Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, pretendia saber a vossa opinião sobre as seguintes marcas e series de caixilharia:

    1° proposta:
    Janelas e portas oscilobatente da Reynaers, serie CS-77.
    Janelas de correr elevatória da Reynaers, serie CP130-LS.


    2° proposta:
    Janelas e portas oscilobatente da Cortizo, serie COR 70.
    Janelas de correr elevatória da Reynaers, serie CP130-LS.


    3° proposta:
    Janelas e portas oscilobatente da Anicolor, serie AKI ou API (diferença de preço entre as 2 séries é insignificante).
    Janelas de correr elevatória da Anicolor, serie CW.

    4° proposta:
    Tenho orçamento para PVC da Cortizo A70 e SALAMANDER 82.
    Ainda não descartei o PVC, mas estou inclinado para o alumínio.

    O vidro aplicar será o mesmo em todas as propostas. Será vidro duplo 6/18/6 incolor + Planitherm XN e 4S dependendo da exposição solar directa.

    Quais as janelas com melhor isolamento térmico e melhor qualidade?
    Dou a máxima prevalência ao isolamento térmico e durabilidade.
  2.  # 2

    Colocado por: M. RodriguesSerá vidro duplo 6/18/6

    Não faça isso. é boa pratica ter vidros de espessuras diferenciadas para melhor desempenho acústico. pode reduzir a camara de ar para os 16mm. Se puder mande aplicar os vidros com TGI.

    Quanto ás prestações dos caixilhos. Existem as fichas técnicas das séries elencadas, é procurar e comparar as características/ desempenho..
    Mas quer PVC ou quer Aluminio... Decida-se.

    Outro factor a ter me conta é o custo vs beneficio. portanto falta-lhe ter em conta este item. Até porque qq das propostas cumpre.
    Soluções em Aluminio, são mais esbeltas , com maior superfície de vidro.

    Sendo obra nova ( estou a presumir). para que serve a equipa de projecto? é para lhe dar este apoio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Rodrigues
  3.  # 3

    eu não colocava marcas diferentes na caixilharia da casa...escolhia uma que tivesse as séries que cumprem os requisitos e gostos.
    eu coloquei cortizo cor70 e 4600. estou satisfeito.
    agora também depende do tamanho dos seus vãos. se procura series elevatórias é porque deve ter vãos grandes. não pondera vidros laminados?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M. Rodrigues
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não faça isso. é boa pratica ter vidros de espessuras diferenciadas para melhor desempenho acústico. pode reduzir a camara de ar para os 16mm. Se puder mande aplicar os vidros com TGI.

    Quanto ás prestações dos caixilhos. Existem as fichas técnicas das séries elencadas, é procurar e comparar as características/ desempenho..
    Mas quer PVC ou quer Aluminio... Decida-se.

    Outro factor a ter me conta é o custo vs beneficio. portanto falta-lhe ter em conta este item. Até porque qq das propostas cumpre.
    Soluções em Aluminio, são mais esbeltas , com maior superfície de vidro.

    Sendo obra nova ( estou a presumir). para que serve a equipa de projecto? é para lhe dar este apoio.


    Obrigado pelo seu comentário.

    Estive a ver com atenção a proposta e nem todas as janelas têm a mesma espessura de vidro 6/18/6. Algumas têm 4/20/6. Não vejo uma relação directa da espessura do vidro com a fachada da casa (exposição solar). Vou questionar a empresa a razão da diferença.


    Eu já comparei as fichas técnicas dos diferentes tipos de caixilhos. O problema é que no caso da Cortizo eles enunciam o valor Uw (janela) enquanto que a Reynaers enuncia o valor de Uf (frame), tornando difícil uma comparação directa.

    Eu não sei qual a norma ou o protocolo que estas empresas testaram os seu caixilhos. Devia ser tudo igual de forma a realmente termos valores comparáveis.
    Fico com a ideia que eles embelezam a coisa para ter um número bonito de forma a iludir o consumidor quanto à qualidade termica do seu produto.
    A cortizo fala num laboratório francês (CSTB) outros fabricantes falam em laboratório inglês (UKAS). Enfim...

    Devia haver uma classificação energética simples como nos electrodomésticos (classe A+++ até ao G). Algo deste género que mostre de uma forma simples e directa a qualidade do caixilho quanto à sua transmissão térmica.
    Em vez desta classificação, andam com valores de coeficientes de transmissão térmica em que uma pessoa sem conhecimentos de termodinâmica fica a questionar-se se uma diferença de 0,1W/m²K entre caixilhos vale o esforço financeiro de 2000, 3000 ou mais €.
    Será que do nível térmico 0,1W/m²K é significativo e vai sentir-se uma diferença térmica significativa na habitação?
    Deve haver bom senso e normalizar esta classificação de forma a qualquer pessoa que pretenda comprar um simples caixilho possa tomar uma decisão sem ter de andar feito parvo a questionar tudo e todos ou a tirar curso de termodinâmica online.

