Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: arturandresilvaIndo de encontro ao que referiu deixo aqui um texto do que pretendemos e servirá de ponto de partida para a sua sugestão:


    É um início, mas muito vago e incompleto. Nada diz do que mais importa, de como deseja viver, do que espera da casa, do que gosta, do que não gosta, etc. Nem nada sobre o contexto do local. Depois é levar isso a um profissional da sua zona. Mas é como digo, se está feliz e está aprovado, é seguir em frente.
    Ainda assim, acho mais útil esse texto que qualquer desenho que você tenha feito.

    O meu comentário inicial não foi ao seu caso. Foi ao "marteladas só porque sim" do user RuiKode, e ao espírito do fórum, visto pela perspectiva de quem tenta ajudar e que não é dono de obra.
  2.  # 2

    Colocado por: N Miguel OliveiraAté concordaria que parte dessa fama advenha da má prestação de alguns dos Arquitectos deste país. Daí esperar algo sem o ter procurado, vai uma boa diferença.


    Como já expliquei em cima, o caminho que nos levou até aqui foi a via familiar ao qual pertence uma pessoa integrante de gabinete de desenho e que seguiu as nossas orientações, serviço pelo qual pagamos zero euros. Eu preferia ter pago o serviço e ainda cheguei a pedir orçamentos. Por isso não fique a pensar que desvalorizo a sua arte. muito pelo contrario. Continuarei a "trabalhar" junto do projeto familiar no seu todo que é a construção desta casa para conseguir adjudicar um serviço que melhore de alguma forma o que temos até ao presente. Não depende só de mim como deve compreender. De qualquer forma obrigado pelas suas opiniões.
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    É um início, mas muito vago e incompleto. Nada diz do que mais importa, de como deseja viver, do que espera da casa, do que gosta, do que não gosta, etc. Nem nada sobre o contexto do local. Depois é levar isso a um profissional da sua zona. Mas é como digo, se está feliz e está aprovado, é seguir em frente.
    Ainda assim, acho mais útil esse texto que qualquer desenho que você tenha feito.

    1 - como deseja viver - passamos muito tempo na mesa de jantar do nosso apartamento. a minha mulher adora a bimby e a cozinha. os quartos servem apenas para dormir nao tem tvs - nesse sentido esperamos passar grande parte do nosso tempo no openspace
    2 - do que espera da casa - espero que seja um local sem luxos com empatia para uma criança de 5 anos brincar. no apartamento onde vivemos os moveis estao cobertos de livros da minha mulher, de recordações das inúmeras viagens de trabalho que faço e tem brinquedos espalhados em algumas caixas pela sala - uma pequena garrafeira e um canto para leitura seria agradável
    3 - do que gosta - dos tons madeiras em contraste com os verdes da natureza. sempre sonhei em ter uma casa com um grande jardim para o meu filho correr e brincar que tivesse um espaço para fazer uns churrascos para a familia.
    4 - do que não gosta - gosto do betao a vista (a patroa nem por isso ou seja esta fora de questao)
    5 - sobre o contexto do local - local muito proximo ao parque da cidade de Paços de ferreira. Rua relativamente calma onde se ouvem os pássaros ao acordar. passa um rio na estrada ao fundo (nao se ouve) mas torna a zona um pouco mais fresca do que no centro da cidade.

    Assim à pressa foi o que se arranjou.. Estou a usar a sua ajuda para fazer um trabalho de base. Obrigado
  4.  # 4

    porque vai manter o existente?
    porque acha( tem a certeza) que os afastamentos que falou estão corretos, ou melhor se foram bem interpretados, assim como outras várias condicionantes e indices para esse terreno?
    acha mesmo que isso dos bombeiros está bem interpretado?
    tem a certeza que pode construir tão para dentro do lote?
    por utimo, nestes casos de terrenos muito estreitos por vezes os regulamentos em caso de construções terreas deixam encostar ás extremas.
    e tambem em casos de terrenos tão compridos dá para fazer coisas engraçadas tipo intercalar patios e assim poder ter janelas sem ser para os lados
    enfim estava a evitar comentar porque acho o seu orçamento muito curto para fazer algo mais alem, assim terá que se basear nisso que tem e tentar não disparar o orçamento. tentar algo mais elaborado e ainda assim tentar ser comedido nos custos seria um trabalho mais dificil, embora um desafio na mesma.
    De resto torna-se dificil dizer muito mais porque á partida não se percebe ou não se conhece as razões dessa abordagem ao projeto.
    boa sorte e continue a postar pois poderá ser vir a ter dicas uteis aqui e ali.
  5.  # 5

    Colocado por: arturandresilvaserviço pelo qual pagamos zero euros.


    Entendo. Claro que é complicado exigir o que quer que seja quando assim é.
  6.  # 6

    Colocado por: arturandresilvaAssim à pressa foi o que se arranjou.. Estou a usar a sua ajuda para fazer um trabalho de base.


    E acredite que isso é muito melhor que um rascunho desenhado.

    Ainda que, se o que pediu é que lhe passassem aquilo a limpo a um desenhador, era o que iria receber de qualquer dos modos...
  7.  # 7

    Olá Marco.
    Todas as perguntas que faz tem uma resposta relativamente simples: a pessoa da família que fez o desenho, trabalha há muitos anos neste município. Ainda assim o Marco pode estar certo no que diz respeito a margem de manobra nas distancias e regras a cumprir, que as vezes nao sao bem claras e pelo que entendo, o que foi apresentado foi no sentido de cumprir regras básicas de edificação.
    Se podemos construir isso está claro uma vez que o projeto de arquitetura esta aprovado e a PH constituida. Julgo que é a prova certo?

