicador me vem pedir dinheiro para ele comprar o material, então compro eu, com a garantia de que o material vai mesmo para a obra e depois ele só o aplica...

e até tive sorte do material de várias especialidades (eletricidade e pichelaria) funcionar nesse molde.

Isto ainda existe em Portugal?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 45

Colocado por: Telhado

No nosso planeta e em qualquer actividade desde que se seja uma empresa em condições.
    As vezes até se tem 120, 150 e 180 dias depende da capacidade de cada empresa mas que há isso não há dúvida.
    A maior construtora do nosso país as vezes demora quase um ano a pagar.
    Mas é como diz só aceita quem quer e pode.
    Concordam com este comentário:mafs4960,AMVP,desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafs4960

Não sei qual é a maior construtora de Portugal, o que sei é que pagar a mais de 60 dias "não existe" nos dias de hoje. Obviamente que não faltam empresas que pagam a mais do dobro e algumas inclusive com recurso a letras, mas não é regra e nem pode ser.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  5.  # 46

Colocado por: AMVP
    Sabe, o qye penso quando vejo este tipo de discussões por aqui é que os users falam de escalas distintas.
    Claro que nas escalas grandes, o pagamento frequentemente é superior a 180 dias. A escalas pequenas as coisas podem ser diferentes mas pagar uma grande percentagem antes do trabalho feito não não me parece o mais comum.
    A uma escala mesmo micro, vou dar-lhe um exemplo, rarissimo, que me aconteceu há pouco. Sibstitui um estore e coloquei redes mosquiteiras em casa. O serviço foi prestado quando não estava em casa e como tal concluído antes de eu o pagar, pois quando no dua anterior questionei o instalador sobre o iban para proceder ao pagamento respondeu-me "quando terminar o trabalho, envio a fatura e aí vai identificado o iban. Quando chegar a casa e depois de verificar o trabalho então aí poderá proceder ao pagamento, faz parte da minha relação de confiança com os clientes.". É doido? É capaz. Mas uma coisa lhe digo há mt que não tinha tanta pressa para pagar a alguém, aquilo de já ter feito o serviço e fornecido o bem e eu não ter ainda pago estava a mexer cmg.

Não sabe do que fala.
  6.  # 47

Colocado por: Vítor Magalhães
    Não sei qual é a maior construtora de Portugal, o que sei é que pagar a mais de 60 dias "não existe" nos dias de hoje. Obviamente que não faltam empresas que pagam a mais do dobro e algumas inclusive com recurso a letras, mas não é regra e nem pode ser.

Não é difícil de saber basta ver as notícias e fica logo a saber qual é a maior mas isso também não interessa.
    Pois teoricamente não deveria ser mais de 60 dias até por que acho que a lei não permite contratos com mais tempo mas não tenho a certeza.
    Mas daí até não existir como diz vai um distância enorme.
    E não falo só até dos prazos de pagamento depois de faturar pois até faturar ainda vai uma grande distância com aprovação de autos etc.
    Como já disse aqui anteriormente sou amigo dos donos de duas grandes empresas da zona do Porto que têm como principais clientes os grandes retalhistas deste país e que quando fazem por exemplo um hiper que demora cerca de três meses quando terminam a maior parte das vezes ainda andam com aprovações do primeiro auto o que quer dizer que ainda nem um cêntimo receberam e falamos duma obra só que rondará sempre os 4 / 5 milhões de euros sendo que depois de autos aprovado e de aguardar o tempo de pagamento da fatura vais rapidamente para os 180 dias agora imagine estar com 5 ou 6 obras desse tipo ao mesmo tempo.
    Como é óbvio isso vai se refletir em toda a cadeia de fornecimentos não há volta a dar.
    Se quiser ainda lhe posso dar muito mais exemplos que conheço bem.
  7.  # 48

Eu conheço exemplos desses todos os dias. Como referi lá atrás, nos dias de hoje fazer contratos com pagamentos superiores a 60 dias não é regra. São exceções muito excecionais.

Edit: A maior construtora portuguesa "paga-me" a 60 dias.
    • AMVP
    • 7 agosto 2023

# 49

Não sabe do que fala.

Então ensine-me. Está de facto convencido que sabe tudo. Aquilo que eu sei é que temos conhecimento de mundos diferentes, o que afirmou que não se paga a mais de 60 dias, pois quem não sabe do que fala é você, mas compreendo é uma escala onde nunca chegou.
    • AMVP
    • 7 agosto 2023

# 50

Colocado por: Vítor Magalhãesmaior construtora portuguesa "paga-me" a 60 dias

Claro, senão você morre.
    Mas não é disso que se fala quando eu e outros users dizemos que o normal é pagar com prazos mais dilatados.
  8.  # 51

Então ensine-me. Está de facto convencido que sabe tudo. Aquilo que eu sei é que temos conhecimento de mundos diferentes, o que afirmou que não se paga a mais de 60 dias, pois quem não sabe do que fala é você, mas compreendo é uma escala onde nunca chegou.

Oh AMVP, estamos a escrever sobre alhos e vem com bugalhos e a seu experiência com o Sr. que lhe foi lá a casa consertar o estore!!! Está mesmo a falar a sério ou tem excesso de falta de noção?
  9.  # 52

Claro, senão você morre.
    Mas não é disso que se fala quando eu e outros users dizemos que o normal é pagar com prazos mais dilatados.

