Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Se tudo fosse executado na perfeição e todos tivéssemos muito dinheiro e sabedoria, não existia forum da casa!

Espero ser um exemplo daquilo a que me propus. Aceitar os termos que me foram sugeridos de enviar papeladas para aprovação. E garantir que não existem erros na mão do empreiteiro! Essa foi sempre a minha principal preocupação. Por isso repito. Tenho algumas reuniões a fazer nos próximos meses.

Tirando aquele pormenor construtivo que já sabemos que está mal feito ou mal copiado de um qualquer outro projeto, estou de bloco de notas para apontar falhas! Obrigado a todos.
  2.  # 82

Colocado por: zedasilvaPor norma é o arquiteto que escolhe a equipa para as especialidades.
    é, mas nao é isso, refiro-me que nao existe uma cultura de coordenação de projecto em portugal. eu iniciei a carreira fora daqui e estava habituado a haver logo um dialogo com os engºs desde o ínicio dos projectos, estimativas de estruturas, tamanhos de condurtas .. começava-se assim e afinava-se ao decorrer do trabalho.

quado comecei a trabalhar cá vi que isso apenas existia se o gabinete de projectos fosse multi disciplinar.. caso contrário era difícil e muitos engºs nem estavam para ter esse trabalho.. por um lado entendo pelos preços praticados pela maioria dos gabinetes .. mas está mal.
    Concordam com este comentário: gil.alves, zedasilva, diouf_matos, mfa17
  3.  # 83

Colocado por: zedasilvapara mim isso é um ato de falsas declarações.
    é, uanto muito vai coordenando as soluções em obra se puder.. sabes como eu que é prato diária.. DT que nao conhece o construtor, fiscalização que conhece a obra porque foi lá uma vez por mês apertar a mão aos pedreiros .. e por aí fora...
  4.  # 84

Colocado por: antonylemosé, mas nao é isso, refiro-me que nao existe uma cultura de coordenação de projecto em portugal. eu iniciei a carreira fora daqui e estava habituado a haver logo um dialogo com os engºs desde o ínicio dos projectos, estimativas de estruturas, tamanhos de condurtas .. começava-se assim e afinava-se ao decorrer do trabalho.

quado comecei a trabalhar cá vi que isso apenas existia se o gabinete de projectos fosse multi disciplinar.. caso contrário era difícil e muitos engºs nem estavam para ter esse trabalho.. por um lado entendo pelos preços praticados pela maioria dos gabinetes .. mas está mal.
    Concordam com este comentário:gil.alves

Totalmente subscrito!
    Mudanças estão a caminho... ;)
    Abr.
  5.  # 85

Colocado por: zedasilvaO problema é continuar-mos a achar que isto é normal,
    eu nao acho normal, mas tornou-se uma prática normal.. não é a mesma coisa
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 86

Colocado por: arturandresilvaestou de bloco de notas para apontar falhas!

O ideal é começar por fazer uma verdadeira compatibilização de projetos.
    Arquitetura e estabilidade diria que devem ser aqueles por onde deve começar por serem talvez os "condutores" de todo o processo
    Estando estes devidamente compatibilizados, partir para os outros e ir fazendo as devidas correções/alterações que forem necessárias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  7.  # 87

Colocado por: gil.alvesMudanças estão a caminho... ;)
    eu gostava que tivesses razão, mas tal como as CM 'perderem poderes' de decisão sobre cada risco que desenhamos nao vejo que seja algo fácil de ser retificado. só se tornarem obrigatórios tudo entrar em simultâneo.
  8.  # 88

Colocado por: zedasilvaArquitetura e estabilidade diria que devem ser aqueles por onde deve começar por serem talvez os "condutores" de todo o processo
    .. e tudo que for condutas e tubos .. saber se passam nos espaços pare eles alocados
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 89

Colocado por: antonylemossó se tornarem obrigatórios tudo entrar em simultâneo.

Temos o caso das comunicações prévias, entra tudo em simultâneo e mesmo assim não existe qualquer tipo de coordenação de projeto.
    Com os valores que são praticados, não há margem para haver coordenação de projetos. Temos que nos deixar de ilusões
  10.  # 90

Colocado por: zedasilvaentra tudo em simultâneo e mesmo assim não existe qualquer tipo de coordenação de projeto.
    aí nao culpo o DO, aí sim é falha do técnico coordenador..
  11.  # 91

Colocado por: zedasilvaCom os valores que são praticados, não há margem para haver coordenação de projetos
    ó pá.. mais ou menos.. e farto-me de chatear os meus engºos com perguntas parvas .. :) .. devem gostar de mim como eu gosto de couve de bruxelas
  12.  # 92

Colocado por: antonylemosaí nao culpo o DO, aí sim é falha do técnico coordenador..

