Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ClioIIO que você tem nas escadas é infiltrações, e das bem feias. O seu menor problema é o cimento e as reparações atamancadas. Tem primeiro de ver de onde vem essa água toda (telhado?, paredes?, fundações?) e atacar isso. Depois pensa nos interiores.

Clioll existem infiltrações efectivamente.
    Não sei se estas rachas na parede a que se refere são fruto de infiltrações, penso que se devam ao aumento do número de carros, à trepidação da estrada de fronte da porta da entrada - em 1937 a rua era bem mais calma.
    A casa encontra-se assente num desnível, ocupando dois andares acima (e + águas) e outro abaixo - cave, que abre para o jardim nas traseiras.
    As fundações estão em bom estado. 👍🏼

Já o telhado, este terá mesmo que ser levantado e assente de novo. É constituído hoje por 8 telhas de tamanhos diferentes e todo o género de lixo que possa imaginar para colmatar as brechas...
    As infiltrações também se devem à alteração no traçado do telhado em 1958. Aquando decidiram criar um beirado, procurando dar à casa um ar mais pitoresco em oposição ao original traço modernista com recuo do telhado e platibanda de alvenaria que ocultava a calha de escoamento das águas. Escusado será dizer que uma vez mais esta alteração por capricho estético e alteração dos gostos, trouxe consequências a longo prazo.
    O telhado voltará a ter a inclinação original, terminando recuado à platibanda. P’lo menos é essa a minha intenção a de recuperar o clássico traçado revivalista georgiano, muito apreciado na época do final de 1930 até meados de 1940.

(Segue uma imagem em anexo alusiva à intervenção.)
      F6D92C9F-B9D8-4463-AFA4-CA890018289C.jpeg
  2.  # 2

A imagem anterior anexa é somente uma alusão.
    Manter-se-á o mesmo número de águas furtadas - 4.
      C0A8CF1F-A58A-4238-B990-9A46F8D13E2C.jpeg
  3.  # 3

Colocado por: Ricardo AlasO telhado voltará a ter a inclinação original, terminando recuado à platibanda.
    tem em atenção que essas alterações podem necessitar de licenciamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Alas
  4.  # 4

Parece-vos todavia passível de se executar este aumento,
    na procura de maior simetria na fachada?
    Ou este aumento obriga a uma restruturação integral do telhado?

Não queria ‘mexer’ na água furtada traseira - encontra-se já alinhada com a varanda…
      ADC4E876-3AE2-4AE2-B80A-A61FDBC4AEB8.jpeg
  5.  # 5

(Má resolução na foto, mas perceptível.)
      03A4B4F4-7DBF-4DAB-AFB8-B4C5F8697276.jpeg
  6.  # 6

Colocado por: Ricardo AlasOu este aumento obriga a uma restruturação integral do telhado?
    obviamente que requer uma alteração do telhado.. e da fachada também. ambas as alterações necessitam de licenciamento

nao percebo porque quer uma platibanda, tem a certeza que tinha platibanda e um traçado georgiano?
  7.  # 7

Colocado por: antonylemosobviamente que requer uma alteração do telhado.. e da fachada também. ambas as alterações necessitam de licenciamento

nao percebo porque quer uma platibanda, tem a certeza que tinha platibanda e um traçado georgiano?

Amanhã poderei comprovar o que digo com imagens.
    Tenho a certeza. É perfeitamente perceptível do interior.
    As imponentes empenas e caibros onde o telhado assentava ainda lá estão de enfeite, nos esconsos vislumbra-se nas laterais o caiado amarelo que tinha de origem e parte dos vãos de madeira pintados (pois estariam à mostra) e marcas de recorte por onde passaria rente o telhado, num destes esconsos (o único inclusive) o teto é ainda forrado a madeira, onde se percebe a altura que teria originalmente.
    É como lhe digo. Mais, uma das águas furtadas tem duas janelas laterais que são agora uma inutilidade, cortadas a meio p’lo novo telhado.
    Com a dita alteração em 1958 (da qual tenho registo), não se ganhou espaço de arrumação que o justificasse, mas facilitou na época o novo planeamento de canalização, que não é sequer o mesmo de hoje.
    Não quero ‘inventar’ uma platibanda, quero a platibanda que existe. Não é nada de impressionante deverá ter uns 60 cm aproximadamente, é o friso terminal que contorna a estrutura e onde hoje assenta o beiral em telha colonial.