Sabe o que é que eu faço na minha vida para além do fórum? Resuma-se à sua experiência e siga em frente.
    • AMVP
    • 7 agosto 2023

# 53

Oh AMVP, estamos a escrever sobre alhos e vem com bugalhos e a seu experiência com o Sr. que lhe foi lá a casa consertar o estore!!! Está mesmo a falar a sério ou tem excesso de falta de noção?

Você tem problema a perceber português não têm?
    Oica, ponto numero eu nao lido com contas de milhares, isto em termos profissionais, ponto número dois, cresce e depois veja se não recebe a mais de 60 dias, esqueça não vai conseguir crescer.
  10.  # 54

Tem razão.
  11.  # 55

Colocado por: Vítor MagalhãesEu conheço exemplos desses todos os dias. Como referi lá atrás, nos dias de hoje fazer contratos com pagamentos superiores a 60 dias não é regra. São exceções muito excecionais.

Edit: A maior construtora portuguesa "paga-me" a 60 dias.

Então se conhece porque diz o contrário?
    A si paga lhe a 60 dias ainda bem está cheio de sorte a mim era sempre de 150 para cima e tenho pelo menos uns 15 ex parceiros que lhes prestavam serviço e era igual.
  12.  # 56

Colocado por: Telhado

Então se conhece porque diz o contrário?
    A si paga lhe a 60 dias ainda bem está cheio de sorte a mim era sempre de 150 para cima e tenho pelo menos uns 15 ex parceiros que lhes prestavam serviço e era igual.

Telhado, repare que eu não ponho em causa ao que lhe aconteceu a si, e como refere que já não tem empresa, eu escrevo sobre o panorama atual, e certamente que quem tem empresas abertas sabe que é o que acontece atualmente.
    Ao mesmo tempo existe uma diferença muito grande entre o prazo de pagamento contratualizado e o prazo de pagamento efetivo e não é por as empresas serem de maior dimensão que são mais cumpridoras.
    No que respeita a fornecedores, posso-lhe dizer que a maioria não lhe fornece no dia a seguir em que vença uma fatura, e desconheço fornecedores (fabricantes, multinacionais, etc...) que acordem prazos de pagamentos superiores a 60 dias. Estamos a falar de fornecedores a sério e não do Zé da drogaria que lhe venda a fita para o estore e aponte a conta em papel crepe.
  13.  # 57

Eu conheço um construtor aqui da zona, de renome (grande dimensão) que teve de ajustar os prazos de pagamentos porque deixou de ter sub empreiteiros interessados em trabalhar com ele, mesmo sabendo que cada cheque que passasse fosse mais certo que a morte.
    Por isso é normal existir esse tipo de ajuste por diversas empresas de muito maior dimensão.
    De que adianta ter o orgulho de se trabalhar ou fornecer para um grande se depois se tem que andar a esmagar margens e receber depois de meio ano? Só um louco atualmente.
  14.  # 58

Telhado, repare que eu não ponho em causa ao que lhe aconteceu a si, e como refere que já não tem empresa, eu escrevo sobre o panorama atual, e certamente que quem tem empresas abertas sabe que é o que acontece atualmente.
    Ao mesmo tempo existe uma diferença muito grande entre o prazo de pagamento contratualizado e o prazo de pagamento efetivo e não é por as empresas serem de maior dimensão que são mais cumpridoras.
    No que respeita a fornecedores, posso-lhe dizer que a maioria não lhe fornece no dia a seguir em que vença uma fatura, e desconheço fornecedores (fabricantes, multinacionais, etc...) que acordem prazos de pagamentos superiores a 60 dias. Estamos a falar de fornecedores a sério e não do Zé da drogaria que lhe venda a fita para o estore e aponte a conta em papel crepe.

Eu percebo e compreendo o que diz também só não se pode generalizar porque isso dos 60 dias não é verdade (infelizmente).
    Eu não tenho empresa a cerca de um ano mas ainda acompanho regularmente algumas situações que ficaram contratualisadas por isso sei do que falo.
    Até pelo contrário acho que as mais pequenas cumprem mais.
    Em relação a dizer que a maioria não fornece após 60 dias isso não é verdade nem pouco mais ou menos.
    Sobre as multinacionais acredito e confirmo pois lidei com muitas muitos anos e a maioria dá no máximo 30 dias ao 31 já não sai um parafuso que seja.
    Mas a nível nacional isto melhorou um pouco depois da crise que começou em 2008 mas continua-se com prazos de pagamento alargados.
    Infelizmente o nosso mercado é assim.
    Mas quem tiver arcaboiço para aguacentas também é uma forma de ganhar dinheiro com muitas empresas.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  15.  # 59

Colocado por: Telhadomas continua-se com prazos de pagamento alargados.

Deve ser na sua freguesia, na minha não é assim.
  16.  # 60

Colocado por: Pickaxe
    Deve ser na sua freguesia, na minha não é assim.

Ainda bem que na sua não é assim e que continue até porque para funcionar na perfeição deveria ser toma lá da cá mas infelizmente não é e a tendência não vai ser melhorar.
    Mas eu também não estou aqui para afrontar nem contrariar ninguém simplesmente contei o que sei de mim e de diversas entidades que conheço que trabalham para centenas ou milhares de outras entidades.
    Agora cada um acredita no que quer.

0.0299 seg. NEW