Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.

Recentemente adquiri uma casa em alvenaria de pedra que intento restaurar o mais fielmente aquando a sua edificação. Casa essa com características singulares, muito atípica (na minha opinião) dada a simbiose de tradicional casa de campo beirã e traçado modernista, tendo esta sido construída no verão de 1937, e denotar uma clara ‘mudança de gostos’.

Como seria de esperar, a casa não chegou até mim livre de lamentáveis intervenções. A primeira que me traz ‘à discussão’ é a que frisei no título.
    Faz 20 e poucos anos, toda a sua alvenaria caída (num tom gema de ovo) foi retirada a fim de expor por mero capricho estético a pedra granítica.
    Foi todavia, e já amplamente discutido em chat por vosso conhecimento e mestria, o inadequado uso do cimento puro no refechamento das juntas, quer por desconhecimento de causa ou simplesmente por contenção de custo da obra dada as grandes dimensões da casa.
    Ressalvo que as juntas são de grande espaçamento é menor no aparelhamento das pedras mestras.

Assim, o que me leva a contactar-vos é o facto de não ter encontrado nas discussões resposta de como reverter esta aplicação, optando pela aplicação do material historicamente ideal é nem por isso obsoleto.
    Existe efectivamente alguma solução para tal ?
    Presumo que extremamente dispendioso, não é assim ?

Grato,
    Ricardo Alas
  2.  # 2

Seguem algumas imagens:

Perspectiva 1
      C783CA8B-FA0C-49D8-8C8F-BE5D127A59B6.jpeg
  3.  # 3

2
      98777CB1-8D44-4C91-865A-935E51679AF3.jpeg
  4.  # 4

3
      108106D1-87C8-4FEF-8802-E5E11464C2EB.jpeg
  5.  # 5

Picar tudo isso e aplicar Secil reabilita cal juntas
    Concordam com este comentário: Ricardo Alas
  6.  # 6

Eu não mexia nisso... Já está. Fica assim até surgirem verdadeiros problemas.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Vítor Magalhães, Beira Interior Power, ClioII
  7.  # 7

Bonito edifício, antes de mais.

Eu, a mexer na parte das fachadas, voltaria a rebocar com um reboco tradicional e pintar na cor original da casa. As juntas devem ter sido preenchidas com argamassa bastarda (cimento-cal hidráulica), muito provavelmente, o que não me daria preocupações de maior.
    Concordam com este comentário: Beira Interior Power
  8.  # 8

Pedro Barradas, eu não queria ‘mexer nisto’ para já… contudo existem efectivamente problemas com o reboco interior nas paredes de alvenaria, não sei se por a aplicação do dito cimento.
    E também nas paredes de tabique, onde as falhas foram concertadas (uma vez mais) com massa de cimento puro, o que só contaminou a estrutura integral das paredes de cal… aí sim, é picar tudo e voltar a rebocar devidamente.

Mas, então e aqui na imagem que se segue?
    Aconselham o uso de malha?
    Obrigado
      2B154B7B-600A-4A26-AEDD-D68218211650.jpeg
  9.  # 9

Trata-se da parede da escadaria da entrada
      7040844B-1F2F-42B9-824F-9AA45A5218ED.jpeg
  10.  # 10

Existe ainda este buraco, onde outrora o lambril da escadaria era fixado com um camarão a um pedaço de madeira.
      1BCB8DCB-21DF-4178-8AB5-8D09723DE8E7.jpeg
  11.  # 11

E pontualmente intervenções deste género… para as quais não tenho sequer palavras.
  12.  # 12

Isto assim!
      1C7B519A-BE81-4A8B-BCF7-B9B1A1ECBBC4.jpeg
  13.  # 13

Colocado por: RicardoPortoPicar tudo isso e aplicar Secil reabilita cal juntas

Ricardo Porto, calculei que a solução passasse por picar e voltar a fazer a correcta aplicação do reboco. O que não sei é se seria algo ‘fazível’ ou melhor a dificuldade na extração total do dito material, que terá uma maior aderência à pedra. Não?
  14.  # 14

Colocado por: MasterfulBonito edifício, antes de mais.

Eu, a mexer na parte das fachadas, voltaria a rebocar com um reboco tradicional e pintar na cor original da casa. As juntas devem ter sido preenchidas com argamassa bastarda (cimento-cal hidráulica), muito provavelmente, o que não me daria preocupações de maior.

Parece-lhe argamassa bastarda (cimento - cal hidráulica) ?
    A mim pareceu-me algo mais denso, apresenta aliás fissuras em alguns pontos.
      D620255D-5D4B-43A1-8DB3-A53283429579.jpeg
  15.  # 15

Colocado por: Ricardo Alas

Parece-lhe argamassa bastarda (cimento - cal hidráulica) ?
    A mim pareceu-me algo mais denso, apresenta aliás fissuras em alguns pontos.
      D620255D-5D4B-43A1-8DB3-A53283429579.jpeg

Vendo bem, até pode não ser. Era "norma" não educada fazer-se o apontamento de juntas de alvenaria com argamassa bastarda ou até de cal hidráulica em alguns casos.

De todas formas, em todos os ligantes podem aparecer fissuras, sabendo que o cimento é o que proporcionará normalmente mais microfissuração.
    Concordam com este comentário: Ricardo Alas
  16.  # 16

Essa alvenaria exterior não foi feita para ficar à vista. Isso terá provavelmente sido pensado para ser barrado com piche e rebocado.
    Agora é que está na moda mostrar as alvenarias de pedra , sejam elas quais forem. São modas.
    Concordam com este comentário: Ricardo Alas, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Alas
  17.  # 17

bem observado Nuno
  18.  # 18

Colocado por: nunogouveiaEssa alvenaria exterior não foi feita para ficar à vista. Isso terá provavelmente sido pensado para ser barrado com piche e rebocado.
    Agora é que está na moda mostrar as alvenarias de pedra , sejam elas quais forem. São modas.
    Concordam com este comentário:Ricardo Alas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo Alas

Caro, Nuno grato p’la dica.
    Todavia, não sendo eu um leigo mas um mero historiador, elucide-me no que entende por técnica de piche, reboco já muito se falou e subsequentemente o material adequado.
    O piche é uma pré aplicação anterior ao reboco?
    Algum género isolante correcto?
  19.  # 19

É alcatrão
  20.  # 20

O que você tem nas escadas é infiltrações, e das bem feias. O seu menor problema é o cimento e as reparações atamancadas. Tem primeiro de ver de onde vem essa água toda (telhado?, paredes?, fundações?) e atacar isso. Depois pensa nos interiores.

0.0218 seg. NEW