Iniciar sessão ou registar-se
    • divv
    • 5 agosto 2023

# 1

Ola.
    Vivo numa casa térrea em Alcobaça, Leiria.

Mudei-me para cá no final de outubro de 2022.

Durante o inverno, no dia mais frio, as temperaturas exteriores variaram entre 0,5 graus e 14 graus, enquanto no interior, entre 10,1 e 13,8 graus (em divisões sem aquecimento).
    Logo a seguir, instalei XPS de 8 cm no telhado e utilizei alguns dos restos de XPS para isolar as caixas de persianas das janelas.
    Mesmo no final do inverno, as janelas que tinha encomendado foram entregues. (Nota: não tinha fundos suficientes para substituir todas as janelas; apenas substituí o quarto principal e o quarto em frente. As restantes janelas são de correr em alumínio com vidro duplo fino. Apesar de, "oficialmente", haver uma diferença enorme entre os valores térmicos das janelas antigas e das novas, a diferença de temperatura entre o quarto principal virado a sul, com as novas janelas, e o outro quarto, imediatamente ao lado, também virado a sul, mas com as janelas antigas, é quase nula, mesmo com as portas, etc., fechadas).

Agora, no verão, a temperatura exterior chega a 33,5.
    As temperaturas interiores nas zonas dos quartos oscilam entre os 21 (de manhã cedo, com as janelas bem abertas; assim que as fecham, voltam a rondar os 23) e os 24,5.
    Na cozinha, chegou a 25,6, mas essa divisão tem frequentemente a porta parcialmente aberta, por causa dos meus animais.

A minha pergunta é: diria que estas temperaturas já são "boas", ou gastar mais dinheiro faria uma diferença que valesse a pena?

De acordo com a ficha técnica, os pavimentos não têm isolamento, e as paredes são de alvenaria de tijolo 30x20x15 em pano duplo com caixa de ar e isolamento térmico e acústico em XPS de 4cm.

Obrigada.
  1.  # 2

O isolamento térmico, é para aplicar no perímetro dos espaços habitáveis... Deveria ter aplicado o isolamento sobre os tectos dos compartimentos e não no telhado.
    De resto as temperaturas que indica estão de acordo.

Se tem frio ou calor, tem de climatizar. O isolamento térmico não aquece nem arrefece a casa. Simplesmente retarda as trocas térmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: divv
  2.  # 3

Ar condicionado e isolamento por dentro com lã e pladur
    Estas pessoas agradeceram este comentário: divv
    • divv
    • 5 agosto 2023

# 4

Colocado por: Pedro BarradasO isolamento térmico, é para aplicar no perímetro dos espaços habitáveis... Deveria ter aplicado o isolamento sobre os tectos dos compartimentos e não no telhado.
    De resto as temperaturas que indica estão de acordo.

Se tem frio ou calor, tem de climatizar. O isolamento térmico não aquece nem arrefece a casa. Simplesmente retarda as trocas térmica.

Desculpe, para ser mais exato: o XPS foi aplicado no "chão" de cimento do telhado.
  3.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasDe resto as temperaturas que indica estão de acordo.

então para já basta isso.

Já tem o local de maior perda controlado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, divv
  4.  # 6

Tenho casa com paredes exteriores de 30cm 2 tijolos de 10 4/5 caixa de ar resto reboco.
    Qual posso encher a caixa de ar para melhor isolamento ou é melhor o etics?
  5.  # 7

Colocado por: Carlinhos23pQual posso encher a caixa de ar para melhor isolamento

Pode mas não é um processo fácil e certamente não irá corrigir as pontes térmicas

Colocado por: Carlinhos23pé melhor o etics?

Se for tecnicamente viável, sim.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
  6.  # 8

E a caixa de ar atual que tenho de 4cm traz algum benefício?
  7.  # 9

Colocado por: Carlinhos23pE a caixa de ar atual que tenho de 4cm traz algum benefício?

O ar é um bom isolante mas para isso essa caixa deveria ser estanque, coisa que não é
    Muito provavelmente, dentro dessa caixa existem variações quer de temperatura quer de humidade relativa ao longo do dia, o que condiciona o seu efeito isolante e pode até provocar condensados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.0107 seg. NEW