Obviamente a alteração do telhado requer a alteração do telhado parece-me lógico… Mas, a alteração de uma água furtada é independente das outras, não? É aqui que recai a minha dúvida.
    Aliás o recuperar da inclinação do telhado depende na sua grande parte na remoção da dita compensação das terças, e o realinhar de caibros…
    E já compreendi. Já estou a par que alterações requerem licença! Grato.
  8.  # 8

A casa em 1996.
    Ainda sem o picar que expôs a pedra granítica.
    Notar que num dos estaremos por falta acidental de telha, poderá imaginar-se a forma de como o friso funcionaria em tempos como platibanda.
      021B4B6C-8931-46C5-B2CF-4FCCB391749E.jpeg
  9.  # 9

Colocado por: Ricardo AlasNão quero ‘inventar’ uma platibanda, quero a platibanda que existe
    que existia.. ok, já me convenceu..

Colocado por: Ricardo AlasMas, a alteração de uma água furtada é independente das outras, não?
    nunca entrei nas águas furtadas dessa casa, mas diria que não, um telhado de quatro águas é como uma piramide em que a estrutura de cada face depende das outras três. se alterar um dos lados vai afetar 3 lados da piramide.

.. as vigas atravessam o vão e podem ser cortadas, mas as tesouras, madres e varas também terão de ser substituidas.. depois há as alterações necessárias nas águas adjacentes. Os espigões terão de ser alterados, o que por sua vez requer a desmontagem das suas madres e varas... ou seja a 4ª água fica agarrada a quê?

a alteração da inclinação da água principal também vai alterar a inclinação nas mansardas visto que são um pano contínuo ... vai refazer as mansardas? elas estão ligadas aos espigões?

veja bem tudo isto antes de querer criar uma simples platibanda e recuar uma água.. fale com um técnico, faça o levantamento detalhado da estrutura do telhado antes de começar com os projectos e olhe bem para ela.
  10.  # 10

Colocado por: antonylemosque existia.. ok, já me convenceu..

nunca entrei nas águas furtadas dessa casa, mas diria que não, um telhado de quatro águas é como uma piramide em que a estrutura de cada face depende das outras três. se alterar um dos lados vai afetar 3 lados da piramide.

.. as vigas atravessam o vão e podem ser cortadas, mas as tesouras, madres e varas também terão de ser substituidas.. depois há as alterações necessárias nas águas adjacentes. Os espigões terão de ser alterados, o que por sua vez requer a desmontagem das suas madres e varas... ou seja a 4ª água fica agarrada a quê?

a alteração da inclinação da água principal também vai alterar a inclinação nas mansardas visto que são um pano contínuo ... vai refazer as mansardas? elas estão ligadas aos espigões?

veja bem tudo isto antes de querer criar uma simples platibanda e recuar uma água.. fale com um técnico, faça o levantamento detalhado da estrutura do telhado antes de começar com os projectos e olhe bem para ela.

Seguem algumas imagens do interior, onde vemos a inclinação original e como o friso/cornija da casa ocultava a calha pluvial.
  11.  # 11

Boa tarde,
    Preciso da vossa ajuda!

Estou a preparar o plano de obra da minha casa. No que se refere ao restauro de paredes interiores de argamassa de cal e pedra granítica, qual a vossa opinião e conselho no uso dos materiais e metodologias de aplicação etc. Trata-se de uma casa com estória e o meu intuito é o de ser o mais possível fiel aos materiais concordantes com a datação do edificado. (1936)

0.0176 seg. NEW