    Nota: a diferença de 0,1W/m²K entre caixilhos significa que perde 1/10W (uma décima de 1 W) por cada m², suponho que seja por hora. Ou seja em 10m² de janela perde 1W de energia térmica por hora. Não me parece nada por aí além.
    Uma janela antiga dos anos 60, 70 ou 80 com vidro simples tinha cerca de 5,5W/m²K. Aqui sim, 10m² deste tipo de janelas são 50,5W/m² por hora.
    Uma janela Cortizo COR 70 com 0,9W/m²K com vidro duplo de qualidade significa que perde 0,9W por m². Em 10m²perde 9W. Face os 50,5W do caixilho antigo são 5,6 vezes a menos.
    São contas de merceeiro mas que nenhuma empresa que fabrica e vende janelas me soube explicar. Enfim...

    Falei com várias empresas e em todas fiquei com a ideia de que as pessoas não estavam à vontade para comparar e realmente perceber os valores das fichas técnicas.
    O que eles diziam eram informações gerais que ouviram de outros e repetem essa informação aos clientes.

    A empresa de projecto (arquiteta e Eng.) aconselha caixilharia em alumínio porque gostam mais estéticamente ou porque perdem menos cor com a exposição solar. Não achei argumentos válidos por isso estou eu a ver o que será melhor e onde devo gastar o meu dinheiro. Eu li o projecto de especialidade REH e parece-me copy paste.
    Tem lá coisas que não batem certo com a obra ao nível de materiais e outras não fazem sentido.

    Vim ao fórum perguntar porque pode haver alguém com experiência prática ou teórica que possa ter trabalhado com os caixilhos mencionados acima e me possa transmitir a sua experiência.

    Só procuro informação de forma a tomar a melhor decisão face ao investimento que vou ter de fazer.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Pesquise aqui: https://www.classemais.pt/

    Tenho este site como referência para atestar certos fornecedores…
  6.  # 6

    Colocado por: mafs4960eu não colocava marcas diferentes na caixilharia da casa...escolhia uma que tivesse as séries que cumprem os requisitos e gostos.
    eu coloquei cortizo cor70 e 4600. estou satisfeito.
    agora também depende do tamanho dos seus vãos. se procura series elevatórias é porque deve ter vãos grandes. não pondera vidros laminados?


    Obrigado por partilhar a sua experiência positiva com as janelas COR 70.
    Já tem à quanto tempo?

    Eu vi as jenelas cor vision da Cortizo e as da Reynaers CP130 ao lado montadas. É outra coisa.

    Estou a pensar em colocar os 2 vãos do open space que dão acesso ao alpendre e ao jardim da Reynaers. Porque achei qualitativamente melhores e mesmo ao nível térmico e isolamento.
    Os vãos têm em 4x2m e 3x2m.

    A cor da caixilharia fica a mesma e não se nota a diferença entre a COR 70 RPT e estes CP130 da Reynaers.
    Só o sistema de elevação dos da Reynaers comparado com os da Cortizo notava logo a diferença na qualidade.
  7.  # 7

    Colocado por: M. Rodrigues

    Obrigado por partilhar a sua experiência positiva com as janelas COR 70.
    Já tem à quanto tempo?

    Eu vi as jenelas cor vision da Cortizo e as da Reynaers CP130 ao lado montadas. É outra coisa.

    Estou a pensar em colocar os 2 vãos do open space que dão acesso ao alpendre e ao jardim da Reynaers. Porque achei qualitativamente melhores e mesmo ao nível térmico e isolamento.
    Os vãos têm em 4x2m e 3x2m.

    A cor da caixilharia fica a mesma e não se nota a diferença entre a COR 70 RPT e estes CP130 da Reynaers.
    Só o sistema de elevação dos da Reynaers comparado com os da Cortizo notava logo a diferença na qualidade.

    só posso falar da Cortizo porque não conheço a Reynaers.

    mas numa pesquisa de 5 min:
    Cortizo 4600
    Uw desde 0,9 (W/m²K)
    Permeabilidade ao ar CLASSE 4
    Estanquidade à água CLASSE 9A
    Resistência ao vento CLASSE C5

    Reynaers CP130
    Uw desde 1,4 (W/m²K)
    Permeabilidade ao ar CLASSE 4
    Estanquidade à água CLASSE 8A
    Resistência ao vento CLASSE C3
      CP130_2-rail_3D_detail.png
      2_74.png
  8.  # 8

    não percebo muito, mas pela ficha técnica e imagens fiquei com duvidas das suas certezas.

    se calhar não está a comparar a CP130 com a 4600 (ou mesmo uma 4500), que neste caso são as elevatórias/equivalentes... se realmente compara com a cor vision, claro que as diferenças são grandes.
      CP130_2-rail_-middle-section_3D_outside.jpg
      2_74z.jpg
  9.  # 9

    Quanto à Cor70, também tem várias escolhas... eu coloquei cor70 industrial e vou embutir 4cm do aro com o alinhamento da calha das brisas.

    tem:
    COR 70 Industrial RPT
    COR 70 Folha Oculta RPT
    COR 70 C16 ST RPT
      6_79.png
      6_70z.png
      0_89.png
 
0.0161 seg. NEW