Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

É a primeira vez que escrevo por aqui, por isso vamos lá.

O meu pai comprou um apartamento t4 com dois pisos em que o piso superior é considerado de arrumos. Antes da compra ambos os pisos eram alugados a 2 famílias diferentes. O primeiro piso é um t4 e o de cima funcionaria para um bom t3. Os tetos são altos.

A sua ideia é criar 8 quartos sendo 6 deles suites e 2 com wc partilhado. Teria 1 cozinha no piso de baixo e outra no piso de cima.

Todos os quartos seriam alugados com o devido contrato (tudo legal).

Visto ninguém na minha família ter experiência neste quesito, gostaria de perguntar aqui aos entendidos os cuidados que se devem ter neste tipo de investimento.
    • size
    • 5 agosto 2023

# 2

Colocado por: pedromf

A sua ideia é criar 8 quartos sendo 6 deles suites e 2 com wc partilhado. Teria 1 cozinha no piso de baixo e outra no piso de cima.

Todos os quartos seriam alugados com o devido contrato (tudo legal).

Para arrendar e ser tudo legal, tem que proceder a obras de adaptação e licenciá-las junto do Município, relativamente ao piso superior (arrumos) que não está licenciado como quartos e cozinha.
    Recorrer a um arquitecto
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromf
  2.  # 3

Com o "tudo legal" quero dizer, o mais legal possível.
  3.  # 4

Desde que pague os 28% ao Estado ninguém o vai chatear por causa do aluguer.
  4.  # 5

Colocado por: pedromfCom o "tudo legal" quero dizer, o mais legal possível.
    Tenha cuidado com "o mais legal possível". Especialmente se fizer obras profundas (como parece ser o caso)...

Ninguém o chateia das finanças se fizer contrato e declarar as rendas, mas em caso de denúncia (por causa das obras) pode ter chatices. E em caso de acidente pode ser o suficiente para o seguro "saltar fora", e ter que pagar uma indemnização do seu bolso...
  5.  # 6

antes da compra tinha alugado a duas familias com contrato declarado nas finanças? não me parece
    para ter tudo legal e se for possivel iria ter que fazer uma alteração ao projeto aprovado visto isso do sotão estar licenciado como arrumos. portanto faça o que tem a fazer mas será algo pela porta do cavalo e consciente de qualquer problema que dai possa advir.
    um deles é por exemplo um dia querer despejar alguem e ser uma carga de trabalhos.
  6.  # 7

E tem 2 contadores de luz e 2 contadores de água?
  7.  # 8

Colocado por: jorgemlflorencioTenha cuidado com "o mais legal possível". Especialmente se fizer obras profundas (como parece ser o caso)...

Ninguém o chateia das finanças se fizer contrato e declarar as rendas, mas em caso de denúncia (por causa das obras) pode ter chatices. E em caso de acidente pode ser o suficiente para o seguro "saltar fora", e ter que pagar uma indemnização do seu bolso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedromf

Terá obras profundas nas janelas do sotão e a passar a tubagem para as casas de banho principalmente pelo que entendo. As janelas do sotão terão um documento assinado da parte do meu pai de que qualquer problema que venha a existir no telhado por cima do apartamento será de responsabilidade dele. Não sei se é boa ideia, mas não me compete a mim tirar-lhe a ideia. Disse para falar com um advogado para ser aconselhado. Tudo o resto serão obras mais leves. Pladur para paredes e tetos, e flutuante pelo que sei para o chão.
  8.  # 9

Colocado por: marco1antes da compra tinha alugado a duas familias com contrato declarado nas finanças? não me parece
    para ter tudo legal e se for possivel iria ter que fazer uma alteração ao projeto aprovado visto isso do sotão estar licenciado como arrumos. portanto faça o que tem a fazer mas será algo pela porta do cavalo e consciente de qualquer problema que dai possa advir.
    um deles é por exemplo um dia querer despejar alguem e ser uma carga de trabalhos.

Pelo que soube estava arrendado a uma família com contrato, que subarrendaram o sotão à um casal.
  9.  # 10

Colocado por: PalhavaE tem 2 contadores de luz e 2 contadores de água?

Não, só tem 1 de cada.

0.0097 seg. NEW