Então mas não é a mesma coisa que nos licenciamentos?
    Não me lixem!
    Um coordenador de projeto/arquiteto só tem que dizer aos seu técnicos:
    _ Meus senhores fazem um pré estudo das soluções e enviam-me para análise, só depois de eu dar o OK finalizam os projetos.
    Se o coordenador de projeto/arquiteto perder 2 dias a verificar se não tenho vigas a interferir coma tubem da VMC, se as camadas de forma isolamento e godo da cobertura não ultrapassam as platibandas, se os tubos de queda não passam no meio das vigas ...
    Dois dias apenas era o suficiente para melhorar em 500% os nossos projetos.
    O problema é que os DO não entendem o acréscimo de custos desses dois dias
    E infelizmente muitos arquitetos não são capazes (pelas mais diversas razões) de fazer essa compatibilização de projetos
  13.  # 93

Colocado por: zedasilvaEntão mas não é a mesma coisa que nos licenciamentos?
    não.
  14.  # 94

Colocado por: zedasilvaDois dias apenas era o suficiente para melhorar em 500% os nossos projetos.
    subscrevo o que dizes. mas nem sempre trabalhamos com 'os nossos' e há vezes onde somos obrigados a trabalhar com outros técnicos e é quase sempre aí (mas nem sempre) que levo com os .. 'quando estiver aprovado' ou então a variação disso que é.. 'neste momento nao temos tempo quando estiver aprovada a arquitetura pegamos nisso' .. é frustrante.
  15.  # 95

Colocado por: zedasilvaE infelizmente muitos arquitetos não são capazes (pelas mais diversas razões)
    não sei porquê.. não há dificuldade nenhuma penso eu.. é visualizar as coisas e desenhar
  16.  # 96

Colocado por: antonylemossubscrevo o que dizes. mas nem sempre trabalhamos com 'os nossos' e há vezes onde somos obrigados a trabalhar com outros técnicos

Sem problema, nesse caso o arquiteto informa o DO que não assume a coordenação dos projetos.
    O DO contrata um outro técnico. Pode ser qualquer um dos seus projetistas das especialidades.
    A isto eu chamo responsabilidade e profissionalismo.
  17.  # 97

Colocado por: zedasilvaO DO contrata um outro técnico. Pode ser qualquer um dos seus projetistas das especialidades.
    .. ok .. vamos supor que se faça isso, naõ estou a dizer que estás errado.. mas qual a diferença no resultado final para além de ter passado a batata a outro?
  18.  # 98

Colocado por: antonylemosnão sei porquê..

Eu sei mas não digo :)
    OK, até digo.
    Grande parte dos nossos arquitetos até já foram ás obras mas não entendem nada do que lá está.
    Por falta de experiência e muitas vezes também por falta de humildade para o reconhecer e perguntar o porque das coisas.
    Ninguém nasce ensinado, ninguém sabe tudo mas podemos tentar aprender um pouquinho de cada coisa.
    Um arquiteto não tem que saber se a viga x vai ter uma flexa de 2 mm ou de 20 cm mas se quiser pode aprender que se os ferros não tiverem adequados comprimentos de amarração ou as dobras nas extremidades aquela porcaria vai começar a rachar toda
  19.  # 99

Colocado por: antonylemosmas qual a diferença no resultado final

Demonstrou profissionalismo pois ao dizer isso ao DO vai-lhe explicar qual a importância de uma coordenação de projeto.
    Se calhar o DO vai entender e até achar que prefere gastar mais algum dinheiro para ter um trabalho diferente.
    Por outro lado está a mudar o paradigma destas coisas e a fazer e devida "alfabetização"
    • pmdf
    • 4 setembro 2023

# 100

Colocado por: zedasilvaO arturandresilva pagou um serviço que se chama coordenação de projeto.
    Muito provavelmente quem assumiu e recebeu por este serviço, foi o arquiteto.
    O pormenor construtivo tem uma serie de erros graves
    O pormenor construtivo e as especificações do projeto de térmica são contraditórias

O arturandresilva pagou um serviço que se chama coordenação de projeto, mas essa coordenação não foi feita.
    Aparentemente estamos perante mais um projeto do tipo chapa 7.
    Quando confrontar os seu técnicos com isso, vai receber a resposta:
    _ Não se preocupe que isto é mesmo só para o licenciamento, depois em obra podemos afinar as coisas todas
    Concordam com este comentário:diouf_matos

Permitam-me um comentário de quem está a construir... Concordo a 100% com este comentário. O "Não se preocupe" traduz-se num aumento do orçamento. Quando o construtor começar a construir e verificar que afinal as tubagens não podem passar por onde está descrito, porque afinal existe uma viga, ou porque um pilar ficou onde não deveria ter ficado, o construtor irá ajustar o orçamento inicial, e por experiência os valores nunca são nada simpáticos. Ao valor inicialmente orçamentado, junte sempre no mínimo + 10%. Não poupe num bom fiscal próprio, pois é um investimento e não um custo acrescido. Esqueça a fiscalização que é feita pelo Arquiteto que lhe fez o projeto. A velha máxima nunca falha... O barato sai caro.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tompzz

0.0229 seg. NEW