    A base para este trabalho foi um desenho elaborado por um arquiteto no final de 2019 que nao deu seguimento por termos interrompido devido a pandemia. Este foi o desenho que transitou para o atual devido principalmente ao facto de termos pedido garagem coberta para os carros e para cumprir afastamentos que pelos vistos nao cumpria.

    1-R-S-DO-CH-O
  8.  # 8

    Colocado por: arturandresilvaJulgo que existem alguns erros nas legendas. Uma vez que vai ser refeito o projeto vamos retificar o que for necessário.
    nesse caso, o arquitecto que meta uma rotura térmica nessas soleiras de granito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  9.  # 9

    Colocado por: arturandresilvaA base para este trabalho foi um desenho
    ate nem parecia mal, tirando a wc partilhada com duas portas que acho estranho.
  10.  # 10

    Obrigado pela sugestão.

    Aproveito para partilhar um detalhe. O engenheiro que vai fazer acompanhamento de obra diz este tipo de sapata (P7) parece ter ferro a mais.

    Alguma opinião?
    sapatas
  11.  # 11

    Uma outra questão que gostaria de opiniões. O espaço entre openspace e o muro a norte é de 2,70m. A ideia seria dar espaço para estacionar ali um carro. A minha questão é nao serão 2,70 muito curtos para abrir portas? nao seria melhor ir aos 2,5 de afastamento e aproveitar esse pequeno espaço para alargar a porta de entrada e criar um eventual movel embutido para livros naquela parede?
    Nos quartos ao fundo do terreno fico com a ideia de que se tivesse menos 50cm ou até 1m de largura seriam na mesma grandes e poupava uns trocos.

    Obrigado
    terrea-t3-1-estacionar
  12.  # 12

    Colocado por: arturandresilvaUma outra questão que gostaria de opiniões. O espaço entre openspace e o muro a norte é de 2,70m. A ideia seria dar espaço para estacionar ali um carro. A minha questão é nao serão 2,70 muito curtos para abrir portas? nao seria melhor alargar aos 2,5 de afastamento e aproveitar esse pequeno espaço para alargar a porta de entrada e criar um eventual movel embutido para livros naquela parede?

    Obrigado
    terrea-t3-1-estacionar


    Não percebi, atualmente prevê 2.7m e acha curto e pretende reduzir para 2,5m? quereria escrever 3,5m? Ai não lhe vai cortar muito espaço na casa em si?

    Julgo que necessita colocar a planta com medidas, para que se possam pronunciar, inclusive se possui alguma casa de banho acessivel... este tipo de ajuda, só poderá receber, se tiver as medidas na planta e não apenas o tamanho das areas.

    Quanto aos quartos, se apenas pretende que se durma e arrume roupa, pode tirar uns 4m2 a cada quarto e continuaram bons.
  13.  # 13

    Colocado por: diouf_matosNão percebi, atualmente prevê 2.7m e acha curto e pretende reduzir para 2,5m? quereria escrever 3,5m? Ai não lhe vai cortar muito espaço na casa em si?

    O que questiono é se os 2,70 nao serão curtos para caber um carro e abrir pelo menos a porta do condutor. O que estava a pensar era deixar cair a ideia de colocar ali um carro e levar a parede mais a norte de forma a ficar a 2,5m do muro.
  14.  # 14

    Colocado por: diouf_matosJulgo que necessita colocar a planta com medidas, para que se possam pronunciar, inclusive se possui alguma casa de banho acessivel... este tipo de ajuda, só poderá receber, se tiver as medidas na planta e não apenas o tamanho das areas.

    medidas
  15.  # 15

    Colocado por: arturandresilva
    O que questiono é se os 2,70 nao serão curtos para caber um carro e abrir pelo menos a porta do condutor. O que estava a pensar era deixar cair a ideia de colocar ali um carro e levar a parede mais a norte de forma a ficar a 2,5m do muro.


    Artur, se tem garagem e se também pode utilizar o espaço exterior em frente da mesma para estacionar, julgo que esse canto com os 2,70 poderá ser justo para um carro e deve ser pouco prático. Possivelmente a ideia de ganhar algum espaço na sala e otimizar a zona de entrada será mais acertada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  16.  # 16

    e a nivel de acessibilidades?
  17.  # 17

    Colocado por: arturandresilvaO engenheiro que vai fazer acompanhamento de obra diz este tipo de sapata (P7) parece ter ferro a mais.


    não é sapata. são pilares.

    a armadura deve-se a ter de cumprir normas europeias (Eurocodigos estruturais - dimensionamento ao sismo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemose a nivel de acessibilidades?

    Boa tarde. Não sei se entendi a pergunta. Precisa de saber medidas dos corredores e portas é isso?
  19.  # 19

    Colocado por: arturandresilvaNão sei se entendi a pergunta.
    como está o projecto a nivel de acessibilidades.

    Colocado por: arturandresilvaPrecisa de saber medidas dos corredores e portas é isso?
    eu não, mas acho que no ponto que se encontra o projecto devia cumprir a lei a esse nível.
  20.  # 20

    Colocado por: antonylemoscomo está o projecto a nivel de acessibilidades.

    eu não, mas acho que no ponto que se encontra o projecto devia cumprir a lei a esse nível.


    Desculpe a minha ignorância. Vejo que se calhar encontra algo que não está bem ou está a fazer mesmo uma pergunta? Os corredores tem 1.20m de passagem livre. Os WC tem 2 metros de largura. Ajuda em algo esta informação?
 
0.0313 seg. NEW